Dicas de Segurança para Bagagem

Viajar é uma das melhores experiências que se pode ter na vida, porém, existem alguns eventuais problemas que ofuscam esse momento. O medo de ter a sua bagagem roubada ou extraviada nos terminais do aeroporto é uma dessas preocupações que passam pelo pensamento.

Cada um tem as suas próprias motivações para suar frio pensando num possível roubo ou extravio de bagagem. Independente dos seus motivos de aflição confira dicas de segurança para a sua bagagem e evite maiores problemas durante as suas viagens.

Extravio e/ou Roubo – O Que Fazer

Voos Nacionais

Considera-se que a bagagem foi extraviada quando ela não é entregue ao passageiro no seu destino. Numa situação dessas é importante procurar o representante da companhia aérea, faça isso ainda no setor de desembarque. Se você enfrentar dificuldades procure pelo fiscal de Aviação da ANAC que fica na Seção de Aviação Civil (SAC) nos principais aeroportos do país.

O Que Acontece

Se o extravio for confirmado a companhia aérea tem um prazo máximo de 30 dias encontrar a sua bagagem e devolvê-la. Após esse prazo se a bagagem não for devolvida a empresa deverá pagar uma multa para o passageiro. Uma dica para evitar contratempos é no momento do check-in pagar uma taxa suplementar para fazer a declaração dos itens que estão em sua bagagem. A empresa verifica e aceita pagar o valor da indenização em caso de extravio.

Objetos de Valor

No caso de viajar com itens de valor como joias, dinheiro ou papeis negociáveis leve os mesmos na sua bagagem de mão uma vez que a companhia aérea não se responsabiliza por eles. Lembramos que em situações de dano ou avaria de objetos somente serão indenizados aqueles que foram protestados.

Voos Internacionais

As regras para bagagem extraviada em voos internacionais são diferentes e de acordo com a Convenção de Varsóvia a companhia aérea tem a responsabilidade limitada a U$ 20 por quilo da bagagem.

Uma forma de se proteger é através da Declaração Especial de Interesse que pode ser feita no momento do despacho dos seus bens. O documento possui uma descrição completa e em detalhes do que está na mala, somente com ela será possível ter uma indenização integral se a bagagem for extraviada.

Cuidado Com Ladrões de Bagagem

Outro problema bastante sério encontrado em aeroportos é o de ladrões de bagagem. Para te ajudar a escapar da ação dessas pessoas de má fé listamos algumas dicas de cuidados para ter com a sua bagagem:

A Mala

Infelizmente para termos cuidado perdemos um pouco a liberdade na hora de escolher as malas com as quais iremos viajar. Evite usar malas que sejam muito sofisticadas em especial aquelas com um visual muito novo e de grifes famosas. Prefira uma mala mais simples, mas com um bom sistema de cadeado.

Sinalização

Na dica anterior dissemos para escolher malas mais comuns, mas para saber qual é a sua mala é interessante sinalizá-la com fitas coloridas, adesivos, um lenço enfim qualquer coisa que ajude a reduzir as possibilidades de alguém levá-la por engano e de você identificá-la com mais rapidez.

Evite Mala Preta

As malas pretas com rodinhas são as preferidas de quem viaja e dos ladrões também, pois elas podem ser encontradas em grande quantidade nos aeroportos facilitando que sejam levadas. Uma boa alternativa é comprar uma mala simples, mas colorida. No caso de comprar uma mala mais convencional decore-a com fitas e acessórios coloridos que a destaquem das demais.

Organizando a Mala

Como os ladrões têm poucos minutos para furtar objetos das malas tentam pegar o que está em cima e nos bolsos. Uma boa dica é colocar os seus itens mais valiosos no fundo da sua mala para que não haja tempo hábil para que os ladrões façam a subtração de bens.

Uma forma de disfarçar os seus bens mais valiosos na mala é colocá-los dentro de embalagens que não despertam interesse como, por exemplo, caixas de doces, embalagens de fraldas de bebê, bolsas térmicas entre outras.

Tags

Para facilitar a devolução da sua mala em caso de extravio é interessante usar TAGS, etiquetas que tem o seu nome ou mesmo adesivos, em que são colocadas informações como o seu nome, endereço e telefone de contato. Essa dica é válida porque nem todo mundo tem más intenções e pode ser que alguém pegue a sua mala por engano e deseje devolver.

Fotos

Uma boa prevenção para quem não quer ter problemas para acionar o seguro ou mesmo para poder mover uma ação judicial é tirar fotos dos itens de valor da sua bagagem. Guarde também as notas fiscais dos produtos que você comprar durante a viagem.

Nada de Caixas

Uma forma de sair do radar dos ladrões é tirar os produtos adquiridos da caixa assim como retirar a etiqueta das roupas mesmo que sejam presentes, pois para os ladrões é um prato cheio.

Bagagem de Mão

Na sua bagagem de mão devem ser colocados os seus itens e objetos mais valiosos como joias, cartões de crédito, tablets, dinheiro e outros. Os produtos e itens mais visados de roubo não devem ser colocados na bagagem que será despachada.

Cuidados no Aeroporto

Plastificação da Mala

Um serviço disponível em muitos aeroportos do país é o de plastificação da mala de viagem. Esse plástico afasta os ladrões que não tem tempo para retirá-lo para poder mexer na bagagem.

Cadeados

Os cadeados não são a melhor forma de proteção uma vez que eles podem ser arrombados com facilidade. Plastificar a mala, comprar malas com códigos de segurança entre outras medidas de segurança pode ajudar.

Fique de Olho

Qualquer segundo de distração pode ser o que o ladrão espera para levar a mala. Sendo assim se concentre e fique de olho na sua bagagem.

Esteira

Assim que desembarcar vá direto para a esteira das bagagens para retirar a sua mala, pois uma mala que fique rodando muitas vezes se torna um chamariz para ladrões.

Tempo Para Check-in

Quanto mais corrido é o check-in mais chances de confusão e de a sua mala acabar sendo enviada para outro destino, sendo assim chegue com tempo no aeroporto. Você pode fazer o seu check-in pela internet e ir ao guichê apenas para despachar a bagagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aeroportos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *