Quando pensamos num estado como Pernambuco já pensamos quase que diretamente nas praias e no agito de Recife, a sua capital. Contudo esse maravilhoso estado oferece muito mais possibilidades de turismo no seu interior. Confira abaixo as melhores opções que o estado oferece em seu interior e diversifique os seus roteiros de viagem.
Gravatá
A cerca de 85 km da capital Recife, Gravatá, é uma cidade da serra que oferece muito aconchego para os turistas. Porém, saiba que Gravatá oferece bem mais do que apenas tranquilidade para os seus visitantes. Como é um destino que tem certa busca por parte dos turistas a cidade possui uma boa infraestrutura com vários hotéis e bons restaurantes.
Ainda é possível se instalar em belos condomínios ou chalés. Vários eventos de pequeno e médio porte são realizados nessa cidade. Se o que você quer é descansar e se divertir aproveite os hotéis fazenda da cidade que oferece atividades como pescaria em açude, passeios de charrete e muito mais.
Para quem gosta de um turismo com mais emoção a dica é fazer ecoturismo conhecendo as grutas e trilhas ecológicas além de descer de rapel pelas cachoeiras. As épocas em que Gravatá recebe mais turistas e fica mais animada são a Semana Santa e o São João. Nesses feriados a cidade recebe shows de artistas locais e nacionais.
A principal fonte de renda da cidade é o cultivo de morango e por isso foi criado o Festival do Morango que acontece anualmente. Outro setor de destaque econômico é o moveleiro.
Caruaru
Essa cidade fica localizada no coração do agreste de Pernambuco e é conhecida por lá como a Capital do Forró já que possui a maior festa de São João do planeta. Caruaru fica a cerca de 130 km do Recife e conta com vários pontos turísticos. A cidade é um dos principais pólos industriais e comerciais do estado.
O São João de Caruaru é a principal atração da cidade tendo uma duração de 30 dias, por ano recebe mais de um milhão de pessoas. A sede dessa festa é o Parque de Eventos que recebe o nome de Pátio do Forró. Nessa festa acontecem várias apresentações de vários gêneros de forró. Outro destaque são as quadrilhas que são responsáveis por mobilizar várias pessoas.
Não deixe de visitar também o Alto do Moura em que é possível encontrar uma grande variedade de produções artesanais feitas de barro. A arte em barro foi herdada do maior artista desse gênero do estado, Mestre Vitalino. Aproveite ainda para conhecer as obras desse artesão na Casa Museu do Mestre Vitalino. A cidade de Caruaru recebeu da UNESCO o título de maior Centro de Artes Figurativas das Américas.
Bonito
O nome da cidade, Bonito, é uma referência direta as belas visões que os turistas terão ao chegar a esse lugar. A cidade possui uma grande variedade de cachoeiras, rios, lagoas e piscinas naturais. Além da sua beleza, Bonito, oferece várias possibilidades de trilhas ecológicas e de belas cachoeiras para fazer rapel.
Aqueles que buscam por tranquilidade e conforto encontram nos hotéis com estilo e visual antigos. Dentre os principais pontos turísticos dessa cidade estão as cachoeiras Pedra Redonda, Tomada do Mágico, a bica engenho Barra Azul entre outros. Não deixe de fazer uma visita ao mirante da Serra do Araticum e também a reserva ecológica do Mucuri.
Uma das atividades econômicas que se destacam em bonito é a produção de flores, hortaliças e frutas do núcleo colonial Rio Bonito. Nessa cidade também é possível encontrar uma grande variedade de bonecas de pano e belos bordados. Um dos eventos de mais destaque na cidade é a procissão de São Pedro que acontece no mês de junho.
Garanhuns
Uma das coisas que mais surpreende na cidade de Garanhuns é o fato de ser uma das cidades mais frias do estado nordestino. Fica localizada no planalto da Borborema que está a 842 metros acima do nível de mar, está localizada a 230 km do Recife. Pelo seu clima mais ameno recebeu o título popular de “Cidade do Clima Maravilhoso”.
Outra coisa que você poderá observar muito nessa cidade são as flores que estão espalhadas por todos os lados. Além da quantidade Garanhuns surpreende pela variedade dos tipos de flores. A temperatura média da cidade por ano é de 21° devido a existência das sete colinas (Ipiranga, Monte Sinai, Antas, Triunfo, Quilombo, Columinho e Magano) que oferecem esse clima ameno de montanha.
O mês de julho é um dos mais requisitados em termos de turismo devido ao “Festival de Inverno de Garanhuns” que acontece todos os anos desde 1991. Nesse festival acontecem apresentações de vários artistas e os shows são gratuitos. Quem visita Garanhuns pode conferir uma grande variedade de pontos turísticos como o Castelo de João Capão, Seminário São José, o Parque Ruben Van Der Linden entre outros.
Brejo da Madre de Deus
Uma cidade que não é muito conhecida do interior de Pernambuco, mas que tem um grande potencial de turismo é a bela Brejo da Madre de Deus. Um dos fatores que fazem dessa cidade muito interessante é estar localizada entre muitas serras e diversas quedas d’água.
O belo lugar oferece várias atividades de ecoturismo como ciclismo de aventura, rapel, montanhismo, rally entre outros. A época do ano em que a cidade recebe mais turistas é durante a festa da Semana Santa. Uma das principais atrações dessa região é o espetáculo da Paixão de Cristo.
Realizado ao ar livre é o maior teatro desse tipo realizado no mundo todo, a encenação ocupa uma área de 70.000 m². O local possui várias muralhas e construções que criam o ambiente da cidade natal de Jesus Cristo. Esse espetáculo acontece por mais de 40 anos e é sempre renovado para novas temporadas.
Nesse espetáculo trabalham aproximadamente 500 atores que se dividem por 12 palcos. Essa peça já contou com mais de 80 mil pessoas numa única temporada. Não é só o teatro que adora Brejo da Madre de Deus, a cidade já foi cenário de alguns filmes como “Terra sem Deus”, “A Noite do Espantalho” e “A Vingança dos 12”.
Os turistas ainda podem visitar muitas igrejas e catedrais e aproveitar vários eventos festivos que são realizados nessa cidade com temática religiosa. Não deixe de visitar a igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho que possui lindas palmeiras imperiais.