Pantanal

O Pantanal

O Pantanal é uma área tropical e é a maior área úmida do mundo. Encontra-se principalmente dentro do estado brasileiro (Mato Grosso do Sul), mas estende-se até em partes da Bolívia e do Paraguai, alastrando por uma área estimada entre 140.000 quilômetros quadrados. O nome “Pantanal”vem da palavra Pântano Português, ou seja, zonas húmidas, brejo, pântano ou brejo. Vários ecossistemas sub-regionais podem ser encontrados no Pantanal, cada uma com diferentes características hidrológicas, geológicas e ecológicas.

Pantanal

Pantanal

Cerca de 80% das áreas inundáveis do Pantanal fica submerso durante a estação das chuvas, alimentando uma coleção impressionante de diversidade biológica de plantas aquáticas e ajuda também a manter a vida de muitas espécies de animais. O Pantanal é realmente incrível e possui uma imensa bacia que é levemente inclinada e que recebe o escoamento das áreas de sequeiro (terras altas do Planalto) e libera lentamente a água através do rio Paraguai e afluentes.

O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do mundo. Encontra-se principalmente no estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, mas estende-se até o Mato Grosso, bem como em partes da Bolívia e Paraguai, espalhando-se por uma área estimada entre 140.000 quilômetros quadrados e 195 mil quilômetros quadrados. Possui vários ecossistemas sub-regionais, cada um com diferentes características hidrológicas e geológicas.

Cerca de 80% das áreas inundáveis ​​do Pantanal fica submersa durante a estação das chuvas, alimentando uma espantosa diversidade biológica de animais. O nome “Pantanal” vem da palavra pântano, ou seja, zonas úmidas, brejo.

Durante o período chuvoso, a água na bacia do Pantanal sobe entre dois e cinco metros. Assim como o Nilo, as planícies do Pantanal são agriculturáveis e ​​férteis.

O aumento dramático de água durante a estação chuvosa alimenta os produtores, que por sua vez, alimentam todas as outras espécies. Confira no vídeo imagens desse bonito lugar.

http://www.youtube.com/watch?v=iZ5Y3DsrK7c

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sul

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *