Sergipe é o menor estado brasileiro que está localizado na região nordeste do país, tendo como capital a cidade de Aracaju, que também é a maior do estado. O estado faz limite com a Bahia, Alagoas e o Oceano Atlântico. Com área de pouco mais de 20 mil quilômetros quadrados, Sergipe é o sexto estado com menor população de todo o Brasil.
Algumas das Cidades Mais Conhecidas de Sergipe
Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itabaiana, Lagarto e Estância. No total são 75 cidades, os quais estão divididos em três mesorregiões, são elas: Agreste, Leste e Sertão. O nome Sergipe tem origem no tupi e significa Rio dos Siris, em uma clara referência ao Rio Sergipe.
Já foram encontrados no estado, indícios de ocupação humana datados de 9 mil anos antes de Cristo, são pinturas rupestres, ossos e cerâmicas que comprovam tal afirmação. A população de Sergipe é formada em 30% por brancos, 5% por negros e63% por pardos.
Economia de Sergipe
Em se tratando de agricultura, a principal atividade econômica de Sergipe é o cultivo da cana-de-açúcar, com uma produção de mais de um milhão de toneladas de cana a cada ano, que depois de beneficiadas chegam a produzir cerca de 50 mil toneladas de açúcar. Outros cultivos feitos em grande parte do estado são: o de mandioca, coco e laranja. A cultura de gado não é muito difundida no estado, mas há uma pequena indústria nesse setor.
No setor de recursos minerais, é explorado o petróleo, potássio, calcário e o gás natural. Sergipe é o sexto estado brasileiro na produção de petróleo, e a maior mina de potássio de toda a América Latina está localizada no estado, mais precisamente no município de Rosário do Catete, que é explorada pela Vale.
A maior empresa petrolífera do Brasil, a Petrobras, está presente no estado explorando petróleo e gás natural. O estado conta também com a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, que atende praticamente todos os donos de indústrias do estado. Em todo o estado de Sergipe existem apenas dois shoppings centers, que estão localizados na capital, Aracaju.
Cultura de Sergipe
No quesito literatura, o estado foi o berço do escritor que fundou o condoreirismo, Tobias Barreto, que é patrono de uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras. O escritor nasceu na Vila de Campos do Rio Real, que acabou tendo seu nome mudado para Tobias Barreto em uma homenagem a ele.
Na música, o estado de Sergipe se destaca pelo grupo de forró “Calcinha Preta”, que depois de ter uma de suas músicas como tema de uma novela da Rede Globo, se tornou famoso em todo o país. O grupo é de Aracaju, a capital do estado.
Por Heloisa Prado