Serra da Mantiqueira

Um dos cenários mais bonitos e imponentes do Brasil, a Serra da Mantiqueira, está localizada na divisa entre três estados: São Paulo (30%), Rio de Janeiro (10%) e Minas Gerais (60%). São Paulo é a capital mais próxima a Serra. Trata-se de uma cadeia montanhosa que se formou geologicamente na era arqueana e que ostenta diversas unidades de preservação em diferentes pontos. Uma das riquezas naturais de nosso país que merece uma visita turística.

O nome Serra da Mantiqueira tem origem na língua tupi em que Mantiqueira significa “gota de chuva” como uma referência ao fato de que essa formação rochosa é imprescindível ao abastecimento de rios como o Rio Paraíba do Sul. Uma cadeia de montanhas que se tornou um ponto turístico bastante visitado.

Paraíso Turístico

Uma das características mais interessantes da região da Serra da Mantiqueira é ser um recanto de muitas cachoeiras e de natureza exuberante. Cada vez mais casais em lua de mel têm optado por uma viagem para uma cidade em que possa conhecer um pouco dessas belezas naturais. A biodiversidade da Mata Atlântica fecha com chave de ouro o cenário. Realmente uma viagem inesquecível, confira a seguir algumas cidades em Minas Gerais que você pode visitar para viver um pouco de toda essa natureza.

Cidades na Região da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais

Cidade de Itamonte

Nessa pequena cidade estão dois parques de preservação da Serra da Mantiqueira que são o Parque Estadual da Serra do Papagaio e o Parque Nacional de Itatiaia. Dentre as possibilidades que a natureza oferece nesse pedaço do paraíso estão picos rochosos e cachoeiras. Os turistas podem fazer caminhadas em meio a natureza para relaxar e aproveitar o ar puro da serra.

Cidade de Monte Verde

Uma cidade que se tornou bastante visada pelos turistas que gostam de curtir um pouco mais de frio nos meses de inverno. Devido a grande procura turística a cidade tem um centro de compras bastante completo. Os hotéis da região oferecem lareiras e ofurôs para que os seus hóspedes se sintam mais confortáveis. A dica é provar o chocolate montanhês que é uma especialidade da região.


Cidade de Extrema

O nome da cidade já ajuda a ter uma ideia de tudo o que você pode fazer, faz divisa do estado de Minas Gerais com o estado de São Paulo e oferece uma série de opções de ecoturismo. Nessa cidade os turistas encontram 5 opções de rotas turísticas para que os seus visitantes possam aproveitar o melhor da natureza. Em Extrema é possível praticar atividades como voo livro e rafiting além de passeios em cachoeiras. Esteja com o seu físico preparado para a aventura que a cidade oferece.

Cidade de Passa Quatro

Pense numa cidade cheia de charme, essa é Passa Quatro que na sua área urbana conta com calçamento de paralelepípedo e ainda tem prédios com arquitetura do fim do século XIX. Uma das atrações especiais dessa cidade é o passeio de Maria-Fumaça, mas não se engane em Passa Quatro você também pode curtir o melhor do ecoturismo. As atividades ligadas a natureza ficam um pouco mais distantes do centro, mas valem muito a pena. Não deixe de visitar a cachoeira de Gomeira.

Cidade de Alagoa

Uma cidade bastante curiosa uma vez que está localizada no alto da Serra da Mantiqueira há cerca de 1,6 metros de altitude. O acesso a essa cidade é feito por meio de ruas estreitas e não é exatamente fácil, mas vale muito a pena. Um dos motivos que atraem muitos visitantes é o queijo parmesão reconhecido em todo o Brasil que é fabricado somente nessa cidade. Quem ainda não pode fazer essa viagem pode encomendar o seu Queijo d’Alagoa através da internet.

Cidade de Aiuruoca

O paraíso para quem gosta de ecoturismo, a cidade de Aiuruoca é rodeada por montanhas. Possui uma série de trilhas, cachoeiras e locais para a prática de rapel, tirolesa, cavalgada entre outros esportes. Uma dica é conhecer o mini-rafiting realizado no local. O Pico do Papagaio está situado nessa cidade assim como Vale dos Garcias.

Cidade de Gonçalves

Outra das cidades que oferecem acolhimento nos meses de inverno, em Gonçalves os apaixonados tem acesso ao melhor de um destino que privilegia o melhor do frio. Aproveite os cafés do centro da cidade e não deixe de curtir as paisagens sensacionais que rodeiam a cidade.

O seu passeio pela Serra da Mantiqueira ficará ainda mais especial conhecendo uma dessas cidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Serras

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *