Qual é a Cidade Mais Rica do Nordeste?

A capital da Bahia, a grande Salvador, concentra a maior riqueza da região Nordeste, com o mais alto Produto Interno Bruto (PIB) da região. O serviço, que envolve as atividade de turismo, atividades financeiras e comércio, representa sozinho 62% do total.

Quando se fala de Salvador, três pontos são destaque: a arquitetura colonial portuguesa; a  cultura afro-brasileira e o inesquecível litoral tropical. Com uma população de 2.857.329 habitantes (2019), Salvador mistura raças e credos.

Por isso, tem muito à oferecer. Salvador é a cidade mais rica do Nordeste. Abaixo, vamos conhecer os seus principais atrativos, e por qual motivo ela é tão rica e famosa.

Grande motor da economia soteropolitana, o turismo dessa, que foi a primeira capital do Brasil Colônia, tem tudo para chamar a atenção. Repleta de história, fundada em 1549, Salvador é uma cidade colonial encantadora, e diversa na costa nordeste do Brasil. Em Salvador, a vida noturna e as vistas deslumbrantes da costa são garantidas.

A Orla de Salvador, fantástico cartão postal, conta com faróis, portos que recebem navios de cargas e transatlânticos enormes, que acabam por colorir com muito bom gosto a cidade de Salvador. As lindas praias da orla de Salvador mudam a paisagem a a cada maré, pois sendo  rodeada de arrecifes de corais, acabam não recebendo ondas muito fortes.

No Centro Histórico de Salvador, no Pelourinho, há várias igrejas lindíssimas, que não cansamos de olhar. Ao longo da cidade também há, com seus estilos, cerca de 372 Igrejas do Barroco ao Néo Clássico. Quase uma igreja por dia.

Pelourinho remete a “coluna de pedra”, localizada no centro de uma praça, onde os escravos eram expostos e submetidos a castigos. Este bairro de rua de paralelepípedos do Pelourinho é a base perfeita para descobrir os elementos históricos de Salvador. Oferece arquitetura colonial, restaurantes fantásticos , bares modernos e muito mais para ver. Esses são locais chave para prestigiar.

Cores e Sabores

Variadas lojinhas e casas coloniais unidas vão colorindo os bairros de Salvador. Comidas típicas como o acarajé, moquecas, bobó, entre outras tantas, são comidas afro-brasileiras, pois os ingredientes foram trazidos na época da colonização pelos negros africanos, que vieram como escravos, servindo e povoando.

A grande Salvador é um centro de atividades culturais, performances e artes. Possui profundas raízes africanas e orgulhosamente canaliza essa herança por meio de uma série de empreendimentos culturais. Os turistas podem apreciar a cultura afro-brasileira nos museus e galerias de arte desta cidade histórica.

Embora Salvador tenha tudo, é bom ver algumas praias diferentes , e a cidade é a porta de entrada perfeita para descobrir novas areias. Vá para o sul, para Morro de São Paulo, e aproveite algum tempo em uma ilha sem carros, ou continue indo para o sul, para Porto Seguro, para um ambiente totalmente novo.

Certamente, as festividades de fim de semana em qualquer cidade são um destaque, mas as festas de samba de Salvador na terça-feira não devem ser perdidas. Eles começam por volta das 20 h, e duram até altas horas da noite.  Outra vantagem é que essa festa acontece nas ruas de Pelourinho, no belo bairro histórico, e oferece uma oportunidade inigualável de apreciar ritmos afro-brasileiros e samba no mesmo local.

Salvador é conhecida por sua variedade de restaurantes, elegantes e casuais. Mas os melhores pratos são, sem dúvida moqueca, um rico ensopado de peixe e acarajé, um lanche de rua com feijão frito e camarão.

A culinária de Salvador, incluindo esses dois pratos, geralmente é feita com óleo de dendê, que alguns viajantes acham muito rico a princípio. Nosso conselho: relaxe e dê tempo ao estômago para se adaptar a esses alimentos ricos, mas deliciosos.

Existem quase 100 igrejas em Salvador para explorar, e algumas são exemplos requintados da arquitetura colonial. Essas igrejas ajudam a contar a história da cidade. Então, passeie e visite mais do que apenas as mais famosas. No entanto, caminhe com sabedoria e siga os bairros Barra, Rio Vermelho e Pelourinho para começar – há muito o que ver nas partes mais seguras de Salvador.

A famosa Praia do Forte, no litoral norte,  oferece experiências incríveis,  com tantas belezas naturais. É uma das jóias da Bahia.

Pensando em explorar as belezas da natureza, as piscinas e tanques do Projeto Tamar na Praia do Forte são boas opções de distração e conhecimento.

Salvador possui praias belíssimas, muitas ainda nativas, com fluxo reduzido de pessoas, outras vilinhas de pescadores, outras conhecidas por serem destinos de turistas.

A Baía de Todos os Santos é a segunda maior Baía do mundo, e a maior do Brasil! A dimensão da Baía de Todos os Santos assemelha-se a área correspondente ao município do Rio de Janeiro. O nome refere-se a uma data de feriado nacional. Antigamente, mapeavam todos os acidentes geográficos com nomes de santos do dia. Neste dia, era primeiro de novembro, dia de Todos os Santos. Portanto deu-se o nome à “Baía de Todos os Santos”.

O pôr do sol, visto da Baía de Todos os Santos, é de tirar o fôlego e ainda possui vários Fortes, Marinas, com seus luxuosos barcos ancorados, sempre a espera de uma velejada ou passeio para os simpatizantes.

Então, que tal viajar para a amada Bahia? Brinque, se divirta e aproveite bastante! Opções é o que não faltam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nordeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *