Feiras das Flores em Holambra

A Cidade de Holambra

A cidade de Holambra está localizada no estado de São Paulo e faz parte da microrregião de Campinas. A sua fundação aconteceu no dia 27 de outubro de 1991. O nome da cidade é o resultado da junção do nome do país Holanda, Brasil e América. A cidade foi formada no local em que havia uma colônia neerlandesa que se estabeleceu numa antiga fazendo.

Um lugar bem interessante para quem deseja ter uma vida mais tranquila uma vez que ela possui o sétimo melhor índice de qualidade de vida do país. Também tem o melhor índice de segurança do país. O que faz de Holambra uma cidade famosa em todo o país é o fato de ser o maior centro produtor de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Todos os anos a cidade realiza a maior feira de flores da América Latina que recebe o nome de Expoflora. Esse município é considerado como uma estância turística.

Agricultura – Floricultura

A atividade econômica que sustenta o município de Holambra é a floricultura, trata-se do maior exportador de flores da América Latina. Para se ter uma ideia essa cidade é responsável por 80% da exportação e 40% da produção de flores do Brasil. A produção das flores é feita por associados da Cooperativa Agro Pecuária Holambra.

Uma curiosidade é que a venda das flores em Holambra acontece da mesma forma que na cidade de Aalsmeer nos Países Baixos (Holanda) em que as flores são comercializados todos os dias por meio de leilão de eletrônico. Esse leilão é organizado pela cooperativa Veiling Holambra que é o principal centro de comércio de flores e plantas do país.

Turismo

A cidade de Holambra além da floricultura tem como forte atividade econômica o turismo. Conhecida como cidade das flores é uma estância turística desde 1998, o título foi concedido pela EMBRATUR. Além de ser um município muito bonito Holambra oferece aos seus visitantes um pouco da cultura da Holanda através da sua arquitetura, artesanato, gastronomia, música e outros costumes culturais.

Porém, o que realmente atrai os visitantes para a cidade são as feiras das flores que são organizadas todos os anos. Os turistas se hospedam nos vários hotéis, chalés, pousadas e até mesmo numa área de camping.

Expoflora

A Expoflora é a principal feira de flores organizada em Holambra, trata-se de um evento realizado desde 1981 no mês de setembro. Trata-se da maior feira de flores e plantas ornamentais de toda a América Latina. Todos os anos esse evento atrai cerca de 300.000 visitantes.

Um dos principais objetivos dessa feira é ajudar a resgatar os aspectos culturais e sociais da cidade. A feira também ajuda a divulgar o trabalho dos moradores bem como dos primeiros imigrantes que chegaram a região. Um evento que é muito interessante para que trabalha com o comércio de flores e também para quem apenas as admira.

A História da Expoflora

A Expoflora é uma das feiras de exposição de flores mais tradicionais do mundo e como tal tem uma grande história. No primeiro ano de realização recebeu mais de 12.000 pessoas num único fim de semana. Conforme o tempo foi passando a feira foi se tornando ainda mais grandiosa e passou a ter como foco também mostrar um pouco dos costumes típicos da comunidade de imigrantes holandeses.

Um dos fatores que tornam essa feira tão rica e interessante é o fato de que toda a comunidade está envolvida seja de forma direta ou indireta. O evento foi de suma importância para que a cidade recebe o título de Estância Turística do Estado de São Paulo.

O Que Tem na Expoflora

Como já ressaltamos a Expoflora tem como um dos objetivos centrais divulgar a cultura dos imigrantes holandeses. Isso acontece através da apresentação de danças típicas, da culinária, do artesanato e outras formas de manifestação cultural.

Esse evento ainda tem Exposição de Arranjos Florais, Mostra de Paisagismo e Jardinagem entre outras atividades que permitem ao seu público se maravilhar com a beleza das belas flores de Holambra.

Os Lançamentos

Uma das coisas mais esperadas da Expoflora são os lançamentos de flores e plantas ornamentais. Mais de 300 mil pessoas passam pela feira em busca de saber o que a cidade das flores brasileira tem para apresentar como novidade. A feira se divide entre as mostras dos lançamentos no segmentos de flores e plantas ornamentais e também nas inovações do paisagismo e jardinagem.

Trabalham para fazer essa feira profissionais de áreas variadas como designers, agrônomos, arquitetos, paisagistas, decoradores entre outros profissionais. O mais interessante é que todo ano a feira Expoflora tem um tema diferente e a decoração do pavilhão é toda pensada em cima desse tema.

Sendo assim quem visita a feira em diferentes anos sempre vê novidades. Em geral a temática é representada por estruturas e esculturas feitas de flores. As intervenções como em carros, por exemplo, são um dos atrativos dessa grandiosa feira de flores.

As Feiras Para os Turistas

Quem deseja fazer um passeio turístico diferenciado pode apostar numa visita a cidade de Holambra. O turista pode comprar o ingresso para ir a exposição das flores e por um valor médio de R$ 15,00 a mais pode fazer um city tour e conhecer os campos de flores da cidade que é uma antiga colônia holandesa. Além das flores é possível se deslumbrar com os detalhes arquitetônicos que remetem aos Países Baixos.

Em geral o passeio pela cidade dura 50 minutos e o turista pode ver o resultado do cultivo das flores na Expoflora e também todo o trabalho que os moradores tem para chegar a esse resultado. Com certeza os campos de flores são uma visão linda para guardar na memória e nas fotos.

Todo ano no mês de setembro a cidade de Holambra vê o seu lindo colorido de flores encantar pessoas de todo o país. Se você gosta de estar em contato com a natureza pode e deve conhecer essa cidade que é uma estância turística no estado de São Paulo. Um pedaço da Holanda no Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Lugar encantador todas as vezes que estive aí fiquei enlouquecida com tanta beleza. Gostaria muito de ser agraciada em minha página do Facebook com suas belíssimas postagens. Por favor. um abraço, Neri Oliveira.

    Neri Pereira Silva De Oliveira 30 de Abril de 2014 23:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *