Praia de Bombinhas

Pensando em viajar para conhecer um pouco mais do Sul do Brasil? Nada melhor que uma cidade litorânea com belos atrativos turísticos, tanto naturais quanto de lazer e diversão. A praia de Bombinhas, localizada em Florianópolis, é uma das mais indicadas para quem gosta de mergulhar, apenas curtir com a família tranquilamente, além de proporcionar atrações mais baladas para os jovens, agradando todos os tipos de turistas.

Mas saiba que Bombinhas não se resume a uma única praia, a praia central leva o nome do município, mas a cidade ainda conta com outras 39 praias. Por isso, se você vai visitar o local, o interessante é conhecer todas as praias da região, que apresentam belíssimas paisagens, águas calmas e muita diversão.

Vamos conhecer todas as praias dessa cidade:

As Praias De Bombinhas

A cidade de Bombinhas conta com a menor extensão de território dos municípios de Santa Catarina, apesar disso é uma das cidades do litoral do estado com mais praias, totalizando 39 praias (contabilizado pelo Descobrindo Bombinhas, um guia da cidade), mas em alguns afirmam que a cidade conta com até 42 praias.

A diversidade de praias na pequena cidade é o seu maior atrativo, com poucos quilômetros de diferença você pode conhecer praias movimentadas e espaços desertos em meio à natureza.

Vamos conhecer algumas das praias de Bombinhas:

Praia de Bombinhas

Praia de Bombinhas

Praia de Bombinhas

Essa é a praia central da cidade, que conta com 1227 metros de extensão de areia. É uma praia urbanizada com águas cristalinas e bem calmas, ideal para viagens em família. Mas se você não gosta de movimento esse não é bem o lugar para você, a praia fica frequentemente lotada de turistas e os hotéis de frente para o mar montam suas cadeiras em grande parte da areia do local.

Esse é o tipo de praia para quem quer passar o dia com os amigos tomando uma cerveja ou com a família brincando na areia e claro, dando vários mergulhos. Também é perfeito para quem gosta de diversidade: na praia existem diversos restaurantes e vendedores ambulantes, oferecendo várias possibilidades na hora de comer.

A praia também é perfeita para quem busca passeios noturnos, como bares e boates.

Praia de Bombas

Praia de Bombas

Praia de Bombas

A praia de Bombas fica logo na entrada da cidade, por isso, é uma das primeiras em que os turistas vão, além disso, é uma das mais antigas da cidade. Possui 2186 metros de extensão, tendo uma calçada na orla que conecta suas duas extremidades.

O local também conta com forte cultura de pesca artesanal, sendo possível comprar peixe fresco direto dos barcos pesqueiros. Essa também é uma praia urbana, possuindo ao seu redor vários estabelecimentos comerciais e hospedagens.

Praia de Quatro Ilhas

Praia de Quatro Ilhas

Praia de Quatro Ilhas

É uma das praias mais visitadas da cidade, sendo muito famosa pelas quatro ilhas que a cercam: Ilha do Arvoredo, Ilha das Galés, Ilha do Macuco e Ilha Deserta. É uma praia com ondas fortes e por isso é frequentada por aqueles que querem praticar surf.

Praia da Galheta

Praia da Galheta

Praia da Galheta

Encontra-se dentro do Parque Municipal da Gallheta, é uma praia paradisíaca com ótima vista da natureza ao seu redor, perfeita para passar um dia tranquilo. Para chegar nela é preciso percorrer uma trilha.

Praia do Ribeiro

Praia do Ribeiro

Praia do Ribeiro

Está situada entre a praia de Bombinhas e Bombas, possui vegetação de Mata Atlântica em todo o seu redor e para chegar nela é necessário pegar uma trilha de cerca de 200 metros a partir da Praia de Bombas.

Praia da Lagoinha

Praia da Lagoinha

Praia da Lagoinha

É uma das menores praias do município, com apenas 21 metros de extensão. Apesar da pequena extensão é uma das mais movimentadas da cidade, sendo perfeito para quem quer praticar mergulho em suas águas calmas, com as suas águas cristalinas é possível ver toda a flora e fauna marinha da região. Para chegar à praia é preciso fazer uma trilha, não sendo possível acesso de carro.

Praia da Miséria

Praia da Miséria

Praia da Miséria

É menor ainda que a praia anterior, possuindo somente 18 metros de extensão. Fica entre a praia da Lagoinha e a praia Sepultura. A faixa de areia dessa praia é bem curta, por isso, é melhor de ser visitada quando a maré esta baixa.

Praia da Sepultura

Praia da Sepultura

Praia da Sepultura

Possui 94 metros de extensão, sendo uma das praias preferidas da cidade para quem deseja fazer mergulho contemplativo. Para chegar a ela é preciso seguir uma trilha de cinco minutos, chegando ao local você irá encontrar um mar calmo, que é considerado por muitos o melhor da cidade.

Praia de Zimbros, Cantinho de Zimbros e Morrinhos

Essas são três praias que compartilham a mesma extensão de areia. A praia do Cantinho de Zimbros fica no canto direito da praia de Zimbros, e possui 548 metros de extensão. Já a praia de Morrinhos fica no canto esquerdo, e se estende por 1390. A praia de Zimbros, situada entre as duas anteriores completa o trio com 1100 metros.

Todas as praias possuem um mar bem calmo, perfeito para banhistas de qualquer idade. Nelas é comum a prática de snorkel, havendo várias agências na região que alugam o material para a prática do esporte.

Praia do Retiro dos Padres

Com um cenário bem conectado com a natureza, essa praia é cercada por Mata Atlântica e diversas pedras. Ela é uma praia considerada pequena, com 263 metros de extensão. O mar do local é mais agitado que da maioria das praias da cidade, mas ainda sim é possível tomar banho em suas águas.

Essa é uma praia para quem quer ter mais contato com a natureza, possuindo poucas construções ao seu redor, oferecendo um cenário mais rústico.

Praia da Tainha

Também está na lista das mais procuradas da cidade, com 213 metros de extensão proporciona ao turista um contato maior com a natureza, desde o seu acesso, que pode ser feito por meio de trilha, até o seu ambiente rodeado pela mata. O nome da praia se dá pelo peixe mais popular da região, a Tainha.

A partir da sua trilha é possível conhecer outras cinco praias: Praia do Buraco Quadrado, Praia do Cação, Praia do Porto da Vó, Praia D’Aguada e Praia Figueira.

Praia da Tainha

Praia da Tainha

Confira outras praias de forma mais resumida:

  • Praia do Canto Grande (Mar de Fora): É a maior praia da cidade com 3831 metros de extensão, possui um ambiente bem urbanizado.
  • Praia do Canto Grande (Mar de Dentro): Também muito urbanizada, se estende por 2180 metros.
  • Praia da Conceição: Possui ondas agitadas, e um ambiente mais tranquilo.
  • Praia do Macuco: Encontra-se na Ilha do Macuco, só é possível acessa-la de barco, saindo da Praia das Quatro Ilhas. É bem pequena, com 11 metros de extensão.
  • Prainha: Possui 62 metros com mar calmo e água cristalina. Da Prainha saem várias embarcações de passeio e mergulho. É uma praia bem disputada entre os turistas.
  • Praia do Embrulho: Possui 179 metros e fica ao lado da Prainha, sendo divididas por um trapiche.
  • Praia do Biguá e Praia Cachalote: As duas são acessadas por meio da Praia da Sepultura, através de uma trilha, ambas são pequenas, porém, muito bonitas.
  • Praia do Mariscal e Prainha do Mariscal: As duas praias se encontram uma seguida da outra, a primeira possuindo 200 metros de extensão e a segunda, 150 metros. Ambas contam com muitos mariscos em toda a sua extensão de areia. São praias de mar agitado. A praia do Mariscal conta com um mirante que proporciona uma vista perfeita do ambiente.
  • Praia do Caeté: Localizada na mesma extensão de areia da Praia do Mariscal, possui 50 metros.
  • Praias da Trilha da Costeira de Zimbros: Para os aventureiros um passeio interessante é fazer essa trilha, que conta com dez praias em sua extensão, sendo elas: Praia do Basílio, Praia do Cardoso, Praia da Lagoa, Praia do Pasto, Praia do Casqueiro, Praia do Lau, Praia Triste, Praia do Mauri, Praia Vermelha e Praia Santa.

Agora que você já sabe da variedade de praias para visitar nessa cidade, vamos conhecer alguns passeios para serem feitos no município:

Passeios Para Fazer Em Bombinhas

Safári de Bombinhas

Safári de Bombinhas

Safári de Bombinhas

Esse é um passeio feito em um veículo Overland, que passa pelas principais atrações do município, feito por várias agências de turismo. É um passeio legal para fazer no primeiro dia de visita a cidade, assim, você pode escolher quais suas praias preferidas para que possa voltar nos outros dias.

Mergulho na Ilha do Arvoredo

Mergulho na Ilha do Arvoredo

Mergulho na Ilha do Arvoredo

Bombinhas é considerada a capital do mergulho ecológico, então, visitar a cidade e não fazer mergulho é praticamente uma viagem perdida. A Reserva Marinha Biológica do Arvoredo proporciona um mergulho extremamente interessante: o passeio é controlado pelo Ibama, podendo ir somente 20 pessoas a cada vez, para conhecer as águas transparentes da cidade, que oferecem até 25 metros de visibilidade.

Mirante eco 360°

Mirante eco 360°

Mirante eco 360°

Na base do morro do mirante há um museu para se conhecer mais da fauna da cidade, para chegar ao topo é preciso pegar uma trilha, mas a vista vale muito a pena. Para descer é possível ir de trilha ou então de tirolesa, para os mais aventureiros.

Museu de Biologia Marinha

Museu de Biologia Marinha

Museu de Biologia Marinha

Não é por que você está na praia que não pode fazer passeios mais culturais, um dos mais legais é conhecer o Museu de Biologia Marinha, que conta com a maior exposição da mesma do estado.

Trilha Morro do Macaco

A trilha do Morro do Macaco proporciona uma vista muito bonita da cidade, um bom horário para fazer esse passeio é durante a tarde, para poder ver o por do sol no topo do morro.

Trilha Morro do Macaco

Trilha Morro do Macaco

Perguntas Frequentes: Quando Ir? Como Chegar? Como Se Locomover? Onde Se Hospedar?

Quando Ir Para Bombinhas?

Bombinhas está localizado no sul do país, onde as águas do mar são bem frias, por isso, durante a alta temporada (de dezembro a março) é a melhor época para visitar a cidade e poder encarar o mar.

Durante a época do Natal e Ano Novo a cidade fica lotada de turistas, portanto, se você não quer gastar horas no trânsito evite essas semanas.

Como chegar?

Se você está indo de outro estado, é possível pegar um avião até Florianópolis e de lá ir para Bombinhas de ônibus. A cidade não possui rodoviária, por isso, é necessário ir até Porto Belo e de lá pegar um táxi para Bombinhas, todos os táxis tem preço já tabelado.

Outra opção é alugar um carro em Florianópolis e partir para Bombinhas, é perfeito para quem vai viajar em grupo, já que dividindo o preço vai sair mais em conta que de ônibus.

Taxa de Entrada: 2019

Para quem vai com veículo motorizado para a cidade em alta temporada (do dia 15 de novembro até o dia 15 de abril do ano seguinte), existe uma taxa, a TPA (Taxa de Preservação Ambiental) que em 2019 custava 27,50 reais para os carros.

Essa taxa vale por 24 horas, ou seja, se você sair e retornar a cidade no dia seguinte irá pagar mais uma vez.

Como se Locomover?

Quem vai de carro, ou aluga um, irá conseguir se locomover bem melhor na cidade e conhecer mais locais. Isso porque na cidade há poucos ônibus circulando por dia, de uma única empresa que opera na cidade. Além disso, alguns locais só são acessíveis se você estiver de carro, sendo essa com certeza a melhor opção.

Os táxis na cidade circulando com preços fixos, mas eles podem sair bem salgados principalmente se estiver viajando sozinho, por exemplo: de Bombas a Bombinhas, uma corrida de 5 minutos, eles cobram 25,00 reais.

Onde se Hospedar?  

A parte mais movimentada da cidade é perto da orla da Praia de Bombinhas, que é a praia central da cidade. Na Avenida da orla é possível encontrar restaurantes, lojas de produtos de praia, bares, farmácias, etc. Sendo a melhor opção para quem está sem carro na cidade.

A cidade conta com várias hospedagens em outros bairros, como nas proximidades da Praia de Bombas que também possui boa estrutura, porém, com menos opções que o bairro vizinho. Outra boa opção é alugar um apartamento, quando se viaja em grupos.

Os preços das hospedagens variam dependendo do mês, durante a alta temporada os preços sobem muito.  Por isso é bom pesquisar corretamente a hospedagem vários meses antes de viajar, podendo encontrar promoções.

Vamos conhecer algumas opções de hospedagens em algumas praias:

Hospedagens: Praia de Bombas

Essa praia é escolhida pelos turistas que gostam de ter várias facilidades ao redor, havendo grande quantidade de turistas na região. Algumas hospedagens são:

  • Pousada da Garatéia: Fica bem em frente à praia, possui um deck com piscina e espreguiçadeiras, com uma bela vista para o mar. Oferece também barraca e cadeiras de praia.
  • Pousada Canário Azul: Possui ótimo custo benefício, sendo bem localizada e com um preço acessível. Conta com instalações simples, porém, bem confortáveis, com café da manhã servido no quarto.
  • Pousada Bomar: Possui também um ótimo custo benefício, com boas instalações, terraço com vista para o mar e proximidade do shopping da região.

Hospedagens: Praia de Bombinhas

Como mostramos anteriormente, essa é uma das regiões preferidas dos turistas para se hospedar, possuindo todas as facilidades necessárias, como restaurantes, bares, tudo bem próximo. Confira algumas hospedagens:

  • Pousada Vila do Bosque: Considerada uma das melhores da cidade, está integrada à natureza, o que torna a hospedagem muito mais interessante. Possui ampla zona verde, jardins, piscinas e fica bem pertinho da praia.
  • Hotel Vila do Farol: Fica de frente para o mar, conta com piscinas ao ar livre, bar, piscina coberta e aquecida, salão de jogos, academia, sauna e serviço de praia. Os apartamentos possuem mini-cozinha.
  • Pousada Vila do Coral: De frente para o mar, possui vista da piscina para o mesmo, além de serviço de praia, espaço para as crianças, piscina ao ar livre e aquecida, dentre outros serviços.

Hospedagens: Praia de Zimbros

Mais afastado do centro, essa região é escolhida por quem quer ter mais tranquilidade em sua viagem, com um clima bem de vila pesqueira. Vamos conhecer algumas das hospedagens da região:

  • Pousada Canto das Trilhas: Seus chalés ficam de frente para a praia, com um clima bem aconchegante, conta também com uma área comum, com churrasqueira e muito verde.
  • Pousada dos Ingleses: Possui vários espaços de chalés, de frente para o mar, além de ter uma área comum com TV, lareira e cozinha equipada. O jardim da pousada fica praticamente na praia.
  • Pousada do Francês: Possui uma decoração bem rústica e com vários itens perfeitos para as férias: espaço verde, churrasqueira e piscina.

Hospedagens: Praia das Quatro Ilhas

Essa região é a preferida de quem vai viajar em família, possuindo muita presença da natureza, mas, não sendo tão isolada como a região da Praia de Zimbros. Conheça algumas hospedagens:

  • Pousada Retiro das Ilhas: É uma pousada muito bonita com instalações bem modernas, possui um terraço com vista para o mar ficando somente a 50 metros da praia.
  • Pousada do Arvoredo: Possui piscina e uma bela vista para o mar, os seus quartos são bem estruturados e oferece serviço de praia, com cadeiras e guarda sol, para os hospedes. É possível ir andando dessa pousada para a Praia de Bombinhas, Praia da Sepultura e outras.
  • Pousada Bombinhas: Possui quartos confortáveis equipados com ar condicionado e móveis bonitos, oferece também café da manhã.

Hospedagens: Praia do Mariscal

Possui poucos bares e restaurantes, mas é perfeito para quem quer ter mais contato com os pescadores e comer muito peixe fresco. Confira algumas hospedagens:

  • Pousada Vila Boa Vida: Cercada por natureza, fica de frente para a praia, conta com área de piscina e quartos com varanda, sofá e rede. Oferece serviço de praia para os hóspedes.
  • Pousada Villa Esmeralda: Com uma decoração rústica, conta com quartos bem aconchegantes, além de área comum com piscina, espreguiçadeiras e churrasqueiras.
  • Paraíso Tropical: Fica a 10 minutos da praia. Possui apartamentos bem equipados com cozinha completa, decoração moderna e clean, espaço de jardim, área de churrasco e salão de jogos.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Praias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *