Foz do Iguaçu

A cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, é o principal destino turístico da região Sul do Brasil e o terceiro mais procurado no Brasil. Sinônimo das Cataratas do Iguaçu e da usina hidrelétrica Itaipu Binacional a cidade conta com outros atrativos como parques que permitem contato direto com a natureza e a fronteira com o Paraguai e Argentina. Muitos turistas aproveitam o passeio para visitar esses países para fazer compras. Confira a seguir algumas dicas de turismo para visitar Foz do Iguaçu.

Pontos Turísticos de Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

A principal atração da cidade é considerado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Basicamente as cataratas são cerca de 275 quedas d’água do Rio Iguaçu que proporcionam um lindo espetáculo visual tanto no Parque Nacional do Iguaçu (Paraná, Brasil) quanto no Parque Nacional Iguazú (Misiones, Argentina). O ponto turístico está dividido numa parte brasileira e outra argentina. Durante a visita é possível praticar atividades radicais como rapel e passeios entre as quedas d’água.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Para quem deseja conhecer mais sobre a usina hidrelétrica que é conhecida como uma das maiores produtoras de energia limpa do mundo é interessante fazer a visita disponibilizada para os turistas. A construção da usina no Rio Paraná se deu entre os anos de 1975 e 1982 na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O nome Itaipu significa “pedra na qual a água faz barulho” na língua tupi. As visitas podem ser nas áreas internas ou externas da usina, já visitaram o local mais de 16 milhões de turistas.


Ecomuseu de Itaipu

Trata-se de museu construído para preservar a memória dessa importante usina e que está dividido em módulos para tornar mais didática a visita. Os turistas podem conferir registros da ocupação da margem brasileira da usina até detalhes dos projetos de conservação ambiental promovidos pela Itaipu. Está aberto de terça a domingo das 8h às 17.

Parque Zoológico Bosque Guaraní

A criação desse parque zoológico se deu para reverter um quadro de degradação de uma região com grande potencial turístico. Com seus 20 recintos esse é o terceiro maior zoo do Paraná e conta com 49 espécies de aves, 05 espécies de mamíferos e 03 espécies de répteis sendo 255 animais. Os turistas ainda podem se sentir mais próximos da natureza com as mais de 900 árvores nativas distribuídas ao longo de três lagos. A infraestrutura é excelente com playground, anfiteatro e lanchonete.


Turismo de Compras em Foz do Iguaçu

Um dos motivos que leva muitos turistas para Foz do Iguaçu todos os anos é a possibilidade de fazer compras em Ciudad del Este, no Paraguai. Nosso país vizinho é reconhecido por seus preços muito mais em conta especialmente em eletrônicos e artigos de marcas de roupas e perfumaria. Com o passar dos anos o Paraguai investiu nesse comércio erguendo grandes shoppings e lojas com boa credibilidade.

Quem decide ir visitar Foz não escapa do turismo de compras, pois se trata de uma boa oportunidade. Contudo, é essencial estar preparado e bem informado para encontrar as lojas com melhor reputação e não ser ludibriado, pois ainda tem muitos maus negócios no Paraguai. Você pode se informar através da internet e contratar passeios de compras junto a sua agência de viagem ou então ao hotel em que está hospedado.


Entendendo as Compras em Ciudad del Este

Para chegar até a cidade paraguaia é necessário atravessar a Ponte da Amizade que cruza o Rio Paraná. A travessia pode ser feito de carro, moto, transporte especial para turistas, transporte público ou a pé. Grande parte das lojas e shoppings estão localizados próximos a aduana paraguaia. Em geral as lojas aceitam pagamentos em dólares e reais, saiba que quase sempre o cálculo é feito com base na cotação do Paraguai.

Para retornar a Foz do Iguaçu basta atravessar novamente a Ponte da Amizade chegando a aduana brasileira em que as suas compras deverão ser regularizadas. Os turistas não pagam nenhuma taxa ou cota para entrar no Paraguai, contudo, existe uma cota de compras que é de US$ 300,00 por pessoa havendo cobrança sobre o excedente desse valor. O período de funcionamento das lojas de Ciudad del Este é de segunda a sábado das 6h às 16h.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sul

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Pingback: Turismo Emissivo - Internacional e Ecoturismo | Turismo

  • As imagens são um colirio para os olhos

    joel machado de souza 26 de dezembro de 2009 21:37
  • Meu sonho conhecer este lugar!!!! Estou indoà estudos com a Universidade. Quero muito conhecer!!!

    Úrsula Nunes 16 de junho de 2010 20:30
  • Estive em Foz e adorei é maravilhoso de uma beleza indescritível!!!!!!!!!!!

    Anilva Lopes 15 de setembro de 2011 20:05
  • PERCI LIMA disse:Fazem pelo menos cinco anos que este3o tratando disso e ainda ne3o aaahrcm uma solue7e3o para os resedduos sf3lidos?E os resedduos ne3o sf3lidos, comoe9 que fica, ou ne3o agridem a natureza?Muito nhe, nhe, nhe9m e pouca ae7e3o. Cansativo ler isso.

    Moh 19 de Março de 2014 6:34

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *