Tem que Tomar Vacina para ir para Cancun?

Cancun

Cancun é uma cidade que está localizada dentro do território Mexicano, esta cidade está muito próxima a outros importantes e famosos pontos turísticos do México, como é o caso de Tulum, das ruínas maias e de diversos cenotes que são cavernas e poços subterrâneos ou não, que são uma das maiores atrações de todo o Caribe, a sua beleza é incrível, as suas águas são muito azuis ou verde água e esses locais eram considerados sagrados para o antigo povo Maia. Cancun é um local que é muito explorado pelo setor do turismo, sendo totalmente preparado para receber os seus visitantes das mais diversas partes do mundo, ele é um dos destinos mais procurados em todo o planeta, isso faz com que a sua economia e maior parte das pessoas que vivam por lá dependam dos trabalhos gerados em decorrência dessa atividade, entre outros motivos, esse é um dos principais pelo qual a cidade não fechou em meio às restrições e lockdown decorrente da pandemia do Covid 19.

Praia de Cancún

Praia de Cancún

A cidade de Cancun, assim como o México quase como um todo, permanecem abertos para os turistas de diversos locais do mundo, incluindo os turistas brasileiros, na verdade é um dos poucos lugares que nesse momento delicado ainda estão recebendo os brasileiros, isso faz com que Cancun seja ainda mais procurado do que já era pelos nossos conterrâneos. Diante disso surgem algumas perguntas sobre esse destino turístico, perguntas relacionadas a documentação, perguntas relacionadas as restrições, perguntas relacionadas aos passeios, hospedagens e alimentação, mas uma das perguntas mais importantes são aquelas que são relacionadas as questões de saúde, principalmente quando se leva em consideração que é um tempo delicado de pandemia. No caso muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as vacinas que são obrigatórias para se tomar no caso de viagem para Cancun, principalmente porque a própria vacina do Covid 19 ainda não está disponível para brasileiros de todas as idades.

Como Proceder em Relação as Vacinas em uma Viagem para Cancun?

Enfermeira com Vacina na Mão

Enfermeira com Vacina na Mão

Talvez ainda tenha muita gente que não sabe, mas existe um documento que se chama Certificado internacional de vacinação, esse certificado é obrigatório para que os turistas brasileiros possam entrar em muitos países do mundo e sem ele esses turistas poderiam ser impedidos de continuar viagem. É muito importante que as pessoas tenham conhecimento sobre isso, uma vez que é esse certificado é imprescindível em tantos lugares e poderia mudar o itinerário de um viajante. Apesar da sua importância na maior parte do mundo, especificamente no México o que inclui a cidade de Cancun, esse documento não é obrigatório, mas veja bem, apesar de não ser obrigatório ele é altamente indicado de se ter, pois facilita muito a conferencia da documentação e diminui a probabilidade de se ter algum problema nos aeroportos, principalmente em tempos de pandemia e pós pandemia. Para tirar esse documento não existem segredos ou grandes complicações, é preciso ir até um posto da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) e ele é emitido de forma gratuita.

Esse posto da ANVISA não está presente em todos os municípios do Brasil e por esse motivo talvez seja preciso ir a alguma cidade vizinha obtê-lo, mas saiba que a emissão desse certificado é gratuita, você não precisa pagar por ele, o que pode acontecer é de alguns lugares exigirem que se marque horário antes de ir até lá buscar o certificado, por isso é sempre bom pesquisar na internet antes para que não aconteçam mal entendidos e você leve a documentação necessária tudo certinho. Na internet você pode pesquisar por Certificado de vacinação internacional e escrever junto o nome da sua região, provavelmente aparecerá como resultados de buscas as informações necessárias no seu caso. Normalmente os documentos exigidos são um documento de identidade e a carteira de vacinação de uma pessoa.

No caso especifico de Cancun o cidadão brasileiro não precisar ter nenhuma vacina de forma obrigatória para fazer turismo pela cidade, porém assim como foi dito para o Certificado Internacional de Vacina, é muito indicado que você esteja com ele em mãos ou com a sua carteira de vacinação e com as suas vacinas em dia, afinal o risco não é somente para a população do local que você vai, você também precisa se prevenir de possíveis riscos para você e sua família, para isso a melhor coisa é sempre ter a sua vacinação em dia. É preciso lembrar que quem vai a uma viagem a passeio para um local diferente, passa a estar mais exposto a bactérias e vírus que o organismo dessa pessoa talvez ainda não esteja tão acostumado assim, afinal se vai criando anticorpos e imunidade em relação àquilo que temos contato, mas as doenças que em outros países podem ser leves porque aquela população já se acostumou, em outras pessoas pode ser um pouco mais forte.

Por causa de todos esses motivos é importante viajar sempre com as suas vacinas em dia, sempre com a sua saúde em dia, sempre cuidar bem da sua saúde que é o bem mais precioso de uma pessoa. Além da questão de saúde, tem a questão financeira, já que ficar doente em meio a uma viagem implica em gastos adicionais e talvez em perca de alguns dias de curtir os seus passeios e isso com certeza ninguém quer, quem viaja quer se divertir e aproveitar o máximo de coisas positivas possível. Mais uma questão que é bem relevante é relacionada aos remédios, muitas pessoas ficam em dúvida sobre levar ou não remédios em uma viagem e isso realmente vai depender.

É preciso fazer uma breve pesquisa em relação a esse assunto antes do embarque, uma vez que remédios que são considerados liberados e que podem ser comprados no Brasil sem receita médica, em outros países podem ser remédios restritos e você nesse caso precisa de receita médica tanto para embarcar no avião, quanto se for comprar por lá em alguma farmácia, é preciso consultar caso a caso, pois isso pode mudar de localidade para localidade e de medicamente para medicamento, um exemplo nesse caso é o Chile onde a maioria dos remédios que vendem no Brasil livremente só podem ser adquiridos por lá com receita de um profissional.

Considerações Finais 

Uma coisa que é preciso levar em consideração é que o momento atual em todo o mundo requer muita atenção em relação à saúde, por esse motivo alguns procedimentos que antes eram muito mais tranquilos podem estar bem mais rígidos, na dúvida leve tudo que precisar e leve até mais por precaução quando se fala em documentação, lembre-se de manter os seus documentos na bolsa que estiver com você porque eles podem ser solicitados a qualquer momento da sua viagem, seja no avião, seja no aeroporto, seja na imigração ou até mesmo em algum lugar já no México. É claro que não é aconselhável andar em todos os locais com o passaporte junto a você, principalmente pelo risco de perda do documento, mas durante a viagem tenha o seu passaporte junto a você o tempo todo, pois se os documentos ficarem guardados na mala que for despachada isso pode gerar situações complicadas e transtornos desnecessários. Mais uma dica é sempre estar atento a situação de doenças no Brasil, por exemplo, por mais que não fosse obrigatório a doença de febre amarela para entrar no México, durante o período que essa doença teve uma leve epidemia por aqui a alguns anos atrás, era comum que se pedisse para conferir se o turista estava com a vacina dessa doença em dia. Como já dito essas questões variam de acordo com o país, mas esteja sempre atento, é melhor sempre prevenir e errar talvez pelo excesso de zelo do que o contrário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Legislação do Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *