La Paz – Bolívia
A cidade de La Paz ou Nossa Senhora de La Paz como é seu nome oficialmente, é uma das capitais da Bolívia e sim podemos dizer isso no plural, porque ao contrário do que é comum no mundo, o nosso país vizinho não tem apenas 1, mas sim 2 capitais. Uma se chama Sucre, ela é oficial e se trata de uma cidade que normalmente é esquecida pelos turistas, não está nas principais rotas do país, mas é a capital onde está localizada a sede do poder judiciário boliviano, enquanto que em La paz fica a sede do poder legislativo, é o lugar onde vivem os principais governantes, tal como presidente boliviano.
Agora podemos dizer que a capital administrativa da Bolívia é La Paz, mas não somente administrativa, a cidade é considerada também a capital econômica e cultural. Um ponto positivo para essa cidade é sua grande variedade cultural e artística, em La Paz há espaço e oportunidades para todos os tipos de arte. Há muitos parques e espaços que contemplam a arte de rua.
Essa cidade detém um título interessante, que lhe foi concedido pelo fato dela ser a mais alta capital em todo o mundo, isso porque a sua altitude em relação ao nível do mar chega a ultrapassar os 3 mil e 500 metros de altitude, considerando apenas a sua média, mas há picos da cidade que são ainda mais elevados, sendo que ultrapassam os 4 mil metros de altura.
A cidade está cercada pela imponente e belíssima Cordilheiras dos Andes, mas apesar disso ela está situada em uma área de vale e não de montanha. Hoje a área metropolitana da cidade conta com milhões de habitantes, enquanto que a cidade em si conta com quase 1 milhão de residentes.
No mesmo lugar onde hoje está a globalizada e grande cidade de La Paz, já existiu uma vila dos povos Incas, inclusive há alguns locais que podem ser visitados onde existem algumas ruínas das construções erguidas por essa grande civilização. Não sobrou muito, mas o que é possível ver ainda na cidade é impressionante.
A cidade de La Paz assim como inúmeras outras localidades em toda a América do Sul, foi construída pelos espanhóis na época das colorizações americanas e para construir as novas cidades, da maneira que eles achavam que era o correto, eles destruíram um tesouro cultural, artístico e histórico inestimável para a humanidade, afinal essa é a marca das colonizações espanholas, destruir toda a riqueza dos lugares onde chegavam e abrir espaço para os seus sistemas arcaicos.
Uma dica é conhecer o importante centro arqueológico, que por sua vez é razoavelmente próximo da cidade, ele se chama Tiwanaku, o qual é também o nome do povo que construiu a maioria das esculturas por ali, eles existiram até mesmo antes dos Incas na região, então imagine o valor histórico desta área. Para ir até lá é recomendado fechar o passeio com agencias turísticas confiáveis, que sejam recomendadas por alguém de confiança e que tenha alguns guias disponíveis para explicar toda a história dos monumentos.
La Paz é uma cidade consideravelmente fria, as temperaturas médias por lá, considerando todo o período anual costumam ser abaixo dos 10 graus Celsius, isso acontece por causa da sua elevada altitude. As temperaturas mínimas podem ser muitíssimo extremas podendo chegar facilmente à valores negativos, principalmente nos meses de inverno.
É válido informar que o aeroporto internacional que engloba a região de La Paz, está localizado na cidade vizinha, a cidade de El Alto, no entanto, essa cidade é muito próxima a La Paz, uma vez que é possível circular entre uma e outra até mesmo de transporte urbano. El Alto tem esse nome porque está acima dos 4 mil metros de altura.
Uma dica em La Paz é sempre tentar negociar ou pesquisar o valor dos serviços, como por exemplo, serviço de táxis, as vezes os prestadores podem colocar valores altíssimos ao fazer negócios com turistas. Assim como os melhores locais para comer, etc.
A cidade de La Paz, muitas vezes é deixada de lado, visto que uma grande parte dos turistas que chegam ao país procuram conhecer o Salar boliviano, mas se você tiver um tempo, com certeza vale a pena dedicar pelo menos um dia para conhecer os seus encantos.