Turismo na Itália

Qualquer pessoa que pretende viajar até a Europa coloca em eu roteiro a Itália, o país conta com atrações turísticas que encantam qualquer um, possui uma cultura rica, gastronomia deliciosa e uma arquitetura impressionante.

Informações sobre a Itália

A Itália está localizada no centro-sul da Europa, e faz fronteira com a Áustria, França, Suíça e Eslovênia, sendo um roteiro perfeito conhecer tanto o país como os seus vizinhos, além dos países com fronteira em terra, também possui ilhas próximas ao seu território, como Sicília e Sardenha. Dentro do território italiano há dois Estados Independentes: O Vaticano e San Marino. O país se estende por 301.338 quilômetros quadrados e possui cerca de 60,6 milhões de habitantes.

Cultura Italiana

O país tem destaque em sua arte e cultura, sendo um país importante historicamente para a arte no geral, lá podemos encontrar esculturas, pinturas, músicas, moda, gastronomia, arquitetura e cinema bem típico do país, e através deles podemos entender um pouco mais desse local.

No território do país há pelo menos cinquenta patrimônios da humanidade declarados pela UNESCO. Todos eles são pontos turísticos de extrema beleza e que impressionam todos queos visitam.

Na arquitetura do país podem-se destacar nomes como: Gian Bernini, Donato Bramante e Francesco Borromini, cada um desses arquitetos exploraram técnicas e materiais inovadores na época em que viveram, e fizeram história com suas criações.

A literatura italiana também tem inúmeros nomes de peso, como: Boccaccio, Dante Alighieri, Giambattista Vico, Maquiavel, Umberto Eco e Antonio Gramsci, todos são autores que fizeram história em seu tempo e que são estudados e celebrados até os dias de hoje.

Um dos principais destaques italianos em meio a sua cultura é a sua arte, como pinturas e esculturas, sendo os italianos são imbatíveis. Na pintura podemos destacar: Caravaggio, Botticelli, Rafael, Ticiano e Modigliani. Já na escultura os nomes principais são Leonardo Da Vinci e Michelangelo, com certeza dois dos escultures mais famosos de todos os tempos, e que além de trabalhar com esculturas atuavam em campos da ciência e das artes no geral.

Há muitos compositores de óperas clássica italianos, alguns dele são Puccini e Rossini e Verdi e Vivaldi. Já o cinema italiano foi muito influente durante a época do neorrealismo, onde surgiram grandes nomes como: Roberto Rossellini, Luchino Visconti e Vittorio de Sica. Mas esses não são os únicos nomes do cinema italiano, outros grandes mestres do cinema são: Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Pier Paolo Pasolini, Sergio Leone, Mario Monicelli, Ettore Scola, Bernardo Bertolucci, Dino Risi, Giuseppe Tornatore e Marco Bellocchio.

Marco Bellocchio

Marco Bellocchio

Um dos maiores destaques da cultura italiana é sua gastronomia, que ganhou o mundo todo e é constantemente reproduzida. Os pratos do país variam conforme a região, mas no geral, pão, vinho, azeite, trufas e queijos são ingredientes quase indispensáveis para a maioria dos pratos servidos no país. Cada região possui suas especialidades, que variam de acordo com o clima e o tipo de terreno, além da cultura local.

As refeições geralmente são compostas por três ou quatro pratos, normalmente o antepasto é servido antes das refeições, comido com pães, depois é servido o primo piato, que geralmente é um prato composto por massa, arroz ou sopa, e ainda tem o secondo piato, que é o prato principal, composto por carne com vegetas ou salada, depois dessa refeição completa são servidas frutas, doces ou queijo, juntamente de um café que normalmente é expresso, além de uma bebida digestiva, chamada grappa ou amaro.

Clima Na Itália – Confira Qual Região Do País Irá Te Agradar Mais:

O clima com certeza é uma das condições decisivas quando vamos planejar uma viajem, já que é extremamente saber o clima do país para decidir o que levar para vestir e quais os passeios serão feitos.

