Como Proceder em Caso de Perda de Voo

A perda do voo pode ser motivada por imprevistos, atrasos, trânsito, agenda cheia, uma mera distração enfim existem diversas variáveis que podem contribuir para que você chegue ao aeroporto depois do que deveria. Seja como for na maioria dos casos o passageiro pode ser realocado em voos seguintes, mas é claro que isso também irá custar. Em algumas situações é possível embarcar no voo seguinte sem desembolsar nada, mas depende da companhia aérea.

Voo Perdido

Voo Perdido

Voos Seguintes e as Taxas de Remarcação

Quando o passageiro percebe que perdeu o seu voo devem procurar o guichê da sua companhia aérea para tentar fazer a remarcação. Os passageiros da TAM, por exemplo, que nem realizaram o check-in podem assim procurar a loja da companhia no aeroporto na qual poderão efetuar o pagamento da taxa de remarcação.

O valor dessa taxa varia de acordo com o tipo de tarifa adquirida e também a diferença do valor da passagem, se houver. Já se o passageiro tiver feito o seu check-in, mas não ter podido embarcar devido ao seu atraso deverá efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 100,00 para voos nacionais e de US$ 50 para voos internacionais além da possível diferença de valor entre as passagens.

Dica

Nem sempre é possível ser realocado em outro voo, pois isso depende de haver assento vago e de ter outros voos da companhia fazendo o trajeto. Dessa forma esteja preparado para um plano B.

Remarcação de Voo

O procedimento de marcação de voo pode ser feito até mesmo por passageiros que não perderam o seu voo, mas que desejam mudar o dia ou horário da viagem. Fazer essa remarcação tem um preço que varia de empresa para empresa e depende da situação. Por exemplo, se as suas passagens são promocionais podem ter uma taxa num valor acima da metade do valor de compra. Sendo assim pode ser que se torne um prejuízo considerável fazer essa remarcação.

Basicamente a remarcação do voo funciona como uma forma de não perder tudo o que foi investido na sua viagem. Entretanto, em alguns casos o valor dessa taxa pode ficar tão alto que compensa mais comprar outra passagem promocional.

O Check-in

A maior parte das companhias oferece e indica que os seus passageiros realizem o seu check-in online. Porém, mesmo com o seu check-in feito com antecedência as empresas advertem que é importante que o passageiro chegue ao aeroporto 1 hora antes do embarque para um voo nacional e pelo menos 2 horas antes para um voo internacional.

Passagens Com Reembolso

Quando você sabe que existe alguma possibilidade de desistência ou perda do voo é interessante pagar um pouco mais pelas passagens, mas contar com o reembolso. Em geral nesse tipo de passagem a companhia faz o reembolso de cerca de 80% do valor de compra da passagem.

Trata-se de uma boa solução para não perder todo o dinheiro investido em passagens de alto valor como aquelas de primeira classe ou então para aquelas internacionais. Quando existe a desistência ou a perda do voo e o passageiro deseja ser reembolsado basta ligar para a companhia aérea e aguardar o estorno através da sua conta bancária ou através da fatura do cartão de crédito.

O Valor do Seguro de Reembolso

Para garantir a devolução do seu valor total de passagem aérea compre o seguro reembolso. Isso pode deixar a sua passagem em torno de 10% mais cara, porém, lhe dará o retorno integral do valor investido. Em geral é necessário pagar apenas uma multa por quebra de contrato o que é plausível uma vez que a companhia reservou o seu lugar e você desistiu do mesmo impossibilitando a venda para outra pessoa.

Perda de Voo – Responsabilidade da Companhia Aérea

As companhias aéreas também podem falhar na sua prestação de serviço e acabar com os seus voos atrasados prejudicando assim os seus passageiros. A seguir vamos explicar como proceder quando é a companhia aérea quem atrasa. De início devemos ressaltar que a passagem é um compromisso assumido entre o consumidor de estar no local determinado no horário indicado assim como da empresa de oferecer o transporte.

Reembolso

Em caso de problemas da empresa e de o seu voo não estar disponível no horário marcado é possível solicitar o seu reembolso. Os passageiros que não fazem uso do bilhete de viagem podem solicitar, desde que dentro do prazo de validade, a devolução da quantia que foi investida na passagem num valor atualizado.

O valor de reembolso do bilhete doméstico é calculado com base na tarifa e em reais. Se o bilhete é internacional o valor é feito através de um cálculo com base na tarifa e claro na moeda estrangeira que depois é convertida para reais. Nos casos em que o reembolso não é motivado por nenhuma falta de prestação de serviço da companhia é feita a cobrança de uma taxa de serviço de 10% do saldo.

Atrasos de Voo

Quando o voo da companhia aérea atrasa mais de 4 horas a empresa tem como obrigação oferecer refeições, telefonemas além de acomodação e transporte para o aeroporto, se necessário. Nos casos em que o passageiro não concorda com as condições da sua companhia pode tentar viajar por outra empresa desde que possua uma passagem endossável.

O Extravio de Bagagem

Um dos principais temores de quem viaja é que haja o extravio de bagagem, numa situação dessas é importante que o passageiro procure a companhia aérea e preencha o registro de irregularidade. A partir do momento que o extravio da bagagem é confirmado a empresa deve indenizar o passageiro.

Ressaltamos que o passageiro tem como opção no check-in fazer uma declaração dos valores da bagagem antes do embarque e efetuar o pagamento de uma taxa (que funciona como um tipo de seguro) que garante o recebimento do valor que foi declarado e ratificado pela empresa.

Não podem ser inclusos nesse seguro objetos de valor como dinheiro, joias entre outros. Para evitar maiores problemas deixe sempre os itens de mais valor junto a você na sua bagagem de mão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aeroportos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *