Cordisburgo e Itabira: Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade

Quem gosta de literatura nacional a aprecia unir o gosto junto com a arte de viajar pode apreciar o fato de seguir às duas cidades mineiras que trazem nomes que marcaram no nome de forma vitalícia na memória do mundo literal. Os dois municípios trazem características marcantes que estão presentes nas obras de Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa que nasceram em Itabira e Cordisburgo, respectivamente. Nos dois centros de Minas Gerais quem visita tem a oportunidade de encontrar lista de museus importante que de certa forma retratam parte importante do mundo da literatura brasileira. Os eventos culturais acontecem no ano inteiro e traz visitantes de partes distintas do hemisfério nacional. Inclusive os moradores locais são dotados de histórias inéditas que não estão escritas nos livros. Fatos sociais que se enraizaram na cultura e tradição local que respira o mundo da literatura. Também existem monumentos conhecidos no país inteiro que servem como cartões portais das belezas culturais que podem acontecer no valoroso solo de Minas Gerais, repleto de tradições e movimentos importante para a cultura nacional. As modas de viola estão presentes nos bares tradicionais que servem a cachaça mineira medida como a melhor do mundo. Outro ponto a se considerar de forma positiva se encontra na culinária que também é conhecida por causa da variedade e riqueza no tempero.

cordisburgo-e-itabira-guimaraes-rosa-e-carlos-drummond-de-andrade-foto

cordisburgo-e-itabira-guimaraes-rosa-e-carlos-drummond-de-andrade-foto

Caminhos de Cordisburgo: Guimarães Rosa

Quem parte da capital mineira precisa trafegar valor além do que cem quilômetros para chegar à cidade. Como dizia o próprio autor conhecido não apenas por ter nascido no local, mas em consequência da integração das histórias e geografia local na composição das próprias obras de literatura. De acordo com especialistas os traços da arquitetura e do meio ambiente na região não tiveram grandes mudanças ao comparar com o tempo de Guimarães Rosa. A população local não ultrapassa a casa de dez mil pessoas na cidade sertaneja que não traz a presença de carros com constância, mas sim dos cachorros do mato que cercam as características selvagens de Cordisburgo. Na parte noturna os bares ficam repletos de moradores que contam “causos” surpreendentes de épocas antigas ou mesmo da atualidade. Não por um acaso Guimarães Rosa escreveu um dia que o local representa o ponto de início do sertão nacional. A cultura sertaneja é cultuada há séculos e de forma definitiva consiste em fenômenos que não sai da moda. Visitar Cordisburgo é também conhecer partes do mundo cultural sertanejo de forma autêntica. No caminho, turistas podem perceber a presença de rochas sólidas com tonalidades claras que de forma provável pode ser medida como outro mistério que apenas a natureza pode explicar. Quem fica presente no ambiente pode pensar que nada acontece no local. Porém, isso não é verdade, basta olhar ao redor e perceber a presença da natureza que se mistura com as prosas locais e a vida cultura presente em livros, nos museus e outros pontos culturais. Embora tenha nascido no local, Guimarães se mudou ainda na infância, mas jamais esqueceu as memórias do local.

De Olho em Itabira: Carlos Drummond de Andrade

Também há pouco mais do que cem quilômetros da capital mineira se estabelece a cidade de Itabira, local de nascimento referente a um dos nomes mais conhecidos da poesia nacional. Imagine trafegar dentro dos poemas de Carlos Drummond em forma real. De fato, visitantes podem rodar a cidade e conhecer os principais poemas do poeta que estão espalhados em placas de bronze. Outro ponto que não pode ser ignorado na cidade se encontra na tradição na época da extração de outro que acontecia de forma intensa no limite estadual. Os caminhos no local eram importantes para acontecer o comércio de forma intensa. A Estrada Real aumentou a importância depois que foram descobertas de ferro. O conjunto de fatos que valoriza a região em termos históricos faz parte do espírito dos visitantes da região mineira. A zona hoteleira funciona de forma consagrada em Itabira. Existem hotéis feitos de forma moderna inclusive em termos tecnológicos. Local que recebe empresários dispostos a fechar negociações como comércio da cidade. As ruas são pequenas e também trazem traços que remetem às épocas antigas. A presença do ferro também acontece de forma constante, inclusive por causa dos vagões que se encontram abastecido com a presença do minério. Carlos Drummond de Andrade nasceu nos primeiros anos do século XX na cidade de Itabira, antes de acontecer o processo de formação oficial da Vale. Conta a história que pertencia a uma família rica e tradicional de Minas Gerais. Fixou moradia em uma mansão estabelecida na parte central do município.

Não se pode ignorar o fato de que fazia questão de trazer os traços da terra natal em forma de poesia. Poucos poetas conseguiram retratar Minas Gerais como Carlos Drummond. A influência que o poeta tem na cidade funciona de forma evidente. Por onde se olha existe a presença dos versos. A influência da cultura local também se relaciona com o mundo da poesia. Existe inclusive a presença de moradores que escrevem frases influenciadas por causa da magia folclórica de Drummond e estampam em cartazes em baixo das janelas. Em Itabira as manifestações poéticas acontecem na atmosfera geral, local que serve para demonstra que a poesia não morreu – apenas se estabeleceu no velho endereço de Drummond. Ao visitar as Estradas Reais turistas não devem enxergar apenas o ferro. Também existe um pouco de traços ainda mais antigos, como no caso dos pequenos vilarejos. No que tange aos traços geográficos existe o destaque por conta da geografia repleta de montanhas e atmosfera interessante que favorece de forma direta para a prática de esportes radicais. Também existe a presença de cachoeiras que aumenta a diversidade natural. Um ponto negativo a se considerar está na pouca presença de sinalização na estrada que está composta de forma básica por terra. De qualquer maneira a saída pode estar em procurar informações com os pacatos moradores locais que estão dispostos a ajudar a demanda turística que contribuir de forma direta ao PIB local.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *