Dicas para a Primeira Viagem de Avião

Viajar de avião não é mais uma possibilidade para apenas alguns afortunados, os preços das passagens estão mais acessíveis e foram criadas novas companhias aéreas. Assim todos os dias mais pessoas embarcam pela primeira vez num avião. Para alguns pode ser uma experiência um pouco complicada haja vista que se está bem distante do chão.

Para evitar que você se perca dentre os procedimentos necessários para embarcar assim como possa se manter tranquilo para a viagem vamos listar algumas dicas para a primeira viagem de avião. Leia e quando for viajar lembre-se de que deve focar em se divertir.

Voo Doméstico

Quando o voo é para uma cidade do Brasil se chama voo doméstico, isso ajuda você a encontrar o portão para fazer conexões quando for necessário. Os voos para cidades do exterior recebem o nome de voo internacional. Lembramos que mesmo cidades de países do Mercosul que não exigem passaporte são considerados como voos internacionais.

Tenha Um Cronograma

Quando você vai fazer uma viagem de avião é importante se programar para embarcar, lembre-se que a aeronave não vai ficar esperando por você. No caso dos voos domésticos é indicado estar no aeroporto com pelo menos uma hora de antecedência, o check-in encerra meia hora antes do embarque.

Para voos internacionais é indicado chegar com pelo menos três horas de antecedência, pois é necessário apresentar o seu passaporte e a sua passagem no guichê da polícia federal o que leva mais tempo para que você chegue a aeronave.

Check-in

Uma das principais dificuldades na primeira viagem de avião é compreender como se dá o check-in. O processo de check-in é bem simples, o passageiro deve comparecer ao guichê/balcão da companhia aérea no aeroporto. Em geral esses balcões estão voltados para a entrada do aeroporto. É importante dizer que os guichês de check-in são diferentes daqueles de venda de passagens, para evitar confusões pergunte as pessoas na fila.

Quando chegar a sua vez de ser atendido vá ao balcão com a sua mala, para agilizar melhor o processo é bom ter impressa a passagem que você comprou pela internet. Não é necessário apresentar nenhum ticket, mas é bom para te dar mais segurança. Com esse papel você terá informações como o horário de saída do voo, assim se a companhia fizer mudanças sem avisar você poderá reclamar.

Localizador

O código localizador é o código utilizado pela atendente para comprovar a compra da passagem. Quem tiver esse código e preferir pode fazer o seu check-in nas máquinas de atendimento eletrônico das companhias aéreas. Os guichês eletrônicos são bem simples de usar e indicam o passo a passo para os clientes. Quando terminar o procedimento a máquina irá imprimir o seu cartão de embarque com um código de leitura e as informações com o número do seu assento.

Documentos

Para embarcar é necessário estar com um documento com foto de identificação em mãos, pode ser o RG ou CNH. O documento deverá ser apresentado para o atendente do check-in, na entrada da sala de embarque e para entrar no voo junto com o seu cartão de embarque.

Nas viagens para países do Mercosul (Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, etc) não é necessário apresentar o passaporte, mas para os demais países é necessário estar com o documento em mãos.

Despachando as Malas

Se você está apenas com bagagem de mão (malas pequenas que podem ser guardadas nos compartimentos acima dos assentos, em geral podem ter entre 7 e 10kg) pode fazer o check-in eletrônico, imprimir o seu cartão e ir para a sala de embarque aguardar o voo. Porém, quem está com malas pesadas e grandes deverá despachá-las.

Para isso faça o seu check-in no balcão da companhia aérea, depois de verificar os seus documentos o atendente pedirá que você coloque a sua mala na esteira. A mala será pesada e aparecerá no visor digital do balcão o peso da sua mala. Cada companhia aérea permite um peso máximo para a bagagem, o excedente é cobrado. O atendente colocará uma etiqueta identificando o seu voo e o destino do mesmo na mala e te dará um papel que servirá como comprovante que você despachou a bagagem.

Setor de Embarque

Com o check-in feito você deverá se dirigir ao setor ou sala de embarque. Cada aeroporto tem a sua sinalização para que o passageiro identifique a área de voos domésticos e a área de voos internacionais.

Na porta desse setor estará um funcionário do aeroporto com um leitor de código de barras em mãos que será usado no seu cartão de embarque (que é um papel amarelo que lembra os comprovantes de compra com cartão de crédito). Depois de feita a leitura dos códigos de barra o passageiro pode entrar no setor de embarque.

Detector de Metais

A primeira coisa que você deverá na sala de embarque é o detector de metais. Basicamente são esteiras com bandejas para passar as malas e deixar tudo que for de metal mais ou menos como na porta do banco, mas você não passará por uma porta giratória e sim por um portal que apitará se tiver algo de metal com você. As malas passam por um equipamento de Raio-X. Depois de passar pegue as suas coisas e vá procurar o seu portão de embarque.

Portão de Embarque

Observe que no seu cartão de embarque tem a identificação do seu portão de embarque, pode ser um número apenas ou um número acompanhado de uma letra, como, por exemplo, 11A. Você deverá se guiar pelas placas de indicação do aeroporto ou então pedir ajuda a algum funcionário da sua companhia aérea.

Número do Voo

O voo também tem um número de identificação e você deve estar atento a ele, pois se houver alguma mudança de portão de embarque será avisado por sistema de som. Sendo assim observe o número do seu voo e o portão de embarque. Fique próximo do portão de embarque indicado até o momento que começar o embarque, preste atenção ao sistema de som.

No Avião

Após passar pela fila de embarque apresentando o cartão de embarque e o seu RG o funcionário indicará o túnel/ponto pelo qual você deve seguir para chegar a entrada do seu avião. Pode ser necessário pegar um ônibus da Infraero para chegar ao avião. Depois é só seguir as orientações dos comissários de bordo e relaxar. Não se assuste com pequenas turbulências, pois são normais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aeroportos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *