Se aqui para nós a crise é quase historia do passado, na Grécia não acontece à mesma coisa, ela se encontra pelas ruas, nas lojas, nos restaurantes e também nas conversas que se possa ter com qualquer grego. Porém de os turistas se assustaram num primeiro momento podem sossegar, pois hora ir a Grécia é excelente.
Promoções e Tratamento Especial
A verdade é que na Grécia 1 de cada 5 gregos são empregados pela industria do turismo que responde por nada menos do que 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e com esse percentual é de imaginar que em época de crise o turismo ajuda Grécia em sua recuperação e diante do momento que está atravessando é bastante compreensível que esteja tentando se recuperar um pouco dos baques sofridos fazendo promoções e oferecendo um tratamento bastante caprichado. Isto é bom não somente para a economia local, mas em especial para o turista.
A Queda no Turismo do País
A crise mundial fez com que na Grécia o turismo tivesse uma queda de 15% no ano passado e para este ano as previsões do Ministério do Turismo são de que o impacto se repita. Com os protestos acontecidos no primeiro semestre deste ano devido às ameaças feitas pelo governo de que haveria cortes e demissões, muito foram os turistas que se assustaram. A violência foi localizada, mas a verdade é que deixou três mortos e isso assusta quem está a fim de viajar a lazer. Também pesou bastante nesta queda da atividade turística as greves que atingiram os serviços das balsas que é fundamental para que se possam visitar as ilhas.
Condições Atuais
Apesar de todos os protestos, os turistas não têm o que temer uma vez que estes arrefeceram e, além disso, os preços baixaram o que favorece as condições para que se visite a Grécia hoje. Em Atenas ou em algumas da ilhas principais, um bom hotel oferece diária para casal por 120 euros, isso na alta temporada. Já em Creta ou para o interior esse valor fica reduzido pela metade. Uma boa refeição acompanhada de uma taça de ótimo vinho custa por pessoa de 15 a 30 euros.
Turismo Pode Representar Alivio Para Crise
No ano passado o governo viu PIB do país despencar em 2,6% e hoje sabe perfeitamente que o alivio para a crise que atravessa pode estar nos turistas. Com vista nisso foi que criou um portal com o objetivo de dar ajuda para que se possam planejar viagens ao país e, além disso, tem promovido várias campanhas incentivando o turismo. Desde 2004 quando das Olimpíadas naquele país a infraestrutura para os turistas tem tido uma boa manutenção. Os hotéis dobraram de número, as estradas e aeroportos estão muito bem conservados.