Convenio e Cooperação
Neste final de semana Porto Alegre e Rosário, na Argentina, assinaram um convenio de cooperação em turismo. No dias 3, sexta-feira chegou à Argentina uma missão institucional e empresarial de Porto Alegre, capital gaúcha, que foi a Rosário, cidade argentina, com o objetivo de dar inicio ao processo de integração dos órgãos oficiais de turismo com o objetivo mútuo de fortalecimento do fluxo de turistas entre os dois destinos.
A Argentina, como país que faz fronteira com o Rio Grande do Sul é um dos principais emissores de visitantes estrangeiros para nosso país e para Porto Alegre em especial é um mercado estratégico no que se refere à promoção do turismo internacional.
A Comitiva
A comitiva para esse evento de grande importância para o povo gaúcho foi composta por: Luiz Fernando Moraes, secretário municipal de Turismo; Valter Negelstein, secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio; Rita Vasconcelos que é presidente da Associação Brasileira das Agencias de Viagens (ABAV-RS), além dos executivos das agencias de viagens como: Porto Van Turismo e Eventos, Rota Cultural e RZ Turismo.
Outras Atividades No Encontro
A assinatura do convenio para a colaboração no que se a ações conjuntas no setor de turismo por parte das duas cidades diretamente envolvidas que são Porto Alegre e Rosário, se deu já no primeiro dia da missão sendo que o evento se estendeu de sexta-feira até o domingo passado, dia 5 de dezembro. Participou do encontro, Miguel Lifschitz que é o intendente da cidade de Rosário.
A agenda na cidade argentina contou ainda com oficinas de apresentação dos atrativos, da estrutura turística e ainda Dops segmentos de turismo que são trabalhados pelas cidades em questão, Aconteceram também rodadas de negócios entre as operadoras e agencias de turismo de Rosário e de Porto Alegre com o objetivo de formatar roteiros e pacotes de viagens.
Aproximação Entre as Duas Cidades
Na verdade essa era uma aproximação que vinha sendo desejada faz bastante tempo, por ambas as cidades e que somente agora começa a ser formalmente feita embora o começo dessa aproximação entre a cidade de Rosário na Argentina e a capital gaúcha, Porto Alegre, tenha realmente se iniciado no mês de maio por ocasião do 4º Congresso de Turismo da Rede Mercocidades que é uma organização que reúne as cidades que pertencem ao MERCOSUL e que busca promover a integração em vários aspectos.
Esse Congresso aconteceu em Montevidéu, no Uruguai, ocasião em que Moraes se reuniu com Hector De Benedictis que é o presidente da Entidade Turística Rosário (ETR), órgão de turismo oficial de Rosário, sendo aí que realmente a aproximação começou a acontecer. Por decretos das duas municipalidades, Porto Alegre e Rosário, em 1994 as duas cidades foram declaradas cidades irmãs.