Inglaterra
A Inglaterra conta atualmente com cerca de 56 milhões de habitantes, é um país que faz parte da União Europeia e está localizado mais precisamente na Grã-Bretanha, além disso é a nação que encabeça o Reino Unido. Sua língua oficial é o inglês, foi a língua que deu origem ao inglês americano e que é a mais falada no mundo atualmente. É um país rico em história, esteve presente em muitos dos grandes momentos da humanidade nos últimos 2 mil anos.
É um país monárquico que conta com a família real mais famosa do mundo, mantém suas tradições ao mesmo tempo que tenta sempre se atualizar. É uma das nações mais desenvolvidas da atualidade, mais bem estabelecida economicamente e apesar de fazer parte da União Europeia conta com a sua própria moeda, que uma das mais valiosas do mundo, sendo inclusive de maior valor que o dólar americano.
Grã Bretanha
Grã Bretanha é o nome dado à ilha onde está localizada a Inglaterra, esta ilha faz parte de um arquipélago com aproximadamente 6 mil ilhas, onde também está situada a Irlanda. É uma porção de terra de grande extensão territorial, mais de 200 quilômetros quadrados A ilha está localizada ao norte do continente europeu e nela estão 3 dos 4 países que compõe o importante Reino Unido. Os países são Inglaterra na região sul, País de Gales na região oeste e Escócia na região norte. A população total é de cerca de 70 milhões de habitantes.
Reino Unido
Reino Unido é conhecido em inglês como United Kingdom, cuja sigla é UK. O Reino Unido se trata de um grupo de países que formam um Estado soberano formado pela Grã Bretanha, seus países componentes e a Irlanda do Norte que está localizada em outra ilha vizinha. Esses são os seus principais membros, entretanto também fazem parte do Reino Unido diversas ilhas menores ao longo da costa, nos entornos desses países.
O Reino Unido é todo localizado no mar, apenas faz uma fronteira por terra com o vizinho localizado na mesma ilha, a República da Irlanda, que conquistou sua independência no ano de 1921 após dois anos de guerra com a coroa britânica. O Reino Unido concedeu a sua independência com a condição de que as províncias ao norte continuassem parte do Estado soberano, por este motivo o país é dividido em dois.
O Estado possuiu muitos territórios espalhados ao redor do mundo, na época do grande Império Britânico, possuía terras na África, Ásia e América, onde foi o fundador das colônias que mais tarde originou o atual Estados Unidos da América. Hoje de todos os territórios conquistados lhe sobram apenas 14, parecem muitos mas pense que o império britânico já possuiu cerca de um quarto da superfície terrestre. Considerando esses números, o antigo império britânico foi o maior império já existente, com o maior domínio territorial até hoje já registrado.
A sua ocupação mundial, é um dos motivos o qual o inglês é a língua mais falada no mundo até os dias atuais, pois a coroa britânica influenciou muito as suas colônias, não somente na área linguística, mas também nos costumes, na maneira de se vestir, na área gastronômica, etc.
Países Semi Subordinados Ao Reino Unido
Acredite ou não, ainda hoje há nações fora do território da Grã Bretanha e Irlanda do Norte que ainda são subordinadas, pelo menos teoricamente ao Reino Unido, há algumas diferentes classificações quanto à classe em que estão enquadradas essas nações, são elas:
- As dependências da coroa britânica;
- Os reinos de Commonwealt;
- Os departamentos ultramarinos britânicos.
Nestes a chefe de Estado é a Rainha Elizabeth II. Como chefe de Estado ela tem uma função mais festiva, sendo necessária sua presença ou de um representante em cerimonias oficiais e também quando há formalidades protocoladas, em alguns casos a Inglaterra é quem comanda as relações externas e no caso dos departamentos ultramarinos, compartilham até a mesma moeda.
Apesar de ser a soberana dessas nações, a rainha britânica não influencia muito nas decisões nacionais nos respectivos territórios. O sistema de governo é a monarquia parlamentarista que consiste em um governador geral que representa a rainha, no entanto, esse governador geral é alguém que tem histórico na vida pública, é alguém interessado no melhor para seu país e que possui aprovação popular. Ele não é eleito, mas indicado para ocupar o cargo de governador pelo primeiro ministro do país.
O primeiro ministro por sua vez tem a função de fazer a gestão do governo, escolher os seus membros, indicar e exonerar funcionários políticos de seu cargo de acordo com seu desempenho.
Os países que fazem parte da comunidade das nações ou reinos de Commonwealt, cuja líder é a rainha Elizabeth II são:
- Antígua e Barbuda;
- Austrália;
- Nova Zelândia;
- Bahamas;
- Barbados;
- Belize;
- Canadá;
- Granada;
- Jamaica;
- Papua Nova Guiné;
- Ilhas Salomão;
- Santa Lúcia;
- São Cristóvão e Neves;
- São Vicente e Granadinas;
- Reino Unido;
Os Departamentos Ultramarinos São:
- Aguilla;
- Bermudas;
- Geórgia do Sul e Sandwich do Sul;
- Ilhas Cayman;
- Falkland (Malvinas);
- Pitcairn;
- Turks e Caícos;
- Ilhas Virgens Britânicas;
- Gibraltar;
- Montserrat;
- Território de Santa Helena;
- Território Britânico da Antártida;
- Território Britânico do Oceano índico.
Nações consideradas dependências da coroa britânica:
- Ilhas do Canal;
- Jersey;
- Guernsey;
- Ilha de Man.
Moeda Inglesa
Para quem deseja visitar esse país histórico é interessante saber que ele possui uma moeda única, que é Libra esterlina ou Pound Sterling, e são necessários 100 penny ou pence para que se tenha 1 libra esterlina. Todo o Reino Unido utiliza essa moeda que é a mais antiga do mundo em circulação.
Nas nações unidas inglesas fora do Reino Unido, os domínios ultramarinos também utilizam essa moeda. Nos outros tipos de tratados como as nações associadas de Commonwealt e as dependências da coroa, são usadas moedas diferentes da usada na Inglaterra.
Valor da Libra Esterlina
A libra esterlina hoje é uma das moedas de mais valor no mundo todo perdendo apenas para algumas moedas que não possuem muita circulação. Uma pergunta que muitas pessoas fazem é porque a Inglaterra não adotou o Euro como moeda oficial, assim como outros países pertencentes à União Europeia, a resposta é que os bancos ingleses, que são altamente consolidados no mercado e com muita influência econômica no mundo todo, preferiram manter a sua moeda tradicional, assim eles podem controlar melhor as taxas de câmbio, os juros relacionados ao dinheiro e sua valorização ou desvalorização.
Além de tudo isso os ingleses são um povo muito tradicional e manter a sua moeda, a mais antiga do mundo, é em grande parte uma questão cultural. Por fim é preciso dizer que a economia da Inglaterra é muito sólida, os investidores têm uma alta confiança no país, tudo isso em conjunto faz que o seu valor seja sempre superior ao do dólar e do euro.
Taxa de Cambio
Os valores comerciais do dinheiro são diferentes dos valores turísticos do dinheiro. Isso porque o valor comercial é definido pelas transações comerciais e cambiais. O valor da moeda para turismo é mais alto pois sobre esse valor estão taxas de transporte até o país, valores de armazenamento, valores de segurança, entre outros encargos que são cobradas sobre ela.
Turismo na Inglaterra
A Inglaterra é um dos países mais visitados e procurados do mundo, oferece aos seus turistas todo tipo de turismo, desde o turismo natural, turismo histórico, turismo cultural, turismo urbano e até mesmo o turismo musical ao longo de seus mais de 130 quilômetros quadrados. A seguir conheça um pouco mais sobre os principais pontos turísticos da Inglaterra.
Londres
A cidade de Londres é capital Inglesa e onde vive toda a família real britânica. É uma cidade milenar e sua fundação remonta ao período do Império Romano, quando foi fundada sob o nome de Londíneo, dado pelos próprios romanos. Sua fundação data do século I e por muito tempo foi a capital da região da Britânia romana. Além de tudo isso é a capital de todo o Estado do Reino Unido.
A cidade antiga ainda vive, em meio a construções de muito antigas, ao redor dessa cidade que hoje já é uma cidade global, título que divide com outras grandes cidades como Nova York, Tóquio e Paris.
No centro de Londres encontra-se um local chamado de The city of London ou The square mile que significa A milha quadrada, neste local as suas construções e seu núcleo medieval ainda permanece.
A Londres globalizada como vemos cresceu ao redor desse centro e hoje é uma cidade de aproximadamente 10 milhões de habitantes, o que faz de Londres uma das cidades mais populosas de toda a Europa e que ainda possui uma extensa região administrativa além de seu centro medieval. Ao se considerar toda a sua área metropolitana o número de habitantes pode vir a se aproximar aos 15 milhões.
Metrô
O metrô de Londres ou London Underground como é conhecido pelos londrinos, é a rede ferroviária mais antiga do mundo. Conta ainda com outros apelidos como The tube, Tube, The Underground ou apenas Underground. Ele não atende apenas a área metropolitana de Londres mas também algumas cidades vizinhas como Essex, Hertfordshire e Buckinghamshire.
Não é apenas a rede de metro mais antiga do mundo, mas também a mais extensa rede existente no planeta. Apesar do seu nome não é toda a sua extensão que é subterrânea, uma grande porcentagem de suas linhas é superficial. Foi fundado em 10 de janeiro de 1863 sob o nome de Metropolitan Railway e a partir desse nome surgiu o termo metrô tão utilizado na atualidade.
O metro possui 268 estações ao longo de seus 400 quilômetros aproximados de trilhos. Hoje ele é comandado por um administrador ou comissário nomeado pelo prefeito da cidade, faz parte dos sistemas de transportes públicos de Londres. É uma boa oportunidade ao turista para se deslocar de maneira barata e rápida. Possui muita facilidade de localização, facilitando a vida dos que ainda se sentem perdidos nessa grande cidade.
A maior estação da cidade é Estação King’s Cross e St Pancras. Neste local saem muitas linhas do metrô londrino, entre elas: Circle line, Hammersmith & City line, Metropolitan line, Northern line, Piccadilly line e Victoria line. Esta estação de trens, St. Pancreas é a que faz o percurso que leva até a cidade de Paris, através de canais subterrâneos que passam no meio do canal da mancha, a bordo de trens de alta velocidade.
Um dos seus principais significados históricos é ter sido abrigo e salvado a vida de milhões de ingleses durante os bombardeios alemães na segunda Guerra mundial, no qual os cidadãos que ali se abrigaram saíram vivos.
Para a identificação do metro cada linha possui uma coloração diferenciada. Esse sistema colorido facilita a vida dos usuários que podem identificar com mais facilidade qual caminho devem pegar. Por fim, o metro que é utilizado por milhões de pessoas anualmente, facilita muito a vida do turista e dos próprios londrinos, é um meio de transporte rápido que não depende de transito ou de mal tempo, portanto vale o seu preço.
Patrimônios Mundiais Da Humanidade- Londres
Na cidade de Londres, na região da Grande Londres existem quatro dos Patrimônios mundiais da humanidade, o que é muito coerente com toda a história e tempo dessa cidade, o surpreendente é que não existam ainda mais. A seguir um breve resumo sobre cada um deles.
Torre de Londres
A Torre de Londres é uma importante construção histórica que existe desde 1066 e que foi criada para comemorar a ocupação normanda sobre o território inglês. A construção que recebe esse nome na verdade é um castelo e uma fortaleza usado ao longo dos séculos para diversos fins, no entanto um dos mais recorrentes foi sua utilização como prisão. Torre branca é mais especificamente o nome que recebe o principal castelo que está dentro dos seus muros.
Essa Torre inicialmente foi uma residência real, mas a partir do século II passou a ser utilizada também como prisão, este local é onde ficavam prisioneiros importantes, prisioneiros ricos ou com família real. Pessoas importantes como Ana Bolena, uma das rainhas mais importantes e controversas da história foi aprisionada a executada dentro dos limites da Torre de Londres.
A Torre também serviu para outros fins, por exemplo, foi local de tortura em alguns reinados, foi o guarda roupa real, onde era armazenado todo tipo de roupa de gala, ou roupa real, inclusive de sua guarda. Este local também foi onde algumas rainhas, inclusive a rainha Mary Tudor, filha de Henrique VIII, se preparou e aguardou pela coroação. Além disso, foi usado como Casa da moeda, como guarda das joias da coroa e como sede dos fuzileiros britânicos. No local também funciona um museu, uma mostra sobre a coroa britânica que inclui a exibição das armaduras dos mais importantes reis ingleses.
Uma outra curiosidade sobre a Torre, foi que em seus domínios foram mantidos muitos animais selvagens, isso mesmo, em seus registros constam leões, babuínos e até mesmo um urso. Por certo tempo, em algumas das construções dentro do complexo da Torre de Londres foi mantido uma espécie de zoológico, onde ficaram alguns animais exóticos que chegavam como presente de outros reis. Isso durou até meados do século XIX quando todos os animais foram transferidos para o zoológico de Londres, ou quase todos.
Atualmente cerca de 8 corvos são mantidos na Torre e tratados como verdadeiramente visitas reais, são 6 oficiais e 2 reservas, isso porque há uma lenda que diz que se eles escaparam, se não houver corvos na torre, toda a Inglaterra cairia em declínio, traduzindo fielmente a lenda diz que o reino ruiria. É realmente uma lenda muito estranha, mas ninguém quer pagar para ver então os corvos tem tratamento real por lá. Cada um possui sua própria fitinha de identificação, menos um que gosta de chamar atenção e vive se fingindo de morto.
Em 1988 ganhou o título de Patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, devido à sua grande importância histórica e seu papel ao longo dos anos. Infelizmente é também um patrimônio ameaçado pois os prédios e grandes construções que vem sendo erguidas em locais próximos tem trazido riscos à sua estrutura.
É um dos locais mais visitados da cidade e sua visita que possui um dos ingressos mais caros dentre as atrações turísticas realmente vale a pena., por toda sua carga cultural e histórica. O passeio ainda pode ser mais interessante quando acompanhado de um guia do local.
O endereço da Torre é London EC3N 4AB, United Kingdom, para chegar até lá você pode ir de metrô até a estação Tower Hill (Circle e District Line), e também pode comprar seu ingresso antecipado no site oficial, algumas vezes o antecipado sai em um valor mais em conta, com cerca de 10% de desconto. O valor é aproximadamente 100 reais, variando com a cotação da moeda.
Jardins Botânicos Reais De Kew
Os Jardins de Kew ficam na cidade de Londres e foram considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO no ano de 2003, pela sua importância cultural e cientifica. Dentro de sua área funcionam alguns institutos de pesquisa de ciências naturais sendo altamente avançados neste campo.
A origem do seu nome é porque inicialmente o jardim foi produzido em um local chamado Kew Park, e foi construído a mandado de um grande lorde e alguns anos depois foi expandido por causa da iniciativa da princesa Augusta Saxe
Passou pela direção de outros monarcas até atingir a estrutura que possui hoje, com cerca de 120 hectares, com uma imensidade de espécies de plantas, árvores, vegetais e flores. Um dos grandes pontos de visita dentro do Jardim de Kew é a Palm House. Uma grande estrutura que forma uma estufa e que foi completamente inovadora para sua época. As grandes estufas foram construídas no reinado da rainha Vitória.
Atualmente é uma das grandes atrações turísticas da cidade de Londres, além de ser um centro de referência na área de jardinagem, na área botânica e de todos os estudos científicos em geral. Nele está localizado um importante herbário que conta com mais de 7 milhões de espécies diferentes e um banco de sementes, que é chamado de Banco de sementes do milênio, que conta inclusive com sementes de plantas ameaçadas ou em extinção.
Palácio de Westminster
O Palácio de Westminster hoje também é conhecido como a Casa do Parlamento inglês pois abriga as discussões políticas e parlamentares, abriga a Câmara dos comuns e a câmara dos lordes. A câmara dos comuns é composta por políticos eleitos que seriam o equivalente aos deputados que conhecemos no Brasil. A câmara dos lordes é ocupada por pessoas nobres de nascimento, atualmente essa câmara é muito menos influente do que a porção eleita dos comuns os quais tomam as principais decisões. Esta última é composta por mais de 700 membros da nobreza e alguns poucos membros espirituais da igreja inglesa, mas esses cargos espirituais não são vitalícios, duram enquanto durar o cargo eclesiástico ao contrário do cargo nobre que é para a vida toda.
Esse palácio já foi a casa oficial dos monarcas por certo tempo, mas há muitos anos funciona como a sede das decisões políticas britânicas. Foi erguido por volta do século I, no entanto sua estrutura como conhecemos hoje foi construída a partir do século II. Dentro dos limites do palácio encontram-se a Abadia de Westminster e a igreja de Santa Margarida.
A localização desta maravilha histórica é a margem do importante Rio Tâmisa, mais especificamente no bairro central que se chama cidade de Westminster. Fica ao longo da rua White hall, uma das mais importantes ruas da Inglaterra.
Neste edifício há diversas torres entre elas, a torre Elizabeth e a torre Vitória são as mais importantes. A torre Vitória tem 98 metros de altura e foi construída em homenagem à monarca Vitória, uma das mais importantes da história da coroa britânica.
A torre Elizabeth mede 96 metros de altura e foi assim nomeada no ano de 2012 em homenagem à comemoração dos 60 da coroação de Elizabeth II, atual rainha inglesa. No entanto, no conhecimento popular essa torre é mais conhecida mundialmente como Big Ben ou Torre do relógio e é nada menos que um dos maiores cartões postais da cidade.
Para visitar o local indica-se ir nos dois meses de verão quando fica aberta aos visitantes enquanto os parlamentares estão de férias. Preferencialmente o ingresso deve ser reservado antecipadamente. Durante os meses de trabalho dos parlamentares os turistas estrangeiros podem visitar quando sobram ingressos para ver as audiências públicas, mas esses ingressos devem ser comprados no dia e só são vendidos quando sobram a cota dos cidadãos britânicos. E ainda que fiquem na fila, não garantia de ainda existirem lugares quando chegar a sua vez.
Abadia de Westminster
A abadia de Westminster fica logo ao lado do Palácio de Westminster, é considerada por muitas pessoas a igreja mais importante de todo o país. É o local da maioria das coroações e sepultamentos dos reis e rainhas ingleses. Tem centenas de anos de idade, mas a construção como vemos hoje, inclusive com tendências góticas começou a ser erguida no século XIII. Justamente como o Palácio homônimo, é Patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Igreja de Santa Margarida
Esta é uma igreja anglicana que atualmente faz parte dos domínios do Palácio de Westminster, fica ao lado da abadia de Westminster. E atualmente é um local onde acontecem casamentos de nobres e pessoas importantes no país. Juntamente com o Palácio do qual faz parte e com Abadia de Westminster é um Patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Greenwich
Greenwich é um bairro londrino que é considerado um dos patrimônios da humanidade pela UNESCO. Neste local está o marco 0 da longitude do planeta, é ponto de início que divide leste e oeste. O meridiano passa especificamente pelo Observatório real de Greenwich.
É um bairro de uma grande importância histórica naval e cultural o que o levou a receber o título da UNESCO. Neste local ainda existe um museu naval que conta com itens marítimos que passam desde artefatos pertencentes à Cristóvão Colombo até artefatos do Titanic. No meio do bairro está um importante navio para a marinha britânica, que foi criado para que se chegasse mais rápido até a China, local onde inicialmente importavam o famoso item da cultura inglesa, os chás.
Há ainda o Greenwich Park, construído no século XVII e um dos mais bonitos de toda a Inglaterra. No bairro também existia um palácio, hoje já demolido que foi onde nasceram a rainha Mary e a Rainha Elizabeth I, filhas do famoso e controverso Henrique VII e de suas esposas, Catarina de Aragão e Ana Bolena, respectivamente.
Outros Importantes Pontos Turísticos- Londres
Apesar dos sítios considerados patrimônios da UNESCO há muitas outras atrações que podem ser visitadas em Londres, a seguir estão algumas delas.
Palácio de Buckingham
O palácio de Buckingham é a algumas gerações a morada oficial dos reis e rainhas. É onde a rainha Elizabeth II mora atualmente ao lado de seu marido o Príncipe Philip. Geralmente os grandes eventos de Estado ocorrem neste local, as mais importantes cerimonias. É onde a família real faz seus pronunciamentos.
Ao contrário de outros itens da nossa lista, ele não é tão antigo quanto pensasse que seja, foi inaugurado no início do século XIX, enquanto outros palácios da capital possuem quase mil anos de idade. Foi inicialmente construído como residência oficial do 1º duque de Buckingham, mas 1761 foi comprado pelo rei Jorge para ser residência oficial de sua rainha, a rainha Carlota. Foi no reinado da rainha Vitória que se tornou residência oficial dos monarcas ingleses. Tendo sido desde a sua inauguração reformado e ampliado, desde 1913 possui a forma como vemos hoje.
London Eye
London eye é o nome dado a mais famosa roda gigante da Inglaterra e muitos dizem, a mais famosa roda gigante de todo o mundo moderno, por muito tempo inclusive foi a maior do mundo com seus 135 metros de altura. Também é conhecida como roda do milênio, por que sua inauguração aconteceu na passagem entre o ano de 1999 e o ano 2000, feita pelo então ministro inglês Tony Blair, mas por problemas técnicos os passeios abertos ao público passaram a funcionar apenas em fevereiro de 2000.
Está localizado próximo ao parlamento inglês e, portanto, próximo ao Big Ben, possui uma vista privilegiada de toda a cidade, uma vista em 360 graus, mas há quem diga que a vista mais bonita é de quem está no solo firme observando a roda gigante ao fundo, principalmente durante a noite quando é iluminada.
A volta completa na London Eye dura cerca de 30 minutos e você pode comprar vários tipos de ingresso, desde os mais simples, até reservar cabines particulares com serviço de buffet. As cabines são amplamente seguras e fechadas.
Inicialmente tinha prazo de funcionamento de 5 anos, mas a atração agradou tanto aos turistas e aos londrinos que ganhou uma licença vitalícia. Houve muita especulação quanto ao valor do aluguel do terreno e sobre qual seria a empresa a administrar a atração, mas tudo foi resolvido e hoje funciona a pleno vapor.
Piccadilly Circus
É um dos pontos turísticos mais famosos e procurados de Londres, apesar do nome se parecer com a palavra circo em inglês, essa atração nada mais é do que uma praça onde se cruzam importantes ruas londrinas, são elas a Regent’s Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly a rua que liga Piccadilly Circus até o parque central de nome Hyde Park e a Haymarket.
Está localizada na região do Palácio de Westminster. É uma região comercial que teve seu ápice na década de 60, no local há inúmeros restaurantes e pontos turísticos como muitos teatros ingleses. É um ponto onde se vê a arquitetura inglesa em seu esplendor.
Para chegar até lá há duas linhas de metrô, a Piccadilly circus line e a Bakerloo line, a estação que se deve descer possui o mesmo nome, Piccadilly circus.
Catedral de São Paulo
Essa catedral tem sua inauguração no século XVII e desde então é uma das mais importantes igrejas dedicadas à São Paulo. É uma igreja anglicana, que está localizada na região de Ludgate Hill e segundo as lendas o local foi construído onde uma vez foi um templo romano.
É muito famosa pois foi o local onde aconteceu o casamento do príncipe Charles e da princesa Diana, que foi um verdadeiro evento histórico, principalmente pela popularidade da princesa, uma das mais queridas personalidades que já passaram pela família real britânica.
Essa igreja também oferece uma bela vista da cidade de Londres e possui a segunda maior cúpula de igrejas no mundo, perdendo apenas para a catedral de são Pedro, que fica no Vaticano em Roma.
Tower Bridge
Um dos maiores símbolos da Inglaterra é sem dúvidas a Tower Bridge. Essa ponte está localizada sobre o rio Tâmisa e está muito próxima à Torre de Londres. Possui altura de 42 metros e 244 metros de comprimento. É um ponto crucial para o tráfego da cidade, sendo que milhares de veículos passam por ela diariamente.
Foi inaugurada em 1894, quando com a expansão e desenvolvimento da cidade eram necessários meios de locomoção mais práticos a seus residentes. Possui uma passarela levadiça que hoje está permanentemente abaixada e onde encontra-se uma exposição de história sobre a ponte e a capital inglesa. Para chegar até lá deve-se descer na estação de metrô Tower Hill.
London Bridge
A mais antiga ponte de Londres a ligar as duas margens do rio que corta essa capital, o rio Tâmisa. Foi construída a centenas de anos e por vezes foi destruída e reconstruída. Foi muito importante no desenvolvimento da cidade. Não confundir seu nome com a Tower bridge pois ao confundir você pode ir parar em um diferente ponto da cidade.
Trafalgar Square
É uma das praças mais visitadas da cidade e que foi criada para celebrar a vitória inglesa sobre as tropas de Napoleão Bonaparte. Em geral, as celebrações de final de ano oficiais da Inglaterra ocorrem nesse local, tanto a árvore de natal oficial quanto as festividades de ano novo.
Uma curiosidade sobre esse local é que a première do último filme da saga Harry Potter, um importante filme inglês, um dos filmes mais vistos de todos os tempos e que marcou uma geração, foi realizada nesta praça, foi a única vez que um evento assim ocorreu neste local.
Estação de Hogwarts
A famosa plataforma 9 3/4 ficou mundialmente conhecida por causa dos filmes da saga Harry Potter, onde o famoso bruxinho pegava o trem para a sua escola de magia neste local. Qual a criança da geração de Harry não sonhou em pegar esse trem? Com certeza quase todas elas.
Essa plataforma foi criada como uma homenagem à série de livros e filmes e está localizada de fato próximo a plataforma 9, na estação King Cross. Se chegar ao local e tiver alguma dificuldade de encontrar pode perguntar a qualquer funcionário local.
Geralmente durante o dia podem haver filas para tirar fotos, mas a noite costuma ser mais vazio. Assim como no filme o local foi pintado com o número da estação e com o famoso carrinho atravessando suas paredes.
Fique atento para a fachada da estação de trem, pois a fachada que aparece nos filmes é a da estação St. Pancreas do outro lado da rua, mas a estação onde está a plataforma 9 ¾ está na estação King Cross, cuidado para não confundir.
Harry Potter 8ª Parte
Os filmes possuem as histórias contadas nos 7 livros da série, mas a série Harry Potter continua e a sua oitava parte é contada em um teatro londrino. A história se passa com os personagens já em sua vida adulta, alguns anos passados do último filme, por isso os atores são outros, mas a experiência é a mesma e ainda melhor, vale apreciar as sessões exibidas em duas partes.
O nome da peça é Harry Potter e a criança amaldiçoada acontece no Teatro Palácio de Londres e como a procura é altíssima aconselha-se que compre o ticket com antecedência, checando o site de vendas do ticket em agosto de 2019 a expectativa de disponibilidade de lugares é apenas para março de 2020. Cada pessoa pode comprar apenas 6 tickets para cada parte da apresentação.
Uma curiosidade é que toda sexta feira alguns tickets para a semana seguinte ficam disponíveis em uma venda excepcional, mas para concorrer você deve se inscrever antes e esperar ser sorteado, não é por ordem de chegada, mas sim por um sorteio que acontece online, uma espécie de loteria, esses ingressos não podem ser comprados pessoalmente, apenas no site oficial, pelo link: https://www.harrypottertheplay.com/uk/the-friday-forty/
Warner Bros Estúdios – Harry Potter
Ainda para os fãs desse bruxinho que marcou a infância de bilhões de crianças ao redor do mundo, você pode visitar os locais onde foram gravadas grande parte dos filmes da saga. O passeio costuma durar cerca de 3 horas e os ingressos devem ser impreterivelmente comprados com antecedência e apenas pelo site oficial da atração, não é possível comprar na porta.
Para os verdadeiros fãs é uma verdadeira imersão no universo do filme, os cenários são mantidos fiéis aos filmes e sua experiência vai ser muito verdadeira.
Fãs de Harry Potter
Ainda há dois tipos de tour que podem ser feitos, são eles o tour a pé pelos locais na cidade onde foram gravadas cenas dos filmes, esse é gratuito, mas é legal dar uma gorjeta ao final para ajudar os guias. Há também os chamados tour dos trouxas, que para quem acompanha a história é o nome dado aos não bruxos, é um tour realizado em um veículo próprio e que custa cerca de 10 a 20 libras esterlinas.
The Shard
Shard London Bridge é como é nomeado o edifício mais alto de toda a União Europeia que foi inaugurado no ano de 2012, ele possui cerca de 310 metros de altura e possui uma forma moderna, com sua fachada toda de vidro e em forma de pirâmide.
Hide Park
O Hide Park é um parque localizado na região central da cidade de Londres, juntamente com o local conhecido como Jardins de Kensington. Possui cerca de 140 hectares e é uma das maiores áreas verdes da cidade. Possui diversos jardins, área verde e até lagos artificiais. Foi inaugurado no século XVII pelo rei Charles I, no entanto a área era muito usada pelo rei Henrique VIII como área particular de caça e só anos após sua morte se tornou um espaço público.
Em algumas épocas do ano acontecem shows dentro do parque, para saber as datas é possível consultar sites sobre o local. Há também um lugar para discursos que se chama Speakers corner, onde grandes nomes da história já marcaram presença, tal como Karl Marx.
Funciona todos os dias, durante o ano todo das 5 horas da manhã até a meia noite. É possível chegar até ele pela estação Marble Arch, a qual chega-se pela linha Central e também pela estação Hyde Park Corner, a qual chega-se pela linha Piccadilly.
Estádio Wembley
Para os turistas de todo o planeta, principalmente os ligados em futebol. Está localizado na região de Wembley e por isso seu nome. O estádio antigo foi inaugurado na década de 20 e foi demolido em 2003 para ser construído no mesmo local a sua forma mais moderna e atualizada, o novo estádio Wembley foi inaugurado em 2007 e possui capacidade de 90000 pessoas. É o maior estádio inglês e segundo maior da Europa, perde apenas para o Camp Nou em Barcelona.
Foi palco de grandes partidas de futebol, não só dos campeonatos ingleses, mas de grandes campeonatos europeus. Também já deu lugar a grandes shows, tal como o Live Aid o qual as maiores bandas de rock do planeta se apresentaram em 1985, inclusive a banda Queen com sua icônica apresentação que até hoje é uma das mais vistas da história.
Museu de Cera Madame Tussaud
A sede e a primeira unidade do famoso museu de cera foi na cidade de Londres. A primeira exposição aconteceu por volta de 1835, quando Marie mudou-se para a Inglaterra, mas nessa época não possuía um lugar fixo para exibir seu trabalho e suas exposições ocorriam nas ruas, principalmente na Baker Street. Somente 1884 o museu foi inaugurado.
Marie Tussaud nasceu em Estrasburgo na França, no ano de 1761 e por muitos anos foi empregada, mais especificamente governanta na casa de um médico que possuía muita habilidade para o trabalho em cera, esse médico foi quem ensinou a Marie a arte do trabalho em cera. A partir de então ela nunca mais parou de fazer suas esculturas. No início modelava o rosto de vítimas da revolução francesa.
Notthing Hill
Essa região londrina ficou muito famosa devido ao filme que leva seu nome, estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant. O filme se passa pelas principais ruas da região, inclusive a rua Portobello Road, uma das mais famosas e bonitas. O filme destaca uma casa pintada de branco com uma porta azul, essa casa está no endereço 80 Westbourne Park Road, bem ao lado de um Starbucks.
A livraria do filme, que empresta a sua fachada à obra, na qual o personagem de Hugh Grant é dono, existia até alguns anos atrás, agora no local existe uma loja com outro nome The Notting Hill Bookshop. Mas as cenas foram mesmo filmadas no endereço 142, Portoobello street. Onde atualmente funciona uma loja de souvenir com o nome do filme.
O bairro atualmente é muito valorizado e um local de arte, ao contrário de algumas décadas atrás quando era um dos mais pobres da cidade. Para chegar até lá há duas estações de metrô possíveis são a Notting Hill Gate, através das linhas District, Circle e Central e também a estação Ladbroke Grove, a qual pode-se chegar pelas linhas Hammersmith & City e Circle, esta última inclusive é mais próxima das locações do filme. Também é possível chegar lá de ônibus, com as linhas 7, 52, 27 e 28, no entanto é sempre bom perguntar antes para saber se houve alguma mudança.
Abbey Road
Para quem é fã dos Beatles, com toda a certeza já teve vontade de andar pela famosa Abbey Road, o local da icônica foto com os integrantes da banda atravessando a faixa de pedestres e que dá nome décimo segundo álbum da banda.
Para chegar até lá você tem que pegar a linha Jubilee do metrô londrino e parar na estação John’s Wood, que fica no bairro do mesmo nome. Não se engane, pois, há uma estação que fica a mais de 10 quilômetros da famosa faixa de pedestres que se chama exatamente Abbey Road.
Pontos Turísticos Fora Da Capital
A Inglaterra não é apenas sua capital e o turismo no interior se mostra surpreendente, são diversas opções para agradar à todos os gostos. A seguir seguem algumas sugestões.
Castle Combe
Castle Combe é uma cidade, ou melhor, uma vila que fica no interior da Inglaterra, que fica na região de Wiltshire. Essa vila é dividida em duas partes, a primeira está no vale do By Brook e a sua segunda parte chamada Upper Castle Combe, está em uma maior altitude, mais especificamente no local onde se liga Chippenham a Chipping Sodbury. Possui casas todas feitas praticamente de pedras.
Essa vila é uma das mais charmosas de toda Europa e ainda possui seu estilo arquitetônico por centenas de anos. São poucas ruas e poucos habitantes, mas é um local que vale a pena entrar na sua lista de viagem. A confiança é tanta nos turistas e habitantes desse lugar que muitas pessoas que vendem guloseimas na vila, principalmente bolos, deixam-os na frente de suas casas e as pessoas interessadas pegam e apenas colocam o dinheiro na caixa de correio. A vila fica próxima das cidades de Bath e Bistrol e é possível chegar facilmente pelas estradas inglesas.
Universidade de Oxford e Universidade de Cambridge
Essas duas universidades estão entre as mais importantes de todo mundo e também entre as mais antigas, fica na cidade de mesmo nome Oxford e Cambridge, respectivamente. A Universidade de Oxford é mais antiga e sua fundação remonta do século XI, mas sua grande expansão ocorreu principalmente no século XII quando o rei da época, Henry II impediu os ingleses de irem para Paris cursar a Universidade de Paris.
Essa instituição é a mais antiga entre os países de língua inglesa perdendo na Europa apenas para a Universidade de Bolonha, na Itália.
No século XIII houve uma certa tensão na cidade de Oxford, a cidade chegou praticamente há um ponto de caos e por isso muitas pessoas deixaram esse município. Um grupo de estudantes resolveu sair da universidade e fundar a sua própria instituição a Universidade de Cambridge, na cidade de mesmo nome. As duas instituições constantemente disputam o título de melhor da Inglaterra.
Muitos dos grandes cientistas do mundo, os grandes físicos como Issac Newton (Universidade de Cambridge), entre tantas outras grandes personalidades que marcaram a história do mundo, saíram destas duas instituições inclusive muitos dos vencedores dos prêmios Nobel.
Stonehenge
O famoso e misterioso monumento natural de Stonehenge está localizado no interior da Inglaterra. Ele é um dos Patrimônios da humanidade da UNESCO pela sua importância história, cultural e para a área arqueológica.
O monumento é formado por grandes blocos de pedras que chegam a 5 metros de altura e cerca de 50 toneladas cada um, essas rochas estão dispostas em forma de círculos concêntricos. É um grande mistério que um monumento como esse que tem construção datada de 3100 anos a. c. até 2075 anos a.C., os cientistas geralmente se perguntam como aconteceu esse trabalho, naquela época em que teoricamente as pessoas viviam de maneira primitiva e sem ajuda de tecnologias.
São muitas as teorias sobre o seu significado real, mas a verdade concreta que sabemos é que o sol, no dia do solstício de varão fica completamente alinhado às suas formas. Solstício de verão no hemisfério norte acontece no dia 21 de junho e tem por característica ser o dia mais longo de todo o ano.
Uma das teorias mais aceitas pela comunidade cientifica é de que servia como um calendário solar, que indicava as fases do ano. No entanto há outras, como ser um observatório para seres alienígenas e até mesmo como local de pouso para aeronaves extraterrestes.
Durante seu esplendor haviam mais de 30 blocos verticais que davam suporte há mais de 30 blocos horizontais. Suas rochas mais pesadas são tiradas de uma região a cerca de 30 quilômetros do monumento.
Para você ir até o monumento Stonehenge você pode alugar um carro ou então pegar um trem na estação London Waterloo com destino a Salisbury. A passagem pode passar de £48, mas deve-se consultar valores atualizados. Quando chegar na estação de Salisbury, pegue o ônibus “StonehengeTour“ que te levará até seu destino.
Liverpool
A cidade de Liverpool ficou mundialmente conhecida pela famosa banda rock inglesa, The Beatles. Hoje também é conhecida pelo famoso time de futebol, no entanto, a maioria dos turistas que vão até lá querem saber mesmo é do legadas das queridas estrelas do rock.
A cidade é próxima a Londres e possuí extrema facilidade para se chegar até lá de trem. É uma cidade portuária, que muitos não sabem, mas foi onde o navio Titanic foi registrado. Com sua população em cerca de 500 mil habitantes essa populosa cidade do interior respira o rock dos anos 60.
Cavern Club é um dos principais pontos turísticos locais e para quem ainda não sabe, foi onde os Beatles começaram a se apresentar, quando ainda eram muito jovens, no seu início de carreira. O local original não existe mais, no entanto foi construído uma réplica bem perto do anterior, cerca de 15 metros onde até hoje acontecem concertos e é um verdadeiro rock bar, assim como na época em que a banda tocava lá. Seu endereço é 10 Mathew St, Liverpool L2 6 RE.
Albert Dock é uma atração que faz parte da lista dos patrimônios da humanidade pela UNESCO, antigamente ali funcionavam armazéns do porto de Liverpool, mas atualmente funcionam um complexo de bares, restaurantes e museus nas mesmas estruturas antigas. Possui diferentes horários de funcionamento, no verão de 9h às 19h, já no inverno de 10h às 18h. Possui ingresso para entrar, o valor é cerca de 20 libras esterlinas.
A estátua dos Beatles é um dos pontos mais visitados da cidade, foi inaugurada em 2015 é uma estátua de bronze em seu tamanho real.
A Roda gigante de Liverpool está situada no Kings Pier, possui 60 metros de altura e possui várias opções de passeio, desde os mais simples até as opções vip, com comidas inclusas, champanhe e até exibição de filmes. Funciona no período de domingo a quinta de 10h às 21h, às sextas de 10h às 23h e nos sábados de 9h às 23h.
A catedral de Liverpool é a mais extensa do mundo, contanto com 189 metros apenas de comprimento. Na igreja você entra grátis, mas há uma outra atração que é a torre e nela você precisa adquirir um ingresso.
Há um tour para os fãs de Beatles que chama Beatles Magical Mystery Tour, mas ele é em inglês, no entanto é uma boa pedida para conhecer os locais que marcaram a história da banda e dos seus integrantes.
Além de todas as opções citadas anteriormente ainda há o estádio do Liverpool, onde os fãs de futebol se derem sorte podem até mesmo acompanhar uma partida.
Teatro Minack
Esse teatro é um teatro ao ar livre que está à beira do mar e acima de uma falésia, é uma paisagem de tirar o folego que está em Porthcurno, na região de Cornwell. Interior da Inglaterra, se desejar assistir uma peça, algumas dicas são chegar cedo para pegar os melhores lugares, levar uma coberta mesmo no verão, primeiro porque a Inglaterra é um país que não costuma atingir grandes temperaturas e segundo pois venta muito no local. Além disso aconselha-se levar uma almofada pois os acentos são de pedra.
Seven Sisters Cliffs
O atrativo natural conhecido como Seven Sisters são um grupo de penhascos brancos na região do Canal da Mancha. Fazem parte do South Downs em East Sussex. Estão inseridos dentro do South Downs National Park, está na região do extremo sul inglês.
Muralha de Adriano
Está fortificação conhecida como Muralha de Adriano fica na região mais ao norte da Inglaterra e corta praticamente uma margem à outra da ilha Bretanha. Hoje algumas partes já foram retiradas ou se deterioraram, mas ainda é uma esplendida construção, feita em pedra e madeira. Foi construída pelo imperador romano Adriano no século I e II e são as maiores muralhas do Império Romano.
Foi declarado Patrimônio da humanidade pela UNESCO e a mais importante construção romana em toda a Grã Bretanha. Grande parte de sua preservação aconteceu por causa de John Clayton, um botânico e advogado que lutou pela preservação local.
Termas Romanas De Bath
Essas termas assim como já dizem seu nome estão na cidade de Bath, no interior da Inglaterra. Foram construídas pelos romanos no século I, assim como era comum os romanos faziam casas de banho nos locais onde viviam. Sua redescoberta e restauração se deu após o século XVIII.
As águas das termas são naturais e provenientes da chuva, no entanto primeiro elas infiltram no solo, nas pedras calcarias e só depois é que voltam a superfície pelos sistemas geotérmicos, possuem temperaturas elevadas. Atualmente não é mais permitido se banhar nesse local, pois a água passa por canos que contém chumbo além disso possui baixo estado de potabilidade, sendo que uma jovem chegou a morrer alguns atrás após ingerir. O local pode ser visitado e funciona ali um museu. Na cidade foi construído um outro local que se chama Banhos termais de spa e ali o turista pode banhar-se à vontade.
Castelo de Windsor
O castelo de Windsor está localizado na cidade de mesmo nome, dentro da região de Berkshire. É uma das residências da coroa britânica e apesar da rainha não morar oficialmente ali, é o local onde ela passa finais de semana e muitas vezes realiza reuniões de negócio. É o castelo que moram mais pessoas no mundo e o castelo mais antigo a ser habitado no continente europeu. Hoje também pode ser visitado em algumas áreas como atração turística.
Yorkshire Dales Park
Está localizado uma das regiões mais tranquilas da Inglaterra, uma das regiões mais verdes também, é bem diferente da agitada cidade de Londres. Esse parque possui lindos vales e áreas de época preservadas.
Catedral de Winchester
Está localizada na cidade de Winchester que é capital da região de Hampshire. Sua origem data do século XI, é uma das mais bonitas e requintadas catedrais de toda a europa, possui uma arquitetura única que em partes remonta ao gótico. Foi reformada e melhorada por diversos bispos que passaram por ali e é onde está a lápide de Jane Austen.
Por muito tempo foi a principal igreja inglesa. Essa catedral está a cerca de 1 hora de Londres e sua importância é tamanha que foi o local da celebração do casamento de Maria I e o rei da Espanha, Filipe II.
Manchester
Essa cidade assim como Liverpool é o berço de grandes bandas da história, como Oasis, The Smiths, entre outros. Também é a casa de dois dos principais times europeus, são eles o Manchester city e o Manchester United. Uma cidade de grande importância arquitetônica e que foi um dos grandes berços da revolução industrial.
Resumo Para O Turista
Como você pode ver as opções turísticas neste país são muitas e pode visitar de norte a sul, basta lembrar que os custos serão um pouco maiores do que nos outros países da Europa por causa do valor de sua moeda.
Há opções que cabem em todos os tipos de bolsos, para quem quer viajar gastando menos aconselho que faça um roteiro que inclua mais atrações naturais ou gratuitas. E fique nos famosos hostels, que costumam custar mais barato que os hotéis com grandes estruturas.
Clima
Lembre-se que se vai para a Inglaterra, principalmente no outono e inverno prepare-se para o frio e até mesmo para a neve, o frio pode ser intenso, além disso o país é famoso por suas chuvas constantes.
Locomoção
Há uma grande facilidade para o turista se locomover de trens pela Inglaterra, o sistema ferroviário é altamente desenvolvido e seu custo não é tão alto. Para muitos lugares há também a opção de se deslocar de ônibus e desta maneira os custos também ficam baixos. Atente-se para o deslocamento de carro, pois o preço da gasolina pode pesar no seu bolso.
Por fim, esse é um excelente país para o turismo que oferece opções para os tipos de gostos, além disso é muito mais que sua capital e sua família real. Delicie-se também pelo interior e descubra esse lindo país.