Quando o Brasil trabalha e se organiza para receber turistas e profissionais de todo o mundo para a realização da Copa do Mundo de 2014, preocupa-se também com o planejamento e a construção da infra-estrutura necessária para a realização do evento e em preparar o pessoal que trabalha em hotéis, restaurantes e outros setores para receber bem os visitantes, através de vários programas e projetos desenvolvidos pelos setores privados em parceria com o Ministério do Turismo, que oferecem cursos de outros idiomas e outras formas de capacitações.
No entanto o Ministério do Turismo também tem outras preocupações importantes com relação a realização do evento, e uma delas é o estigma do Brasil ser um destino do turismo sexual.
Estigma de destino de turismo sexual
Infelizmente o Brasil ainda é considerado com um dos importantes destinos do chamado turismo sexual no mundo e anualmente milhares de pessoas desembarcam no país atraído por este “título”. Num país tropical, junto com a cultura do lazer, de mar e sol, por muito tempo também foi vendida a imagem de permissividade, com mulheres bonitas, seminuas e muito prazer e diversão.
Assim ainda hoje recebemos turistas que vem ao país com esse objetivo, de manter relações sexuais ilícitas com adolescentes e crianças. Este é um grave problema social, que está ligado ao contexto socioeconômico local, e que vem sendo combatido pelo Ministério do Turismo em parceria com outros órgãos oficiais e privados, pois além do importante aspecto social há também a imagem do país que hoje já não condiz com essa realidade.
Campanha Nacional
O Ministério do Turismo está lançando uma campanha nacional contra o turismo sexual, que é considerado um crime, pois remete diretamente a exploração sexual de adolescentes e de crianças. A campanha é uma das prioridades do MTur, com foco na Copa do Mundo e nas olimpíadas que devem acontecer no Brasil, e assim investe em um programa de prevenção da exploração sexual relacionada ao turismo.
Inicialmente o projeto vai capacitar 94 pessoas ligadas a cadeia de turismo, para agirem de forma preventiva e denunciarem casos de turismo sexual. Estas 96 pessoas serão capacitadas também a agirem como multiplicadores e deverão disseminar o aprendizado no Distrito Federal e em 17 estados brasileiros, tendo num primeiro momento uma preocupação especial com as cidades brasileiras que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014.
Turismo Sexual
O turismo sexual é totalmente contrário a todos os objetivos e a ética que envolve o turismo, sendo reconhecidamente uma ponte para a exploração sexual infanto-juvenil causando graves problemas culturais, sociais e sanitários para as comunidades, ao contrário do desenvolvimento que é oferecido pelos projetos turísticos.
Nova imagem brasileira
É necessária uma ação vigorosa do Ministério do Turismo junto a todos os segmentos ligados ao turismo para erradicar definitivamente o turismo sexual do Brasil, oferecendo aos visitantes uma nova imagem do Brasil, vinculado a riqueza de suas diversidades culturas e suas magníficas belezas naturais, além de seu povo hospitaleiro e alegre.