Curitiba – A Capital do Meio Ambiente

A Preocupação com o Meio Ambiente

O Paraná é conhecido nacionalmente por sua preocupação com o meio ambiente e por possuir uma infinidade de roteiros voltados para o ecoturismo, muitos deles em área preservação; grande parte do que ainda existe da mata atlântica se encontra nesse estado. Na capital não poderia ser diferente, ela consegue aliar o desenvolvimento urbano, com bons serviços de entretenimento e hospedagem como bar, restaurante, casa noturna e hotel em Curitiba, ao desenvolvimento ambiental.

Curitiba - A Capital do Meio Ambiente

Curitiba - A Capital do Meio Ambiente

Curitiba tem uma das maiores concentrações de área verde do país e fica fácil perceber o quanto a questão ambiental é importante para os cidadãos quando se anda pelas ruas da cidade. Seus canteiros e calçadas são arborizados e floridos, além de parques, bosques e praças serem cobertos por um grande manto verde.

Terrenos da Cidade

Projetos

Projetos

Nos anos 70, muitos terrenos na cidade ainda estavam vagos e poderiam ter sido loteados para a população, entretanto, a prefeitura tinha conhecimento de que se isso fosse feito a capital sofreria problemas sérios com enchente e, para prevenir essas catástrofes, foram construídos parques que além de proporcionar à população opções de lazer, resolveram a questão de saneamento.

No dia 5 de junho de 1991, propositalmente, Curitiba fundou sua Universidade do Meio Ambiente, conhecida popularmente por seus cidadãos como UniLivre. Inicialmente, o projeto da Universidade era disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas ao meio ambiente e, assim, encontrar soluções para problemas como o crescimento desordenado das cidades que afetam o ecossistema.

Relação com a Educação Ambiental

Ecologia

Ecologia

O primeiro curso oferecido pela instituição foi relacionado à educação ambiental e contou com a presença de aproximadamente 300 professores do ensino público municipal de Curitiba. A UniLivre não é apenas mais uma instituição que trata de assuntos ambientais na capital paranaense, mas sim também um belo ponto turístico que deve ser conhecido por quem está na cidade, suas trilhas fazem com que o visitante se sinta em total contato com a natureza mesmo estando em uma área urbana.

No ano de 2010, Curitiba foi escolhida para receber o prêmio “Globe Award Sustainable City”, que é ofertado por uma sociedade sueca; seus membros fazem parte de um grupo que reúne empreendedores preocupados com sustentabilidade. Visitar a capital do Paraná é algo que realmente vale à pena, pois ela encanta qualquer um com sua excelente infra-estrutura, capaz de aliar desenvolvimento urbano a desenvolvimento sustentável e beleza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sul

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *