Fundado em vinte de julho do ano de 1868, no Estado de Minas Gerais, o Muncípio de Andrelândia, este é reconhecido por vários nomes, como: Município do Turvo, Terra de André, Cidade do Turvo e Turvo. A cidade conta atualmente com o prefeito Samuel Isac Fonseca do PSDB desde o ano de 2009 para comandar o município da melhor forma possível.
A cidade estima uma população de aproximadamente treze mil habitantes, Andrelândia fica cerca de quinhentos quilômetros de distância da capital de seu estado. O clima predominante é quente e a vegetação é mista de cerrado e mata atlântida. A cidade é bem povoada e conta com oito hospitais. O turismo é o forte da cidade atualmente, pois as praças e igrejas mantêm conservado o estilo barroco da época em que a região foi desbravada, além dos casarões bem antigos que são considerados patrimônio histório do município.
As festas religiosas também são bem vistas no Estado, muitas inclusives são famosas, como: Festa de São Sebastião, Folia de Reis, Semana Santa, Festa de São Benedito, Corpus Chistri e Festa de Nossa Senhora do Porto. A região foi colonizada em consequência da exploração do ouro em Minas Gerais. O nome da cidade foi em homenagem ao fazendeiro que tinha o nome André Silveira, ele foi um dos primeiros moradores da região e que tinha a preocupação que a cidade fosse um loca culto e digno para todos os habitantes.
É uma situação norma encontrar muitos tipos de aves, peixes e insetos, também encontramos labos, raposas, cachorro do campo, jaquatirica, gato do mato, veado, pacas, micos e capivaras. As árvores que mais tem destaque na flora sao ipês, jacarandás, angicos, quaresmeiras, araucárias e cedros. A cidade sobrevive muito pela economia vinda da pecuária leiteira.
Andrelândia e sua arquitetura
A arquitetura da cidade de Andrelância é muito resaltada, muito de sua arquitetura histórica já foi perdida. A antiga câmara municipal, a cadeia da cidade, o sobrado do Barão de Cajurú eram pontos turísticos e não existem mais, o que é deveras lamentável.
Outras pessoas degradam a arquitetura histórica descaracterizando as casas coloniais, ao invés de manter o padrão no momento da reforma, muitas pessoas colocam modernas telhas que não entram em harmonia com as antigas. Ainda existem claros muitos casarões históricos como o que pertenceu ao Major Gustavo Ernesto Alves, o que foi do Visconde de Arantes que atualmente é representado com predas totalmente desgastadas.
Educação na cidade Andrelândia
Em todas as regiões a cidade é repleta de escolas, todas com acesso facilitado. Existe diferença entre o ensino nas escolas estaduais e municipais, dê preferencia as escolas estaduais para um melhor ensino, não que seja ruim o da municipal, porém nas estaduais os alunos são mais cobrados.
Curiosidades
Na cidade existem três feriados municipais (sem contar com a sexta-feira Santa), exato, feriados exclusivos, fora os oito feriados nacionais e quatro pontos facultativos. Isso quer dizer que a cidade já está no limite de feriados segundo a lei Nº 9.093, onde explica que os municípios podem somente ter no máximo quatro feriados municipais, (já incluindo o feriado da sexta-feira Santa).
Por Luiziane Acunha