Pedro Novais assumiu oficialmente o Ministério do Turismo.
Ele tomou posse nesta segunda-feira, dia 3 de janeiro de 2011, em Brasília, numa cerimônia em que esteve presente a governadora do maranhão Roseana Sarney, o vice-presidente da República Michel temer e ainda o presidente do Senado José Sarney.
O Ministro Agradece a Confiança de Dilma
No discurso de posse o novo ministro se emocionou e agradeceu a confiança que a nova presidente do Brasil Dilma Rousseff depositou nele e afirmou estar preparado para assumir o cargo e focar o desenvolvimento das atividades de turismo no Brasil.
Segundo o novo ministro o planejamento estratégico deverá ser o instrumento de trabalho e afirmou ainda que os projetos em andamento não sofram interrupção. Isso na realidade é muito importante num momento em que todo o país está voltado para os preparativos voltados para os dois grandes eventos que acontecerão no país em 2014 e em 2016, a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos respectivamente.
Concentração de Esforços
De acordo com Pedro Novais um esforço concentrado é o que pretende promover nos próximos quatro meses no sentido de dar mais agilidade a máquina administrativa com o objetivo não só de identificar, mas também de eliminar as áreas críticas.
Pretende ainda fazer a integração da equipe com o Conselho Nacional de Turismo (CNT) e o Trade. Falou ainda em dinamizar a EMBRATUR e trabalhar para a formatação do Plano Nacional do Turismo (PNT 2011-2014)
Novais Rebate Críticas
Quanto às críticas que foram feitas em relação a sua idade, que é 80 anos, Novais afirmou ter estado hospitalizado apenas duas vezes em sua vida para tirar uma hérnia e para operar amídalas. Respondeu também de forma muito dura a acusação de uso de verba pública indevidamente. Disse ter recebido com muita alegria o convite para assumir o ministério e que esse convite foi à maior honraria de sua vida. Novais afirmou não ter cometido nenhum ato de que deva se envergonhar. Segundo ele foi alvo de calunias, ocasião em que recebeu apoio da família e de seu partido no governo.
Projetos no Ministério
Ele assume o ministério prometendo que irá trabalhar dialogando constantemente com o setor produtivo priorizando o turismo interno e trabalhando seriamente para que o Brasil venha a receber um número cada vez maior de turistas até ultrapassar a marca de 5 milhões de turistas estrangeiros.
Despedida de Luiz Barreto
Luiz Barreto que agora é ex-ministro ao transmitir o cargo a seu sucessor agradeceu a equipe técnica que o acompanhou e comemorou os resultados obtidos durante o tempo em que esteve a frente da pasta do Ministério do Turismo que ele deixa com a certeza do dever cumprido. Agradeceu o privilegio de ter podido viajando pelo país observar o poder de transformação que tem o turismo.