A Itália é um país estreito, dessa forma incide em todo seu território a influência do mar e do clima mediterrâneo. Apesar de estreito o país é longo, dessa forma o seu norte tem um clima diferente da sua região sul. As cidades que ficam ao norte do país, como Turim e Milão, possuem um clima continental, já as cidades pertencentes à região sul possuem um clima mediterrâneo, o que aufere um verão seco e bem ensolarado.

O clima da parte litorânea da Itália é caracterizado como mediterrâneo, possuindo inverno ameno e verões bem quentes e secos, durante o inverno no país, onde neva na região norte, o clima em Nápoles, uma cidade do litoral é de cerca de 12°C. As cidades meridionais possuem um verão ameno e invernos rigorosos, influenciadas pela altitude. Nos Montes Apeninos, neva de forma constante durante o inverno, e durante os meses de agosto(na parte norte) e julho (na parte sul) o clima é mais quente.

Regiões E Províncias Da Itália

Províncias Da Itália

Províncias Da Itália

Quando vamos planejar uma viagem, precisamos conhecer as regiões do país, saber o que buscamos de turismo, o clima que preferimos e o quanto estamos dispostos a gastar. Tudo isso é possível descobrir conhecendo um pouco de cada região e cada uma das cidades que existem no país que iremos visitar. No caso da Itália, o país está dividido em 20 regiões, possuindo 110 províncias no total.

Vamos Conhecer Algumas Das Regiões Da Itália:

Piemonte: É a segunda maior região da Itália, e sua capital é a cidade de Turim, apresenta um inverno rigoroso já parte do seu território está nos Alpes, inclusive fazendo fronteira com a Suíça e a França, países esses que influenciam também na gastronomia da região.

Piemonte

Piemonte

Lombardia: Nessa região encontra-se Milão, uma das cidades mais famosas da Itália, principalmente do ponto de vista econômico. Possui algumas montanhas e lagos famoso, sendo um local com belas paisagens.

Lombardia

Lombardia

Lazio: A região de Lazio é com certeza o local ideal para os amantes da história, já que toda a região em si pode ser considerada um museu a céu aberto, com construções antigas e ruínas do Império Romano. A capital da região é a cidade de Roma.

Lazio

Lazio

Campânia: Essa é a região perfeita para os amantes da gastronomia, já que nela estão localizadas as cidades de Nápoles, Capri, Costa Amalfitana e Pompeia, conhecidas pela sua gastronomia bem particular. Nápoles é conhecida como a cidade que tem as melhores pizzas do mundo.

Campânia

Campânia

Toscana: A região também é conhecida pela sua produção de ingredientes famosos, como azeitonas e uvas, que geram azeites finos e vinhos de ótima qualidade. Além disso, na Toscana está localizada a cidade de Florença, uma das mais famosas de toda a Itália.

Toscana

Toscana

Emilia-Romanha: Essa região é perfeita para quem gosta de carros de luxo, no local há fábricas de grandes marcas famosas, como Masareti, Ferrari e Lamborghini. A região também possui a universidade mais antiga do mundo ocidental, a Alma Mater Studiorum – Universidade de Bolonha, fundada no ano de 1088.

Emilia-Romanha

Emilia-Romanha

Vêneto: Uma das cidades mais belas, e mais conhecidas do mundo, está localizada nessa região: Veneza. É um dos pontos turísticos mais importantes da Itália, recebendo anualmente mais de 60 milhões de visitantes.

Vêneto

Vêneto

Sicília: Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo, e possui uma intensa produção de ingredientes naturais e vinhos. Em seu território está o vulcão Etna, o vulcão ativo mais alto de toda a Europa, e um dos mais altos do mundo.

Sicília

Sicília

Pontos Turísticos da Itália

As diversas regiões do país são lindas, mas alguns locais delas são indispensáveis de se visitar, mesmo que seja indo até a região somente durante um dia para visitar um ponto específico. Vamos conhecer os principais pontos turísticos da Itália:

Coliseu

Coliseu

Coliseu

 O Coliseu encontra-se na Roma e é um dos mais visitados pontos turísticos da Itália. Ele está no centro da cidade e com certeza é uma visita indispensável, poucas pontos no mundo possuem tantos títulos como o local: ele é o maior anfiteatro já construído em todo o mundo, é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco e também foi eleito uma das sete maravilhas do mundo. O monumento é uma construção belíssima logo de fora, podendo ser também visitado por dentro, tanto durante o dia como em passeios noturnos.

Capela Sistina

Capela Sistina

Capela Sistina

 Tanto para os religiosos como para os que não têm muita fé, a Capela Sistina é um ponto turístico bem interessante, localizada na residência oficial do papa, o Vaticano. A arquitetura e as obras de arte da capela são admiráveis, possui obras de mestres da pintura, como Rafael e Botticelli, além disso, em seu teto existe a famosa “A criação de Adão”, uma das pinturas mais famosas do mundo feita por Michelangelo. Quem visita a Capela Sistina deve também visitar os museus do Vaticano.

Fontana di Trevi

Fontana di Trevi

Fontana di Trevi

A fonte está localizada na Piazza di Trevi, no centro da cidade de Roma. É uma das fontes mais famosas do mundo, principalmente pela tradição de se jogar uma moeda e fazer um pedido no local. As moedas jogadas na fonte são recolhidas todos os dias e doadas para a caridade. O local possui um cenário perfeito, com sua água azul e as esculturas elaboradas a sua volta.

Vulcão Vesúvio

Vulcão Vesúvio

Vulcão Vesúvio

Encontra-se na província de Nápoles, no sítio arqueológico de Pompéia. No ano de 79 o vulcão entrou em erupção e dizimou a cidade de Pompéia por inteira, a cobrindo inteiramente de cinzas. O vulcão possui uma cratera gigante, e é o único vulcão da Europa que entrou em erupção nos últimos cem anos, mais precisamente no ano de 1944. O vulcão é considerado ativo, embora esteja atualmente adormecido, e ao seu redor já foram feitas inúmeras descobertas arqueológicas.

Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

A ponte foi construída sobre o Rio Arno para ligar o Palazzo Pitti, que era residência da família Medici, e o Palazzo Vecchio, que era o centro político da cidade de Florença. É a ponte mais antiga da cidade, construída no ano de 1593, além de apresentar uma bela paisagem possui diversas lojas em sua extensão, principalmente de ourives e joalheiros.

Catedral Santa Maria del Fiore

Catedral Santa Maria del Fiore

Catedral Santa Maria del Fiore

 A Catedral, também chamada de Duomo de Florença, possui uma arquitetura chamativa, com o seu imenso Duomo, que foi considerado uma criação inovadora para a sua época, sendo a igreja a principal atração turística da cidade de Florença. A Catedral é considerada por muitos uma das igrejas mais bonitas de toda a Europa, é ainda uma das três maiores igrejas de todo o continente europeu. A igreja possui um interior rico, mas a maior parte da sua beleza está na sua parte externa, feita com mármore branco, verde e rosa chama atenção logo quando é avistada.

Torre de Pisa

Torre de Pisa

Torre de Pisa

Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, encontra-se no Piazza dei Miracoli, na província de Pisa. A torre se tornou mundialmente famosa por ter uma inclinação, causada devido ao solo argiloso e poroso sobre o qual foi construída e que não sustentou o peso total da torre. Mesmo com o defeito o solo foi drenado e sua base reforçada, dessa forma é possível subir a torre para visualizar a Piazza dei Miracoli do alto.

Piazzale Michelangelo

Piazzale Michelangelo

Piazzale Michelangelo

Essa é uma praça que homenageia o grande artista Michelangelo, localizada em uma região afastada no centro histórico de Florença, no local há uma réplica feita em bronze da famosa escultura de Davi. Como se encontra em uma colina afastada oferece uma vista panorâmica de toda Florença, sendo um ponto belíssimo para se vir o nascer ou o por do sol.

Teatro Comunal de Bolonha

Teatro Comunal de Bolonha

Teatro Comunal de Bolonha

Em italiano: Teatro Comunale di Bologna, possui uma arquitetura surpreendente feita aos moldes tradicionais dos edifícios de apresentações de óperas. Fica localizado na capital da Emilia-Romagna, que é uma cidade ideal para os amantes de músico, já que Bolonha foi a escola de grandes compositores, como Mozart.

Casa de Julieta                        

Casa de Julieta  

Casa de Julieta                 

A histórias de amor e tragédia mais famosas de todos os tempos se passam na cidade de Verona, o romance escrito por William Shakespeare: Romeu e Julieta. Próxima à cidade de Veneza, é possível visitar a cidade durante um dia. A casa de Julieta é visitada por milhares de turistas durante o ano todo, principalmente pelos casais apaixonados, que podem pendurar em grades um cadeado com as iniciais do nome de ambos. A casa conta com uma estátua de bronze de Julieta, e que carrega a lenda de quem encostar-se a seu seio terá sorte no amor. A casa por dentro possui os aposentos de Julieta, além de mostrar as suas vestimentas.

Romeu e Julieta

Romeu e Julieta

Manarola

O Parque Nacional de Cinque Terre tem como um dos seus pontos principais a vila de Manarola, que possui uma visão surpreendente, com as suas casas coloridas na costa do Mar Mediterrâneo. Todo o parque é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Pode ter certeza que visitar o local será uma escolha certeira em sua viagem, já que proporciona uma paisagem bonita e um passeio mais tranquilo.

Manarola

Manarola

Lago de Como

Esse e o terceiro maior lago do mundo, e o mais profundo do país, fica na região da Lombardia, somente a 80 km de Milão. Possui uma beleza natural inacreditável, é como um espelho de água cristalina e azul, com montanhas que o cercam. Um local tranquilo, que permite um passeio mais próximo da natureza, como fazer um cruzeiro, andar de segway, andar de bicicleta em torno do lago, ou ainda degustar vinho em uma das adegas que estão a sua margem.

Catedral de Milão

Catedral de Milão

Catedral de Milão

É uma igreja muito famosa, encontra-se entre as maiores do mundo, e fica localizada na Piazza Duomo, em Milão, na capital da Lombardia. Além da Igreja é possível visitar toda a cidade de Milão, que é uma das maiores referências mundiais em relação à moda, arte, designe e arquitetura. Milão também é importante já que a maioria dos voos brasileira pousa nela, dessa forma é uma ótima porta de entrada e ótima maneira de iniciar sua viagem.

Praça São Marcos

Praça São Marcos

Praça São Marcos

A Piazza San Marco é uma das muitas atrações da cidade de Veneza, para chegar à cidade é possível ir de trem vindo de outros grandes centros. Na Praça é possível visitar a Biblioteca Nazionale Marciana, a Basílica e a Campanille di San Marco, o Palazzo Ducale e a Torre Dell’Orologio. A praça também está localizada em frente ao Grande Canal de Veneza, o seu principal cartão postal.

Dolomitas

Dolomitas

Dolomitas

As Dolomitas são uma cadeia de montanhas no norte do país, possui estações de eki, resorts, e diversos programas para os amantes do frio, com temperaturas que podem chegar a -9 ºC. Há diversos locais para se visitar nas Dolomitas, várias cidades e vilarejos que se encontram nas montanhas. O local possui um charme europeu, e mexe com nosso imaginário de brasileiro que não tem acesso a locais com neve, sendo uma experiência perfeita para se vivenciar.

Dicas De Viagem Úteis Sobre a Itália

  • Crie um roteiro diversificado: A Itália é um país que reúne milhões de turistas por anos, por isso, restringir a sua viagem ao país a grandes centros próximos dos pontos turísticos é pedir para estar cercado de turistas o tempo todo, com restaurantes que cobram preços algumas vezes abusivos e comida nem tão boa assim. Por isso, é preciso buscar por locais mais afastados, onde os restaurantes com certeza terão um preço justo e ótima qualidade, e as paisagens podem ser mais belas e mais tranquilas.
  • De prioridade as regiões de seu maior interesse: Olhando no mapa a Itália parece sim um país muito pequeno, mas com certeza você não conseguirá desfrutar de tudo que ele tem em uma viagem curta, para isso seria necessário ao menos um mês no local. Por isso, priorize as regiões que você tem mais interesse, diminuindo assim as cidades que pretende visitar e os pontos turísticos, pois em caso contrário, você não conseguirá desfrutar bem de nenhuma das atrações. Para isso, escolha as cidades que você mais deseja visitar, o mais interessante é escolher mais ou menos 4 cidades base, onde você irá dormir, e então nas cidades próximas é possível fazer um bate e volta de trem.
  • Se escolher trocar de hotel com frequência, tome cuidado: Cada mudança de hotel consome mais ou menos metade de um dia, isso porque fazer o check in e o check out demanda tempo e sua presença no local durante um horário do dia que você poderia estar aproveitando algo do país. A dica é trocar de hotel somente se o local que você pretende ir for a mais de 100 km do local que você está considerando que depois você não irá mais visitar cidades na atual região.

  • Escolhendo o hotel: Outra dica é não considerar as estrelas do hotel, já que é um método um pouco ultrapassado e na realidade não irá te mostrar como o local é, o melhor é procurar por recomendações ou reclamações sobre o local na internet. Para escolher o hotel, de prioridade para os que estão localizados próximo das linhas de trem, mesmo que esteja localizada longe dos grandes centros, dessa forma pode ser que você economize e também tenha facilidade na hora de locomoção.
  • Escolha bem os seus passeios: A Itália é um país que tem atrações que combinam com todos os tipos de turistas, ideal para os amantes de arte, de tranquilidade, da natureza, de passeios luxuosos e de grandes centros, enfim, é possível programar um roteiro com o que você gosta mais, já que não tem sentido passar o dia visitando museus se o seu desejo é estar na praia. Outra dica é comprar os ingressos antecipados para visitar grandes atrações, isso evita a espera na fila que é sempre chata, e também irá lhe dar mais tempo para conhecer outros locais.
  • Como se locomover na Itália? Essa é uma pergunta que tem várias respostas, já que alguns locais só são possíveis chegar de carro, e outro não se pode ir de carro, por isso, o ideal é alugar carro para os dias que você irá fazer passeios longos dentro de uma mesma região, e trem no caso de distâncias maiores, como ir de Milão até Veneza no mesmo dia. Dentro da cidade a melhor opção é fazer uma caminhada, alugar uma bicicleta ou usar ônibus.
  • Como escolher os restaurantes? Quem vai para a Itália com certeza está esperando comer muito bem, já que o país é mundialmente conhecido pela sua culinária, dessa forma é claro que alguns restaurantes cobram preços abusivos dos turistas, e muitas vezes a comida nem é tão impressionante assim. A melhor dica é pesquisar antes quais restaurantes são recomendados por turistas que já visitaram o país, normalmente restaurantes pequenos e mais frequentados pelos moradores da cidade são a melhor opção. Dessa forma, sabendo qual restaurante você irá visitar evita que gaste muito em um restaurante que não seja tão bom na hora da fome.

Vale a Pena Conhecer a Itália?

Bandeira da Itália

Bandeira da Itália

Tem dúvidas ainda se vale a pena conhecer a Itália? Pois a resposta certamente é sim.

Para se ter uma ideia, mais da metade dos patrimônios histórico-artísticos do mundo ficam na Itália, o país consegue reunir beleza histórica, artista e natural tudo localizado em distâncias não tão longas, o que possibilita que você visite regiões históricas, belezas naturais e grandes centros durante a sua viagem.

É um país que agrada a todos os gostos, e ter a oportunidade de visitá-lo irá lhe render uma experiência incrível, conhecendo costumes de um povo muito bem receptivo com turistas. É o país de grande nome das artes, da literatura e da gastronomia.

Por isso tudo que foi mostrado aqui, não pense duas vezes quando estiver programando uma viagem e escolha a Itália como seu novo destino!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Europa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *