Estação Ecológica da Serra das Araras

Outro local em nosso território brasileiro que conta com uma proteção especial do meio ambiente é a Estação Ecológica da Serra das Araras, que fica localizado no Estado do Mato Grosso, totalizando uma área de quase 30 mil hectares. A Estação Ecológica da Serra das Araras conta com diversas espécies de animais e de plantas em sua extensão. A seguir vamos ver algumas fotos do local, veja só:

Localizado próximo da divisa de Minas Gerais com o estado da Bahia, a Serra das Araras fica no norte de Minas Gerais, na cidade Chapada Gaúcha. Acredita-se que sua superfície seja de aproximadamente 11.136,86 hectares.

Esta região começou a ter as suas terras ocupadas no século XVII. Essa ocupação foi feita por dois grupos distintos. Uma delas foi feita por criadores de gado do estado da Bahia e do estado de Pernambuco, que seguiram o rio São Francisco, subindo o rio acima a procura de pastagem para os animais. O segundo grupo era formado por Bandeirantes, que procuravam por índios para escraviza-los, e por riquezas existentes no local.

A política colonial estimulou a ocupação destas terras por meio de doação de sesmarias, de terras que, na época, quase não eram povoadas, fato que favoreceu bastante as ocupações.

Em meados do séculos XVII e século XIX, a exploração de minério chegou ao fim. E uma guerra por terras e patrimônios foi iniciada pelos coronéis, entre os séculos XIX e XX. Esta região sofreu uma segunda ocupação. Desta vez, por pessoas vindas de outras partes do estado de Minas Gerais, depois que o sistema de coronelismo foi extinguido por alterações econômicas e políticas feitas no país.

Mineiros em busca de terras menos povoadas, começaram a chegar nesta região, o que originou a população de mineiros que existe hoje no local.

No ano de 1996, desmatamentos ilegais que estavam acontecendo dentro da parte do parque ecológico que ainda não havia sido criado, foram denunciados. Tais denúncias, acionaram o Instituto Estadual de Florestas em Monte Claros.

O escritório do Instituto então fez um estudo dos recursos naturais e das riquezas ecológicas encontradas na área da região. Foi então que eles tiveram a percepção de quão era importante a proteção da fauna e flora do local. Dessa forma, surgiu a ideia da criação do Parque da Serra das Araras.

Atrações do Local

O parque possui várias atrações como, por exemplo: um mirante e uma praia, ambos com o mesmo nome, São José; e tem também várias trilhas de diferentes níveis de dificuldades.

  • Ninho da Arara Vermelha: esta trilha possui um percurso de aproximadamente 1 hora e 30 minutos de caminhada. É considerado um percurso de alto nível de dificuldade, tem cerca de 1,5 km de extensão. Este percurso é feito do lado norte da serra, e dá acesso ao topo da mesma.
  • Trilha da Capivara: o início dessa trilha é onde fica a estrutura do parque, atravessando o cerrado, chegando às veredas do chamado Riacho Fundo, seguindo posteriormente às margens do rio Pardo. Possui uma área de, aproximadamente, 4.800 metros. Leva-se em torno de 90 minutos de caminhada para fazer todo o percurso. O nível de dificuldade do percurso dessa trilha é considerado fácil.

    Trilha da Capivara

    Trilha da Capivara

  • Trilha do Peregrino: no decorrer deste percurso, o visitante corta a Vereda de Santa Catarina e, logo após, passa por dentro da gruta do Coração, finalizando o percurso em uma capela existente no local, com o nome de Santo Antônio.  O início desse percurso se dá fora do parque, em uma vila Chamada de Vila Serra das Araras. Passando no interior do parque, tem um perímetro de aproximadamente 2,15 quilômetros. Para realizar todo o percurso, leva-se mais ou menos noventa minutos. E o nível de dificuldade é alto.

Locais Para Hospedagem

Para fazer visitas ao parque não precisa pagar nada. Porém, é preciso fazer um agendamento prévio. O parque fica aberto todos os dias, no horário de 8 horas da manhã até as 17 horas da tarde.

O visitante pode ficar na cidade de Chapada Gaúcha, é um município com 10.792 habitantes. Na cidade, a pessoa pode ficar nos seguintes locais: Hotel Recanto de Minas, Hotel Chapadão, Casa de Vó Aia e Hotel Veredas.

Como Chegar ao Local

  • Partindo de MG:pega-se a rodovia BR-040, 25 km após o acesso a Cordisburgo, continue na BR-135, com destino a Montes Claros, em MG. Daí, pode-se pegar duas direções: prosseguir na 135 até chegar em Januária; de lá, partir com destino à Serra das Araras, em uma via de terra com mais ou menos 115 mil metros. Dá em torno de 275 Km no total.  O outro caminho é pela rodovia 135, até chegar na cidade de São Francisco. Depois pega-se uma balsa e atravessa-se o rio. Segue-se em direção à Serra das Araras, do rio até a serra são 100 quilômetros por uma via de terra. Ao todo são, aproximadamente, 256 quilômetros.
  • Tendo Brasília com ponto de partida:saindo do sul do distrito, pega-se a BR-251, seguindo até Unaí. Depois, segue-se para Arinos, em seguida para Chapada Gaúcha. Segue-se mais 30 quilômetros até chegar na Serra das Araras. Ao todo, são cerca de 450 quilômetros.
  • Saindo pelo norte:pega-se a BR- 020, passa em Formosa, seguindo 18 quilômetros pela BR-020; depois a GO-346 até Cabeceiras. Partindo de Cabeceira, segue-se rumo a Buritis através da MG 202, até a entrada para Arinos. Da cidade de Arinos, seguir para Chapada Gaúcha por uma via de terra; depois, mais 30 quilômetros até a Serra. São cerca de 400 quilômetros ao todo.

  • Partindo da Bahia:pega-se a BR-116, cortando Vitória da Conquista. Depois, passa-se para BR-251 depois de 20 quilômetros passados da divisa da Bahia com MG. Pega-se a BR-251 rumo à Montes Claros-MG. A partir daí, pode-se optar por 2 caminhos: um é cortando por Feira de Santana, pegando BR-242 rumo a Ibotirama-BA; descendo para a cidade de Bom Jesus da Lapa-BA, seguir até chegar na divisa dos estados; depois, segue-se em direção à cidade de Manga-MG. E, após, seguir em direção a Januária-MG. Da cidade de Januária, parte-se com destino à Serra das Araras.
  • Pelo ar:aeroportos que mais se aproximam e tem operações com aviões de porte maior são os de Brasília e de Montes Claros. Para Brasília, há voos todos os dias de toda parte do Brasil; já de Montes Claros, os voos têm escalas em BH. Há voos todos os dias partindo de BH para a cidade de Montes Claros. Da cidade de Brasília e da cidade de Montes Claros, continua-se a viagem por terra, conforme já citado acima.

Se você animou é só arrumar as malas e boa viagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *