Penedo
Penedo é uma pequena cidade de mais ou menos uns 30 mil habitantes que está localizada no estado do Rio de Janeiro, essa cidade muitas vezes pode passar despercebida por quem visita o estado, uma vez que o Rio de Janeiro é repleto de um outro tipo de beleza, a beleza tropical que vai de uma ponta a outra, no entanto, isso não tira nenhum mérito dessa pequena cidade que também conta com belezas naturais e belezas urbanas.
Um outro ponto interessante é que Penedo está na parte Sul do estado carioca e muito próxima tanto da divisa com o estado de São Paulo, quanto da divisa com o estado de Minas Gerais, fazendo com que ela também seja um polo turístico acessível para ambas as regiões.
Penedo hoje vive em grande parte do turismo, apesar de ser uma cidadezinha que fica no interior do estado, ela está definitivamente na rota de atrações da região, por esse motivo a cidade conta com muitas opções de hospedagem, muitos restaurantes e lanchonetes, de todos os tipos, de todas as variedades e até de todos os preços se você procurar bem, além disso a arquitetura do seu centrinho é muito característica e peculiar, muito inspirada em tradições antigas europeias, em especial a cultura finlandesa.
Apesar de nos referirmos a Penedo como uma pequena cidade, na verdade essa área pertence ao município de Itatiaia, sim Penedo na realidade é um distrito de seu vizinho, portanto, é mais compreensível ainda o porquê Penedo tem esse ar de interior e de cidade pacata que os seus visitantes tanto procuram, ainda que em certas datas, como feriados prolongados, os seus pequenos espaços podem se tornar um pouco cheios e as vezes até caóticos.
Devemos lembrar também que em Penedo o clima é bem mais ameno, indo em contramão com o motivo pelo qual o Rio de Janeiro é famoso internacionalmente, que são as suas praias e o seu famoso estado constante de Rio 40 graus. Isso faz com que a cidadezinha se pareça até mesmo com uma estância climática. No verão pode fazer bastante calor, no entanto, o inverno é bem intenso e frio, afinal Penedo está na região da Serra da Mantiqueira.
História
A história de Penedo influencia diretamente no que ela é nos dias de hoje, isso porque o distrito começou pela idealização de alguns imigrantes Finlandeses, que queriam construir em terras mais quentes, uma nova vida, criando uma colônia, criando o seu próprio mundo e estilo de vida. Aqui o sonho era criar uma comunidade finlandesa vegetariana, um nova Finlândia longe do país tão gelado e de quebra criar um lugar onde as pessoas pudessem ter uma vida baseada em hábitos saudáveis.
A imigração dos finlandeses aconteceu depois das grandes imigrações europeias, o seu início ocorreu por volta de 1927, tendo se estendido até o final da década de 30, ainda que a partir de 1931 o ritmo já fosse bem menor. Ao todo estima-se que o número de finlandeses que vieram ao Brasil foi de mais ou menos umas 300 pessoas e todas se estabeleceram em Penedo, que na época era uma grande fazenda comprada com eles para abrigar a sua imigração.
Quando chegaram os finlandeses ao Brasil, eles começaram então a plantar e fazer um trabalho de agricultura em suas terras, tendo plantado algumas culturas diferentes, com destaque para a laranja e para o tomate, no entanto, após um tempo, o negócio passou a não ser tão prospero assim, dessa forma alguns dos imigrantes inclusive voltaram para casa na Finlândia, os que aqui continuaram venderam metade das suas terras e na outra parte começaram a investir no turismo.
O turismo realmente foi o negócio de ouro para Penedo, isso porque desde aquela época, por volta da década de 40 do século passado, já era muito comum as viagens de turismo para as cidades do interior, com isso o local passou a ser um famoso refúgio, para um merecido descanso na natureza. Isso só se tornou mais forte e bem estabelecido com o passar dos anos, uma vez que mais estradas foram sendo construídas na região, onde antes os turistas só conseguiam chegar com viagens de trem.
No ano de 1951 foi inaugurada a estrada Presidente Dutra, que interliga as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a partir dela se tornou muito mais fácil o acesso à Penedo, independente do estado, o qual o turista estivesse vindo. Com o tempo o grande hotel fazenda foi se transformando em mais pousadas e acomodações, e o espaço do turismo na cidade foi aumentando, nesta época também já existia também o Clube Finlândia o qual tinha apresentações culturais e danças típicas, o que acontece até os dias de hoje na cidade como uma forma de manter a sua identidade original.
Penedo Atualmente
Hoje o distrito de Penedo cresceu muito, em vista do que era antes em seus primeiros anos, uma colônia que começou com apenas 300 pessoas, hoje tem pouco mais de 30 mil habitantes, isso se deu, em grande parte por causa da maciça migração de pessoas de outras localidades, de outras cidades do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de outras regiões, por esse motivo o papel hoje do Clube Finlândia é ainda mais importante, pois ele conecta as pessoas as suas raízes, à sua cultura, à sua ancestral tradição, além de ser uma boa pedida para os turistas que querem conhecer um pouco mais sobre os finlandeses.
Penedo tem muitas construções que remontam a arquitetura do pais de origem dos seus imigrantes, há no centro da cidade uma mini Finlândia, que não é enorme, assim como a própria cidade também não é, mas é muito interessante e charmosa, normalmente está cheia de flores que complementam as suas casinhas coloridas essas casinhas são compostas por comércios, como lojas de souvenires, lojas de sapato, lojas de roupas e lanchonetes.
Além de todas essas atrações, Penedo também conta com belíssimas atrações naturais, isso porque tem cachoeiras que impressionam pela sua beleza e pela transparência de suas águas, no entanto, Penedo é um local onde pode fazer muito frio, principalmente por causa da sua elevada altitude, por esse motivo se você tiver interesse de se banhar nas suas cachoeiras, é mais indicado visitar a cidade nos meses de verão ou primavera, pois em um dia que não esteja tão quente, o banho de cachoeira pode ser bem difícil de encarar.
Atualmente os comerciantes e a rede hoteleira da cidade, investem principalmente em um ramo do turismo que chamamos de turismo romântico, que é o turismo para casais, onde eles ficam hospedados em pousadas ou chalés charmosos, com muitos itens que remontam o romantismo, como lareiras, acessórios de madeira, etc. Quanto aos restaurantes, à eles cabe a preparação de pratos considerados românticos, geralmente essa é a especialidade por lá, com destaque para o fondue que está presente no cardápio de muitas das atrações gastronômicas do local.
Além de tudo que o próprio distrito de Penedo oferece aos seus visitantes, ainda é possível fazer um bate volta ao Parque do Itatiaia, um dos maiores parques do Brasil, onde você pode visitar lindas cachoeiras e ver um incrível vida natural, com muitos animais, a começar pelas dezenas de macaquinhos que normalmente ficam bem perto das áreas de entrada do parque, por lá ainda existem muitas trilhas e opções de lazer, é indicado sempre consultar os agentes do parque para perguntar os locais mais seguros e onde se deve evitar.
Por fim podemos dizer que Penedo hoje é um refúgio, que é principalmente voltado para casais, mas que comporta sem nenhum problema pessoas de todas as idades, inclusive famílias com crianças, é um lugar onde você pode espairecer, relaxar e curtir um belo visual, principalmente nas acomodações mais afastadas do centro e que lhe trazem uma experiência de maior contato com a natureza.