A primeira Conferencia Latino-americana e Caribenha de Geoparques, que aconteceu em Juazeiro do Norte no Ceará, se realizou no Geopark Ararip tendo o exitoso evento terminado sexta-feira, dia 19 de novembro e sendo que entre seus temas de maior importância esteve a criação de Geoparques que nada mais são do que sítios geológicos e arqueológicos que se destacam por possuirem uma grande importância, tanto culturais como histórica.
Como São Definidos
São definidos os Geoparques como áreas de expressão territorial significativa e que conta com número importante de sítios que são além de interessantes no que se refere à geologia, também de uma grande importância arqueológica, ecológica sendo ainda muito interessantes cultural e historicamente.
Os Geoparques são tema de Conferencia e se são amplamente divulgados na Europa e na Ásia, aqui já não acontece o mesmo, pois é um conceito muito pouco conhecido em toda a América Latina e também no Caribe.
Objetivo da Criação de Geoparques
Na Conferencia, com o tema “Como criar e gerir Geoparques” o assunto foi trazido à pauta com o objetivo de dar uma contribuição no sentido de que esse modelo possa ser não só implantado como difundido em todos os países da America Latina assim como também no Caribe.
A Conferência que aconteceu em sua primeira edição tem tudo para se tornar um grande evento em que se reúnem geólogos, geógrafos, especialistas em turismo, especialistas em desenvolvimento local e cultura, além dos representantes políticos do Caribe e da America Latina e educadores que também participam ativamente desse tipo de evento.
Para os Debates
Os organizadores do evento tiveram o cuidado de convidar especialistas renomados mundialmente para que se desse em alto nível os debates sobre a criação, a gestão e a proteção destes Geoparques sendo que os debates deveriam abranger também a valorização e o desenvolvimento territorial sustentável tanto do patrimônio natural quanto do patrimônio cultural.
A Conferência conta com a participação da UNESCO, das redes da Ásia-Pacífico e Européia e ainda da Rede Global de Geoparques.
Consolidação de Comitê
Tendo os Geoparques no turismo uma de suas principais formas de sustentação, o tema tem uma grande convergência com todo os tipo de atividade turística.
Durante o encontro houve boas oportunidades de observar experiências de outros países e, além disso, foi discutida a consolidação de um comitê interministerial para dar andamento ao processo. Esse comitê é que ficará encarregado de receber as novas propostas de criação de Geoparques que após receber esses encaminhamentos se encarregará de fazer uma primeira avaliação e então encaminhar essa solicitação a UNESCO.
O evento é uma promoção do Governo do Estado do Ceará, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Geopark Araripe que trabalharam em cooperação com a UNESCO.