A Cidade Belo Vale
Belo Vale é uma pequena cidade localizada no estado de Minas Gerais, com cerca de sete mil habitantes. Localizada no quadrilátero ferrífero, conta com grande extração de minério de ferro, mas é a agricultura que movimenta a economia da cidade, com destaque para o cultivo de tangerina pocan.
Em se tratando de pontos turísticos, a cidade possui belíssimas cachoeiras, a Fazenda Boa Esperança e o Museu do Escravo que conta com diversos objetos usados pelos feitores e Senhores de Escravos e é o único museu dedicado a escravidão existente no Brasil.
Durante a Semana Santa, são realizadas diversas apresentações na praça da cidade que é localizada em frente a igreja, há também a festa dedicada a Nossa Senhora Santana no dia 26 do mês de julho, em setembro há um rodeio, e uma semana antes do carnaval há uma festa de pré-carnaval, com um bloco chamado de “Mamãe Virei Bicha”, onde os homens se vestem de mulher.
História da Cidade
A cidade foi fundada em 1681 pelos bandeirantes e começou a ser povoada depois que foi encontrado ouro na região. Depois disso a cidade começou a ser construída, e em julho de 1735 foi erguida a igreja de Nossa Senhora Santana e a cidade que na época ainda era um arraial passou a ser chamada de Santana do Paraopeba.
A fazenda Boa Esperança foi construída de 1760 a 1780 e se tornou a residência do Barão de Paraopeba, que era dono de grande parte das terras locais. Cerca de mil escravos trabalhavam para o Barão na extração de ouro.
Muitos fazendeiros acabaram procurando um lugar melhor para suas lavouras, já que as terras do local eram muito áridas e assim acabaram dando início a um novo povoado, o de São Gonçalo. Vários povoados foram criados e acabaram dando origem a cidade que é hoje conhecida como a Comarca de Belo Vale.
A Fazenda Boa Esperança
A Fazenda Boa Esperança que foi um dos cenários da escravidão no Brasil, era a residência do Barão de Paraopeba que fazia parte da família Monteiro de Barros e Castro, possui pinturas do século XVIII de autoria do Mestre Ataíde e foi tombada como patrimônio histórico. Localizada a 6 km de Belo Vale, a fazenda possui 318 hectares e foi construída por escravos.
Dom Pedro I passou a noite na fazenda enquanto levantava fundos para proclamar a Independência do Brasil. O famoso escritor Carlos Drummond de Andrade também passou uma noite no local e ficou encantado com a beleza do lugar.
A fazenda também é o cenário de diversas lendas, o povo da região afirma que o fantasma do Barão vive vagando pela cidade, como castigo por ter maltratado muito seus escravos. A Fazenda Boa Esperança é um local com um grande valor histórico, mas precisa de ajuda para se reabilitar.
Por Heloisa Prado
Boa Tarde! Eu sou apaixonada por cidades historicas. Adoro a natureza, principalmente cachoeiras e amei as fotos de Belo Vale, um dia, com fé em Deus, irei conhecer Belo Vale , todas as cidades históricas e as com vales e cachoeiras, em Minas Gerais. Estou realmente encantada e cheguei até aqui graças as fotos que eu vi no blog de Marcelo Maximo, gostaria de deixar aqui registrado o belo trabalho deste artista que me deixou apaixonada por este estado. Um grande abraço.
Margaret Minho – Salvador/Bahia
Estas fotos nao sao de Belo Vale.