Vallecitos Mendoza Argentina: O Que É? Como Chegar?

A Argentina é um país pertinho do Brasil e que possui inúmeras belezas, uma delas é a cidade de Mendoza, que possui diversos roteiros turísticos, sendo um dos mais procurados a visitação da cidade para fazer um tour entre algumas das suas mais de 130 vinícolas, mas Mendoza não possui turismo somente para os amantes de vinho, ela também possui um local ideal para os amantes de esportes radicais: Vallecitos.

Vallecitos é um centro de esqui e snowboard, também usado para escaladas durante a época de verão, que fica localizado bem próximo da cidade de Mendoza, na província de Mendoza.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a viagem até Mendoza, e como chegar até Vallecitos, esse ponto crucial no roteiro de todos os amantes de esportes.

Viagem para Mendoza

A sua ida até Vallecitos pode ser uma das várias coisas que você irá fazer na cidade de Mendoza. Para saber quantos dias ficar na cidade, basta saber o que você pretende fazer em sua visita. O mínimo de dias para aproveitar bem Mendoza é 5 dias e 4 noites, dessa forma há tempo para descanso, excursão até Vallecitos, e visitação de vinícolas.

Quando ir a Mendoza e Vallecitos?

As vinícolas da cidade de Mendoza estão abertas durante o ano todo, por isso, se você pretende ir até a cidade para visitar também a estação de esqui, deve dar preferência ao inverno, mas abaixo vamos conhecer as características de cada estação:

  • Verão: Durante o verão, que ocorre entre os meses de dezembro a fevereiro, as parreiras das vinícolas estão frutíferas, e por isso a paisagem será bem bonita, porém o calor pode chegar até a 40º C, por isso, o melhor é visitar a cidade no fim do verão, e dar preferência a um hotel com piscina e ar condicionado. No final do mês de fevereiro começa a ocorrer a colheita das uvas brancas, é bem interessante visitar a cidade nessa época, já que as vinícolas estarão trabalhando a todo vapor. Em Vallecitos durante o verão é ideal a visitação em um dia para praticar alpinismo no gelo.
  • Inverno: O inverno na cidade ocorre entre os meses de julho a setembro, o clima é ideal para tomar um bom vinho e comer um fondue, mas a paisagem não é tão bela. A temperatura pode chegar a 0º, por isso, o ideal é a visitação caso você seja um amante do frio. Em Vallecitos o clima estará bem frio, e será bem divertido alugar um trenó para se divertir descendo de “esqui-bunda”.
  • Outono e Primavera: Essas são as estações perfeitas para visitar Mendoza, é baixa temporada por isso os preços são bem mais acessíveis, em ambas as estações o clima é ameno. É uma época boa também para visitar Vallecitos, onde o clima estará frio, podendo praticar alpinismo no gelo e esqui-bunda.

Como Chegar?

Para chegar até Mendoza do Brasil há cinco voos diretos por semana, todos os voos partem do aeroporto internacional de Garulhos em São Paulo. Há voos disponíveis de duas companhias, a Latam e a Gol, a primeira delas opera na terça feira, sexta feira e domingo, e a segunda opera na quinta feira e no domingo.

É possível combinar um roteiro entre Mendoza e Buenos Aires, apesar da capital da Argentina estar a 1.100 km de distância da outra cidade. Para isso bastam comprar uma passagem multidestinos, montando os trechos da seguinte forma: da sua cidade para Buenos Aires, de Buenos Aires para Mendoza e de Mendoza para a sua cidade. É possível fazer essa conexão sem trocar de aeroporto, e o voo que vai de Buenos Aires para Mendoza tem duração de somente 1 hora e 40 minutos. Para quem prefere ir de ônibus, a viagem entre uma cidade e outra é de 14 horas.

Outra opção bem comum escolhida pelos viajantes é ir até Santiago no Chile e depois visitar Mendoza. Da mesma forma de Buenos Aires, basta escolher uma passagem multidestinos. Uma maneira de viajar entre os dois países é também de ônibus, a viagem dura cerca de 7 horas, mas é uma viagem muito bonita, com belas paisagens que atravessa a Cordilheira dos Andes.

Para chegar em Vallecitos de Mendoza é possível usar diversos métodos, você pode alugar um carro, pegar ônibus, ou ainda chamar um táxi. A antiga estação de esqui fica a somente 80 km de Mendoza, sendo de super fácil acesso. Para chegar até o local é possível pegar a Rota Panamericana Nacional Número 7, que irá chegar a Potrerillos e adiante encontrará Vallecitos.

Conheça mais de Vallecitos

O centro de esqui fica a 80 km da cidade de Mendoza, e se encontra aos pés do Córdon del Plata, no departamento de Luján de Cuyo, uma belíssima cadeia de montanhas que possui altitude de 3200 metros. O centro de esqui era bem mais equipado, mas atualmente ele segue funcionamento de maneira mais básica, já que não há grandes nevascas que permitam a abertura do centro de esqui completo.

O local é escolhido pelos moradores da região para passarem um dia na neve, há aluguel de trenós, além de ser possível praticar alpinismo, escalada no gelo, cross country, esqui alpino, além é claro de aproveitar a paisagem. O único festival de escalada no gelo da Argentina é realizado em Vallecitos. É alternativa perfeita para quem busca algo mais econômico para se divertir na neve, já que as outras estações de esqui de Mendoza são bem mais equipadas e por isso possuem um valor mais alto.

O antigo centro de esqui permitia uma descida de 2,4 km sem nenhuma interrupção, além de contar com um alojamento, quatro abrigos na neve, uma escola de esqui, e ainda possuir a disponibilidade de aluguel de diversos equipamentos. Para passar o dia no local há um restaurante para atender os clientes.

O centro de esqui de Vallecitos possui no total 11 trilhas de esqui, todas as pistas juntas contam com 4.740 km de superfície esquiável. A estação conta com pistas diversas, algumas bem fáceis, há também intermediárias e difíceis.

Além disso, é possível também praticar cavalgada nas altas montanhas, cursos de sobrevivência na neve, andinismo, e diversas outras formas de se divertir nas montanhas.

O local conta com diversos produtos para aluguel, e para os que escolhem Vallecitos é possível ganhar aulas gratuitas de esqui, tickets de desconto para quem se hospeda na zona de Potrerillos e diversas promoções para turistas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
América

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *