Barra do Piraí é um município que fica localizado no Estado do Rio de Janeiro e tem como principais atividades econômicas a pratica da agricultura, da pecuária e também a presença de indústrias metal-mecânicas. Dentre os pontos turísticos da cidade, destacam-se: o Beco da Carioca, as fazendas históricas de café, a Casa da Princesa, a Igreja São Benedito, o Santuário da Concórdia, a Cachoeira de Ipiabas, entre outros.
Vamos conhecer abaixo um pouco sobre alguns desses pontos turísticos:
Beco do Carioca
O Beco do Carioca é uma das ruas do bairro de Santana, onde é possível encontrar o Chafariz da Carioca. Esse chafariz foi criado no ano de 1883 e inaugurado no ano seguinte, para melhorar o problema de água encanada que os moradores da região enfrentavam.
As Fazendas Históricas De Café
Existem diversas fazendas na zona rural da cidade, sendo que existe uma rota turística chamada “Fazendas do Ciclo do Café”, onde é possível conhecer várias fazendas que fizeram parte desse período tão importante para a história do Brasil.
A primeira fazenda visitada é a Fazenda da Taquara, que foi fundada no ano de 1830, e possuí um casarão bem preservado, que ainda contém grande parte da sua mobília original.
A segunda fazenda visitada é a Fazenda São João da Prosperidade, também do ano de 1830. A visita é feita nessa fazenda tendo como guia a proprietária do local, que faz uma interpretação teatral, como se ela fosse uma moradora antiga que viveu no local, a filha do Barão do Rio Bonito.
Também existe a possibilidade de visitar a Ponte Alta, caso seja final de semana, ou sob agendamento antecipado, onde será possível encontrar vários atores vestidos de barão e baronesa, que conseguem transmitir como parte da vida durante o ciclo do café.
A visita em todas as fazendas deve ser feita com agendamento.
Casa da Princesa
Localizada na Rua Barão do Rio Bonito, a Casa da Princesa é um importante ponto da cidade, com características arquitetônicas do final do século XIX. A Casa foi uma das primeiras construções da cidade de Barra do Piraí.
Ela foi construída como uma capela para Sant’Anna, antes da finalização da Igreja, sendo inaugurado no ano de 1864, por Dom Pedro II. O primeiro batizado do povoado foi realizado no local no ano de 1870.
A construção da Casa da Princesa é muito bonita, sendo com certeza um local interessante para ser visitado. Possui guirlandas em alto relevo emoldurando suas janelas, sua fachada é voltada para as ruas, e possui um medalhão central, onde está retratada a Princesa Isabel. A princesa, quando visitava aquela região, ficava hospedada nessa casa.
No ano de 1884 a antiga capela é transformada em residência, e é doada pelo Barão a um amigo, chamado Dr. Ovídio dos Santos Mello. A casa também foi tombada como patrimônio da cidade.
Santuário da Concórdia
A Serra da Concórdia fica localizada entre o município de Barra do Piraí e o município de Valença. Esse é um Santuário criado para preservar a fauna e a flora da Serra, que possui remanescentes da Mata Atlântica. Possui cerca de 2 mil hectares de área. É uma Área de Proteção Ambiental, e pode ser visitada com agendamento prévio.
O Santuário foi criado no ano de 1992, e tem como foco principal preservar a natureza da região, que foi em grande parte exterminada durante o ciclo do café e o desenvolvimento industrial da região.
Nesse local é possível encontrar uma grande variedade botânica, possuindo diversas espécies de árvores e plantas. Além disso, conta com mais de 40 espécies de mamíferos e cerca de 250 espécies de pássaros. Possui ainda diversos riachos e cachoeiras.
Ipaibas
Ipaibas é um distrito da Barra do Piraí, e possui diversas atividades interessantes para os turistas, com contato com a natureza, ótimo restaurante e pontos bem interessantes para aproveitar o dia.
É o local perfeito para quem deseja ter contato com o estilo de vida do interior, possuindo diversos hotéis fazenda, sendo possível também passar o dia visitando locais como o túnel velho, criado no final do século XIX para escoar a produção de café.
As cachoeiras da região são famosas pela beleza, sendo a cachoeira da floresta a mais visitada. Ela é formada por duas quedas d’água e oferece aos visitantes o contato com a natureza e um banho bem relaxante.
Para os mais aventureiros, é possível praticar rapel na Pedra do Gavião.
Catedral de Sant’Anna
Essa catedral foi construída no ano de 1881 pelo terceiro Barão do Rio Bonito, e é considerada um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. No ano de 1992 ela recebeu o título de catedral.
O lado externo da igreja é pintado de branco, e tanto sua porta como suas janelas são em formato de arco, possuindo também um relógio circular que fica em seu frontão. A sua torre do Sino tem um formado pontiagudo, sendo ornamentada com desenhos em alto relevo. O piso da igreja é de tábua, e ela possui até os dias de hoje os seus bancos originais, que são em formato de cadeiras. A Igreja foi pintada completamente a mão, possuindo em metade uma pintura que lembra cortinas, e na outra metade vários desenhos de arte sacra.
Aldeia das Águas Park Resort
Se você quer passar alguns dias em um resort, essa pode ser uma boa opção para quem quer combinar calmaria com aventura.
No local encontra-se o maior toboágua do mundo, possuindo 49,9 metros de altura, o chamado Kilimanjaro, que causa sensação de queda livre. O resort conta também com piscinas de ondas, áreas infantis, hidros e saunas.
Onde se Hospedar em Barra do Piraí?
A cidade possui diversas opções de hospedagem, confira algumas delas:
- Lemes Hotel: Possui banheira de hidromassagem, restaurante, bar, estacionamento privativo, quartos com TV e vista para o jardim (em alguns quartos).
- Hotel Fazenda Arvoredo: Possui piscina ao ar livre, restaurante, bar, jardim, parque infantil, sauna, varanda térrea com vista para o jardim em todos os quartos e oferece um café da manhã continental.
- Flats do Aldeia das Águas: É Possível se hospedar em flats no Aldeia das Águas, onde há estacionamento privativo, sauna e restaurante.
Onde Comer Em Barra Do Piraí?
É possível encontrar restaurantes para almoçar e também bares para comer petiscos ou lanches na cidade, alguns deles são:
- Agnello Massas Restaurante;
- Baianos Bar;
- Bar do Marlúcio;
- Bar e Restaurante do Valdivino;
- Varandão da Barra.
Quando ir a Barra do Piraí?
É possível visitar a cidade durante o ano todo, sendo que no inverno a temperatura mínima fica em torno de 13 °C, e no verão a média é de 32 °C.
Sendo assim, o visitante deve escolher qual tipo de estação ele gosta mais, porém, como a cidade possui diversas cachoeiras, é mais recomendado que seja visitada durante o clima quente, sendo preferíveis os meses de abril a setembro.