Praias de Araruama

O Brasil esconde muitas paisagens por seu imenso território, seja no interior ou então em seu litoral, há diversos pontos turísticos. Alguns deles são mais famosos que outros, pontos como Porto de Galinhas, Copacabana, Pantanal e dunas no Rio Grande do Norte, são maravilhosos, porém sempre muito lotados, com preços altíssimos e infelizmente até mesmo poluído pelas pessoas.

Que tal simplesmente dar oportunidades para novos lugares incríveis que estão escondidos por aí em nosso território? Praias são o maior forte de nosso país, com grande extensão no litoral, não podíamos deixar de comentar algumas dessas belezinhas.

Já ouviu falar em Araruama? Provável que não, mas apesar de não ser tão famosa é uma cidade com diversas paisagens de se admirar. Mas antes de falar um pouco mais sobre praias e opções de turismo, vamos conhecer Araruama?

Cidade De Araruama

É um munícipio relativamente pequeno no interior do Rio de Janeiro, com cerca de cem mil habitantes é conhecida em rua região por seus lagos, em conjunto com a beleza das praias. Apesar de ser uma cidade pequena, sua área se estende por mais de seiscentos e trinta quilômetros quadrados por conta de grandes áreas naturais entre elas a Lagoa de Araruama e a Lagoa de Juturnaíba. É uma região marcada pela planície devido a proximidade com o litoral.

Na economia, a cidade possui três vertentes bem consistentes, a tornando uma cidade com Índice de Desenvolvimento Humano alto, com números de 0,724 para ser mais exato. Tem se desenvolvido muito nos últimos anos, os setores turísticos, industriais, rurais e comerciais. Hoje é considerada a segunda maior economia da pequena região em que pertence.

Não só as praias, mas também os lagos tem reunido cada vez mais turistas na cidade, ocupando uma das principais atividades econômicas. Os distritos de Iguabinha e Praia Seca merecem destaque quando se fala em belezas e consequentemente maior estrutura em hotéis e pousadas.

O setor industrial não deixa de ser destaque na cidade, principalmente pela quantidade de sal que é bem abundante. Esse tipo de indústria tem trazido uma boa receita e ainda por ciam é ótima no quesito natureza, pois não polui muito, conseguindo conservar as belas paisagens. Construções civis é uma área que também tem crescido bastante nos últimos anos.

Alguns distritos ainda são mais rurais como o Morro Grande e São Vicente, e neles a produção agrícola ainda é bem grande, sendo conhecida como a maior produtora de frutos cítricos no estado do Rio de Janeiro. Além desses frutos, também é comum as plantações de aipim, coco e banana.

Devido a grandes áreas aquáticas a pescaria é muito comum no município, sendo conhecida principalmente pelas sardinhas, tainhas e corvinas que são de água doce. Mas claro que alguns frutos do mar como camarão são encontrados nas praias, tornando assim uma porcentagem importante para a economia local.

Claro que não poderia deixar de falar sobre o setor comercial de Araruama que se desenvolve cada vez mais, com diversos prédios no centro da cidade com importantes lojas, supermercados e até mesmo shopping, mostrando sinais de seu crescimento de uma maneira moderna. Esse crescimento pode ser visto com números, com mais de dois milhões de reais anuais como PIB (Produto Interno Bruto).

Pontos Turísticos de Araruama

Mesmo sendo uma cidade com belezas que envolvem água, há outros pontos bem legais para visitar quando estiver passando por lá.

A Casa da Cultura é um deles, considerada um patrimônio histórico da cidade, possui muitas informações da história do local, com peças antigas e algumas exposições retratando a cultura de quando a cidade surgiu (em meados do século XIX, e XX). Além disso há palestras e cursos sobre a memória do Brasil de maneira geral.

O Parque Hotel de Araruama é outro ponto bem conhecido, por apresentar uma história bem curiosa. No começo do Século XX, se projetou um espaço grande onde seriam construídos um hotel e um cassino, além disso teria uma piscina com uma bela vista para a praia. O famoso hotel foi inaugurado pelo presidente do Brasil em 1943, Getúlio Vargas. Funcionou até o final do século XX, porém acabou ficando abandonado e tomado pela prefeitura para se tornar parte da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica). Ainda assim é um ponto turístico muito visitado pelas pessoas.

O Museus Arqueológico se destaca pela sua idade, localizada em uma das mais antigas fazendas da região, mostra de maneira precisa o período escravocrata do Brasil com engenhos, senzalas e a casa-grande.

O Mirante da Paz é outro ponto natural conhecido principalmente pela vista conceber um pôr-do-sol incrível, conseguindo ainda ver até as cidades vizinhas de Cabo Frio E Saquarema.

A cidade também possui algumas praças bem calmas e arborizadas, ótimas para um passeio mais tranquilo.

Praias E Lagos de Araruama

Ótima oportunidade para aquelas pessoas que preferem lugares mais calmos, apesar de ser bem perto de Cabo Frio que sempre lota de pessoas, Araruama é conhecida por suas águas calmas e rasas e têm atraído cada vez mais turista.

A praia número um da cidade é a Praia Seca, que se divide entre lago e o mar. É uma paisagem totalmente diferente de tudo que você já viu. Esse nome vem dos primeiros moradores que acharam que o mar havia secado, mas era apenas uma divisão natural.

Se encontra a cerca de vinte quilômetros do centro e possui ondas bem atraentes para banhistas e até mesmo para surfistas.

A Praia de Massambaba é outro point conhecido pelo seu astral jovem, unindo pessoas que adoram surfar. Tem se tornando famosa por conta de sua proximidade com a cidade, além de ser um visual incrível misturando novamente entre lagos e o Oceano Atlântico.

Já a Praia de Iguabinha, possui águas mais calmas, totalmente cristalina e uma temperatura maravilhosa para passar o dia todo relaxando. É por essa razão que é bem conhecida pelos turistas, além, claro, de sua fronteira com a maior lagoa da cidade.

Por ser ainda mais perto da cidade é uma praia que possui uma orla com diversos bares, hotéis, restaurantes e ainda uma decoração com gramados e árvores de encantar qualquer um.

A Praia de Coqueiral não deixa a desejar, estando no caminho para Cabo Frio, as águas são bem mornas, contando com quiosques e restaurantes sendo muito procurada mesmo sendo bem pequena, com cerca de um quilômetro e meio.

E por último mas não menos importante, a Praia da Pontinha, que recebe bastante visitantes por se localizar no centro da cidade. Há atividades como caiaque e standup paddle, além de oportunidade de experimentar argila medicinal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Praias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *