Nos dias 25 e 26 de novembro, próxima semana estará acontecendo na cidade de Santos em São Paulo o II Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas.
Ocasião em que estará recebendo representantes de cidades históricas, representantes da iniciativa privada e da sociedade civil de todo o país que estarão nesses dias discutindo vários temas relevantes para o segmento.
Esse evento é uma organização do Ministério do Turismo (MTur) em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Santos por intermédio da Secretaria de Turismo daquela cidade com o objetivo de debater o intercambio entre as cidades históricas.
Temas em Discussão
Serão discutidos nesse Fórum temas de relevância e que são importantes para ajudar na estruturação do turismo em localidades afins, como promoções nem cidades históricas e melhores estratégias de marketing.
Quem participar do evento terá também uma boa oportunidade de conhecer exemplos de boas praticas em alguns dos destinos que hoje são uma referencia em turismo cultural. Um painel será montado e nele estarão expostas experiências de programas de revitalização de patrimônio cultural e histórico sendo que a apresentação será feita tendo como referencia o caso de Santos.
Estratégias Conjuntas
Este é um evento que se firma já em sua segunda edição, sendo uma ocasião especial em que se pode permitir a discussão de estratégias conjuntas para este setor que está sempre necessitando de atenção e novas ações, especialmente em vista do grande crescimento que mostra a cada ano que passa.
Com a demanda, novas alternativas estão sempre sendo estudadas e agora as cidades históricas buscam intercambio e de acordo com Ricardo Moesch que é diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, este Fórum tem o objetivo de promover esse intercambio entra as principais cidades que além do acervo histórico tem também potencial turístico, qualificando dessa forma o segmento em todo o país.
A Primeira Edição do Fórum
Na primeira edição do Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas que se realizou na cidade de Olinda em Pernambuco reuniram-se nada menos do que 40 representantes de cidades históricas do Brasil para dialogar a respeito dos desafios comuns, como é o caso de segurança, de transporte nas cidades turísticas e históricas de todo o país além de outros temas de menor relevância mas que sendo comuns a todas as cidades tem como estabelecer um parâmetro para as ações a serem tomadas.
Carta de Olinda
Por ocasião do primeiro Fórum foi elaborada a Carta de Olinda com o objetivo de servir de base para a política de turismo nos municípios.
No final desse primeiro encontro foi sugerido que outros encontros de caráter técnico fossem feitos para que os participantes pudessem dar uma continuidade aos debates que haviam se iniciado em Olinda.
Os encontros aconteceram em Paranaguá em 2009 e em Pirenópolis em 2010.