Ouro Preto

Cidade mineira que é famosa por sua magnífica arquitetura colonial, assim podemos resumir a cidade de Ouro Preto, cidade que tem uma população de mais de 70 mil habitantes e foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO como patrimônio histórico e cultura da humanidade em 1980. O município de Ouro Preto conta com 13 distritos, sendo eles: Amarantina, Antonio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Santa Rita, Santo Antonio do Leite, Santo Antonio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silvam além de sua sede. A cidade inspirou a criação de muitas outras cidades, com o mesmo nome como Ouro Preto no Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Rondônia, inspirando também nomes de bairros e até mesmo de uma cidade nos Estados Unidos, no Estado de Indiana. Vamos ver a seguir fotos da cidade de Ouro Preto em Minas Gerais:

Ouro Preto é uma cidade localizada no estado de Minas Gerais, ex-colonia mineira da cidade, localizada na Serra do Espinhaço e denominada Patrimônio Mundial pela UNESCO devido à sua excelente arquitetura barroca.

Fundada no final do século 17, Ouro Preto foi o ponto focal da corrida do ouro no Brasil no século 18 quando o país era colônia de Portugal. A cidade tem uma arquitetura colonial bem preservada, com poucos sinais de vida urbana moderna.

As construções modernas devem aderir aos padrões históricos mantidos pela prefeitura. As igrejas dos séculos 18 e 19 decoradas com ouro e obras do escultor Aleijadinho são um dos destinos mais procurados pelos turistas.

A enorme riqueza de mineração de ouro no século 18 criou uma cidade que atraía os intelectuais da Europa. Filosofia e arte floresceu, e as provas de um renascimento do barroco chamado “Barroco Mineiro” é ilustrado na arquitetura, bem como por escultores como Aleijadinho, pintores como Mestre Athayde, autores como Lobo de Mesquita, e poetas como Tomás Gonzaga.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *