De acordo com um estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE) as perspectivas para as cidades de Salvador e Porto Seguro na época de carnaval é de que venham a receber em torno de 650 mil turistas, o que deverá lotar hotéis, pousadas, pensões e também os imóveis de aluguel por temporada.
Segundo a Secretaria Municipal de Turismo da capital baiana somente nesta o numero de turistas deverá chegar a 550 mil durante os dias da festa de Momo. De acordo ainda com os dados revelados pela FIPE, no ano de 2009 foram contabilizados 610 mil turistas no carnaval da Bahia.
Outros Dados do Estudo
Segundo o levantamento feito, 65,7% dos turistas que chegam a Salvador nesta época do ano, ou seja, a maioria deles chega pelo aeroporto.
Outro dado aponta ainda que 85,3% dos turistas que vem a capital baiana no mês de fevereiro são turistas do Carnaval.
Foi apurado ainda que do total de brasileiros que viajam para Salvador buscando curtir o som do axé music no carnaval 29,4% são paulistas, 18,4% são cariocas, 7,5% são mineiros, 7,6% são brasilienses e 10% são de baianos mesmo que saem do interior em direção a capital em busca de diversão no Carnaval.
Com estes dados já dá para ver que Salvador deve ser invadido no Carnaval, mas isso não é tudo ainda tem os estrangeiros e nesse ponto os países que mais enviam turistas são Itália e Estados Unidos embora também sejam destaque as presenças de argentinos, de portugueses, de franceses, de espanhóis e também de alemães.
Hospedagens Mais Procuradas
Os meios de hospedagem mais procurados pelos turistas que chegam para o Carnaval da Bahia são os hotéis, as pousadas, os imóveis de aluguel por temporada e ainda as casas de amigos.
De acordo com Sílvio Pessoa que pé o presidente do Sindicato que representa os hotéis na semana de Carnaval a taxa de ocupação dos 22 estabelecimentos principais da capital e também do Litoral norte deve ultrapassar os 90%.
Importância da Festa para a Economia Baiana
De acordo com Domingos Leonelli que é o Secretario de Turismo do Estado esta festa de Momo é de grande importância para a economia baiana e para entender isso basta saber que os turistas devem deixar no Estado nada menos do que R$ 500 milhões de reais, dinheiro este que movimenta uma grande cadeia produtiva e que a cada ano gera mais de 200 mil empregos temporários.
Outros Meios de Transporte
Além do aeroporto chegam cerca de 80 mil visitantes pela rodoviária sendo que a maioria destes vem do interior baiano, mas também chega de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e até de São Paulo, de ônibus para curtir o Carnaval baiano. Outras 60 mil chegam pelo sistema hidroviário.