Serra da Bodoquena

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena

A Serra da Bodoquena, hoje parque Nacional, fica localizada no estado do Mato Grosso do Sul, entre quatro cidades do estado, Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho e Jardim. Possui um espaço de aproximadamente 76.500 hectares de área e compreende a bacia hidrográfica do rio Paraguai.

Historicamente, sabemos que essa região foi colonizada há mais de cem anos atrás, e foi sugerida para ser uma reserva pelos anos da década de oitenta, já que ainda se encontrava bem conservada e pela grande diversidade biológica e de ecossistema que ali residia e persiste até os dias atuais.

Ela foi instaurada como parque nacional em setembro do ano 2000, sendo o único parque de conservação natural do estado do Mato Grosso do Sul. Como o parque ainda é relativamente novo, ainda não está aberto às visitações. O parque é dividido em duas grandes áreas, a norte (aproximadamente 27.700 hectares) e a sul (área em torno de 48.600 hectares). O IBAMA ainda está em processo de negociação para a aquisição de terrenos próximos, que ainda estão conservados. É permitido apenas, nas áreas próximas ao parque, atividades econômicas ligadas a agricultura, turismo e outros setores. Porém a entrada no parque em prol da exploração econômica é ilegal e proibida.

A liberalização para a entrada turística no parque só irá ocorrer após o plano de manejo que ali será implementada, definição da estrutura e logística de funcionamento da reserva.

Atrações Naturais

Como todo parque, o sentido primordial é a preservação de seus recursos naturais, tanto sua fauna como a flora. Se tratando de aspectos naturais, este parque aborda biomas importantes, o Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado. É uma reserva reconhecida pela UNESCO, pela sua característica peculiar de ser “sobreposta” em relação à transição de importantes biomas brasileiros. A extensão da Mata Atlântica é a maior, pensando em relação a sua presença em áreas interioranas.

Seu relevo é marcante, e sua formação é característica e propensa a formação de muitas estruturas cavernosas. É perceptível a presença morros suaves, rochas carbonáticas (rochas de carbonato de cálcio)mas também apresentam formações mais radicais e íngremes. É um grande planalto, e acredita-se que a justificativa das rochas carbonáticas que ali se encontram tenham sido por decomposição, que aconteceu há milhões de anos atrás por um antigo oceano que ali existia. Em seu vasto terreno compreende cerrado, áreas alagadas, floresta estacionária além do maior trecho de mata atlântica.

Adentrando a reserva existem dois principais rios, o rio Perdido e o rio Salobra. Suas águas são cristalinas e também motivo atrativo das visitações turísticas (áreas permitidas). O primeiro rio citado possui tal nome já que em sua trajetória se perde, pela formação cavernosa, há momentos em que o rio some e aparece em outros locais.

A região tem uma temperatura média de 23° C e apresenta um clima tropical.

Animais e Espécies em Extinção

Esta reserva funciona como abrigo para várias espécies de animais, alguns em risco de extinção. Como compreende parte de ecossistema do pantanal, cerrado e mata atlântica, percebemos intuitivamente a importância de proteção que o lugar demanda.

Há registros sobre sua fauna, compreendem duzentas e sessenta e quatro espécies de peixes, cento e duas espécies de mamíferos, cento e setenta e sete de repteis, quarenta de anfíbios, seiscentos e cinquenta de aves, quarenta de anfíbios e mais de mil espécies de borboletas, sendo um santuário para os animais que ali habitam. Existem animais que não se encontram em outros locais no continente e dentre os animais em risco de extinção está a arara azul.

O estudo de fauna e flora no parque ainda se faz muito superficial, já que a entrada de pesquisadores, botânicos, cientistas na reserva, é muito restrita às áreas regularizadas, para conseguir a entrada, é possível por meio da liberação do IBAMA. Mesmo com pouca área liberada para pesquisa já é conhecida uma espécie de psitacídeo que é nativa, ou seja, somente é encontrada na região da serra da Bodoquena.

Hospedagens

Quanto à hospedagem, o parque não possui infraestrutura de hotéis, por isso indicamos a procura por serviços de instalações, alimentação e outros nas cidades próximas, como Bodoquena ou Bonito.

Atividades de Lazer

Seus atrativos compreendem o ecoturismo, abrange o turismo de observação, esportivo, ecológico e cultural. O turismo ecológico é uma atividade em crescimento no Brasil, faz uso de forma consciente dos recursos naturais disponíveis, e instiga a conservação e estimula a percepção e cidadania em prol da consciência ambiental nos indivíduos. Uma forma de gerar a economia preservando e promovendo o bem estar das populações da região.

Na região há fazendas e hospedagens que oferecem várias atividades de lazer como a fazenda Cachoeiras Serra da Bodoquena, compreendem atrações como trilhas, aventura com boia cross,passeio de caiaque, cachoeiras, piscinas naturais, visitações às grutas, além de oferecer o melhor da gastronomia regional. Seus pacotes variam de preços, mas são a partir de R$90,00.

O passeio nas trilhas tem inicio na fazenda, sendo uma caminhada de 2,5 km, neste percurso existem oito cachoeiras, incluindo opções de tirolesas, bares e quiosques, gramado e balneário, áreas esportivas contemplando quadras, sendo que em todo o trajeto há guias para garantir a diversão e informação aos turistas.

Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira boca da onça está localizada no município de Bodoquena, extensão do rio Salobra, que corta o Parque da Serra. Esta cachoeira é considerada a com maior altitude do estado, possuindo mais de 150 metros de queda de água. Esta localização está há 60 km de distância da cidade de Bonito, sendo que estes passeios geralmente são feitos por meio de pacotes incluindo alimentação, transporte e os valores estipulados são individuais.

Websites e Contatos com o Parque

Para saber mais sobre o parque e locais de instalações e serviços de turismo indicamos o site da prefeitura da cidade de Bonito e Fazenda Serra da Bodoquena com roteiros, sugestões de gastronomia, hospedagem e muito mais informações para estruturar sua viagem a essa região de muita riqueza e diversidade natural.

Site Prefeitura de Bonito :http://www.turismo.bonito.ms.gov.br/

Site Fazenda Serra da Bodoquena :http://www.cachoeiraserradabodoquena.com.br

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Serras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • esse lugar é realmente maravilhoso!!

    wellington vieira 12 de setembro de 2012 16:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *