A cidade de Amsterdã pode ser definida como vanguardista, moderna e bastante funcional. Trata-se de um dos destinos mais procurados do mundo especialmente por sua fama de liberdade e tolerância no que diz respeito à religião, sexo e drogas. Possui lindas paisagens, um clima permanente de festa e excelentes opções culturais como museus variados. Confira a seguir excelentes dicas de turismo em Amsterdã.
Opções de Turismo em Amsterdã
Um dos pontos turísticos que não pode faltar em sua lista de locais para visitar em Amsterdã é o museu Rijksmuseum em que estão obras de Rembrandt, Jan Steen e Frans Hals. Outro museu interessante é o Museu Van Gogh em que estão reunidas diversas obras do pintor e cuja arquitetura moderna do prédio também se configura numa verdadeira obra de arte.
Em Amsterdã também é possível visitar a Casa de Anne Frank, local em que ela redigiu o diário sobre os horrores de se manter escondida da perseguição nazista realizada durante a Segunda Guerra Mundial. Também é possível fazer lindos tours pelos canais da cidade, essa estrutura possui a função de conter a água do mar por meio da construção de diques. Aproveite para pedalar por uma das melhores cidades do mundo para ciclistas. Durante a primavera faça passeios pelos campos de tulipas.
Como Chegar a Amsterdã
A KLM oferece voos diretos do Brasil para Amsterdã partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Campinas. O aeroporto de Schiphol fica a cerca de 20 km do centro e se constitui num dos mais movimentados do planeta oferecendo conexões com vários destinos na Europa assim como no Oriente Médio e na África. Para chegar ao centro da cidade basta pegar um trem da companhia NS de 20 minutos pagando €3.70. Também têm táxis disponíveis.
Há opções de trens da NS ligando a cidade de Amsterdã há diversas outras da Europa como Paris e Londres. Para quem está de carro a dica é aproveitar as excelentes rodovias A1 (para Alemanha), A2 (Ultrecht), A4 (Roterdã) e A7 (Frísia). Há locadoras de veículos no aeroporto, mas atenção para as dificuldades de condução no local.
Como Circular em Amsterdã
Trata-se de uma cidade compacta em que quase tudo pode ser feito a pé ou de bicicleta. No caso de distâncias um pouco maiores a dica é usar os bondes, o pagamento pode ser feito diretamente ao condutor ou os bilhetes podem ser adquiridos em bancas e tabacarias com desconto. Os ônibus de Amsterdã seguem a mesma lógica. Use mapas para conferir os trajetos e as principais paradas. Se estiver pensando em visitar outras cidades da Holanda ou mesmo da Bélgica e da Alemanha é interessante usar trens.
Onde se Hospedar em Amsterdã
Uma cidade repleta de opções de hospedagem, o ideal é ficar no anel de canais, próximo da estação central em que estão os bancos e restaurantes. O barulho de estabelecimentos ao longo dos canais Keizer e Singel ou em Jordaan pode incomodar um pouco. É interessante evitar a área do Red Light District, pois mesmo com a qualidade de hospedagem pode não ser muito seguro a noite. Hospedando-se um pouco mais distante do centro é possível encontrar alternativas interessantes as grandes redes.
Gastronomia
Não há um grande destaque na culinária holandesa, contudo, há boas opções de pratos consistentes como bons cozidos e assados. Os destaques ficam para as batatas fritas e o chocolate. Como a Holanda colonizou a Indonésia há uma grande variedade de restaurantes indonésios. A dica é provar o rijstaffle que é um tipo de menu-degustação dessa culinária. Também é possível encontrar restaurantes tailandeses, vietnamitas e indianos.
Os restaurantes mais turísticos ficam ao longo de Damrak, na praça Leidseplein ficam cafés mais tranquilos e também estabelecimentos especializados em culinária brasileira e argentina. Também tem opções de barraquinhas de rua em que é possível comer bolachão recheado de caramelo e o famoso sanduíche de salmão defumado. A noite a dica é conferir os barzinhos em que é possível experimentar boas cervejas como Heineken, Amstel e Grolsch.
Quando ir Para Amsterdã?
O período de floração das tulipas é entre março e abril sendo um bom momento para tornar a sua viagem mais colorida. Também é um bom momento devido às temperaturas mais amenas. O verão vai de julho a setembro com médias de 20°C. Nesse período a cidade fica mais cheia e agitada.