Cidade de São Roque

Cidade de São Roque- São Paulo

Essa famosa cidade do interior do estado de São Paulo é muito conhecida no território nacional por causa dos seus vinhos, no entanto, apesar dela ter uma excelente produção dessa deliciosa bebida, essa cidade é muito mais que isso e tem muitos outros atrativos para oferecer aos seus visitantes. São Roque para quem não sabe é próximo a grande cidade de Sorocaba, inclusive é muito comum se dizer que ela faz parte do que se chama de região metropolitana de Sorocaba ou a grande região de Sorocaba.

A sua população ainda não chegou na casa dos 100 mil habitantes, mas acredita-se que essa marca não demorará muito para ser ultrapassada, portanto, São Roque pode ser considerada uma cidade pequena. Além da cidade de Sorocaba outros municípios que são próximos a São Roque são Ibiúna, Vargem Grande Paulista e também a cidade de Cotia.

São Roque fica a mais ou menos uns 60 quilômetros de distância da grande capital paulista, a cidade de São Paulo, para chegar até São Roque deve se pegar uma estrada, a mais famosa da região é a grande Rodovia Castello Branco, mas há também a estrada Raposo Tavares, a qual não conta com pedágios, mas também não tem a mesma estrutura. Lembre-se sempre antes de pegas as grandes rodovias, principalmente no estado de São Paulo, que você deve ter um dinheiro reservado para o pagamento dos pedágios.

São Roque possui uma altitude que tem uma média por volta dos seus 800 metros de elevação acima do nível do mar, isso faz com que seja uma cidade com muitos morros e montanhas uma cidade contemplada por serras, essas condições, essa serra justamente é o que contribui para que tenha uma boa produção de vinho, pois as condições tanto climáticas, quanto de solo são favoráveis para esse tipo de cultivo, para a produção da uva e consequentemente do vinho.

Muitas das famílias que tocam vinícolas e propriedades agrícolas de toda a região são imigrantes portugueses, mas não os imigrantes da época da colônia que vieram para cá explorar o Brasil, a grande maioria dos imigrantes da região de São Roque veio na onda de imigração do século XX, do início dos anos 1900.

Se você deseja ir para essa cidade para beber vinho e relaxar saiba que está procurando o lugar certo, pois as propriedades que aqui existem oferecem muitas opções de lazer, entretenimento, realizando diferentes tipos de passeios e degustações com os seus visitantes, saiba que você poderá ter uma experiência vinícola completa na cidade de São Roque.

No entanto, como mencionado anteriormente não somente das uvas e dos vinhos vive a charmosa cidade de São Roque, mas também do turismo ela se sustenta e muito. Uma das principais atrações da cidade, que é um dos seus principais apelativos é o fato de que neste município existe uma pista de ski artificial, isso mesmo uma pista de esquiar no meio do nosso Brasil tropical, esse parque se chama Ski Mountain Park.

Uma curiosidade sobre São Roque é que ela é a cidade de nascimento do grande ator de tv e de teatro, Juca de Oliveira, que além de ser um excelente e notável ator é também um grande escritor brasileiro, deve ser motivo de muito orgulho ser conterrâneo do grande Juca de Oliveira.

Quando Ir Até a Cidade

O quando ir até lá vai depender do que você pretende com o seu passeio uma vez que se você quer ver uvas nos pés das parreiras da cidade de são Roque, você definitivamente deve escolher o período do verão para ir até lá, principalmente os seus primeiros meses, que é quando os pés começam a carregar de frutas. A colheita muitas vezes se torna um verdadeiro evento e é muito comemorado, essa colheita costuma ser chamada de época de vindima.

Portal de São Roque

Portal de São Roque

Vindima inclusive se tornou um evento típico dessa cidade e que atrai milhares de turistas, acabou que o período do vindima é muito disputado sendo até mesmo necessário que você faça reservas e esse tipo de coisa tanto nas vinícolas, quanto nos hotéis com um bom tempo de antecedência. Esse evento da colheita envolve a realização de almoços especiais, festas, celebrações e até a famosa e tradicional pisada das uvas, o que acontece há séculos em muitas vinícolas espalhadas mundo a fora.

O período de carnaval também costuma ter agitação em São Roque, isso mesmo a cidade romântica das uvas, nesta época acaba por dar lugar à agitação do carnaval de rua, dos bloquinhos, da folia, da diversão, do folião, da diversão em geral, muitos turistas nesta época chegam à cidade especificamente por causa do carnaval.

Um outro evento que chama muito a atenção no município é a festa das cerejeiras que por sua vez acontece em alguma data escolhida do mês de julho todos os anos. Essa festa é muito linda e nos proporciona cenários maravilhosos, já que a cerejeira é uma das plantas mais belas e charmosas que existem, não é mesmo? A atração das cerejeiras se chama oficialmente Festival de Cerejeiras Bunkyo- Sakura Matsuri, sabe quantos pés de cerejeira aproximadamente estão plantados no local do festival? Mais ou menos uns 100 pés de cerejeira, que ficam extremamente floridos no período de inverno brasileiro.

Já quando chegam os meses de setembro e outubro, é quando se aproxima a realização de mais um evento importantíssimo na cidade, que se chama Expo Sã Roque, o que se trata de uma festa que o principal objetivo era para ser muitas negociações de animais, no entanto, as prefeituras geralmente contratam alguns shows para serem realizados durante a noite e assim arrecadam mais dinheiro. Um dos objetivos também dessa Expo São Roque, é divulgar os vinhos produzidos por eles, pelos conterrâneos da cidade. Além do vinho, um outro produto importante para a cidade que é muito comercializado nesta Expo São Roque é a alcachofra.

No mês de maio durante o outono acontece um evento diferente na cidade, esse evento se chama Romaria dos cavaleiros de São Jorge, são pessoas que são movidas pela fé em Deus. Logo em seguida no mês de junho acontece a festa italiana da cidade, o que também atrai muitas pessoas e faz circular a economia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *