Quais Documentos Precisa Para Viajar Pro Chile?

O Chile é um dos países da América do Sul mais atraentes do ponto de vista turístico e muitos brasileiros optam por esse destino para aproveitar as suas férias. Para quem está se programando para fazer essa viagem recomendamos que leia com atenção o artigo a seguir para ter conhecimento a respeito de todos os documentos necessários para entrar no território chileno.

Chile: País Integrante do Mercosul

Como o Chile é um país associado ao Mercosul possui regras mais simples de acesso para brasileiros. No entanto, é importante mencionar que devido à pandemia de COVID-19 o país fechou temporariamente as suas fronteiras deixando entrar somente os residentes do Chile e nesse caso mediante o cumprimento de quarentena.

Em períodos normais o Chile é um dos principais destinos de brasileiros no exterior. Dentre os fatores que tornam o país sul-americano tão interessante para os brasileiros estão à proximidade com o Brasil, a hospitalidade, a segurança e a variedade de cenários turísticos indo de desertos a áreas nevadas.

Quais São os Documentos Necessários Para Entrar no Chile?

Os turistas brasileiros podem entrar no Chile portando seu RG, isso porque o Brasil também faz parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Isso significa que não é necessário levar o passaporte para uma viagem ao Chile. Os brasileiros também não precisam solicitar o visto de entrada para viagens de finalidade turística.

É recomendável que o documento de identidade com foto tenha sido emitido há no máximo 10 anos. Caso seja possível identificar o indivíduo pela foto do RG é possível usar um documento emitido há mais de uma década. O importante é conseguir comprovar que você é o dono do documento em questão.

Essa exigência de emissão há menos de dez anos não consta no Acordo do Mercosul pelo fato de que no Brasil os documentos emitidos por instituições competentes não tem prazo de validade. O Itamaraty pede apenas que o RG esteja em bom estado de conservação e que a foto permita a identificação clara do titular.

Santiago - Chile

Santiago – Chile

Dúvida de Identificação

No caso do agente de imigração ter dificuldade de identificar o titular de um documento devido a uma foto demasiadamente antiga pode solicitar outro documento que permita confirmar a identificação. O outro documento que pode ajudar a corroborar a identificação deverá ter foto. A solicitação de um segundo documento está a critério do agente da imigração.

Se o seu RG está com uma foto muito desatualizada é interessante levar outro documento de potencial identificação como o passaporte ou então solicitar um RG atualizado antes da viagem. Em viagens internacionais é importante prevenir qualquer tipo de situação estressante.

Documentos de Identificação Não Aceitos

É importante mencionar que alguns documentos válidos no Brasil não são aceitos como identificadores no Chile dentre eles estão a Carteira de Trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CREA, OBA, Carteira de Militar entre outros.

Os únicos dois tipos de documentos de identificação de brasileiros aceitos pela imigração do Chile são a Carteira de Identidade (RG) emitida pelas Secretarias de Segurança Pública ou o Passaporte. No entanto, fique atento que o passaporte deverá estar dentro da validade por todo o período de estadia.

Precisa de Visto Para Entrar no Chile?

O visto de entrada não é necessário para brasileiros que pretendem fazer uma viagem de no máximo 90 dias para o Chile. Se desejar ficar mais do que 90 dias no Chile será necessário ter um Visto de Estudante ou Visto de Trabalho dependendo da situação. No caso dos estudantes que irão fazer um curso que ultrapasse o período de 90 dias será necessário o visto de estudante.

O interessado deverá apresentar pessoalmente para o Consulado do Chile os seguintes documentos: Passaporte em vigor, carta de aceitação no curso em questão, certidão de nascimento, carta de obtenção de bolsas de estudos ou auxílio (se não tiver deverá demonstrar que tem como custear o curso), certificado de boas condições de saúde, 3 fotos no formato das fotos do passaporte e certificado de bons antecedentes criminais.

Para a solicitação de um visto de trabalho é necessário entregar pessoalmente ou via correio ao consulado responsável os seguintes documentos: Cópia do último carimbo de entrada no país, cópia do passaporte, contrato de trabalho e foto 3×4. Siga todos os passos para ter como se manter no Chile.

Certificado Internacional de Vacinação

De acordo com o site da Anvisa não é necessário que os turistas brasileiros comprovem quaisquer vacinas para entrar no Chile atualmente. No entanto, pode ser necessário estar com o Certificado Internacional de Vacinação caso o seu voo tenha conexão em algum país que possua essa exigência como a Bolívia e o Paraguai.

Esse certificado não é exigido para voos direto do Brasil para o Chile ou que tenham conexão com o Uruguai ou Argentina. Contudo, é importante ressaltar que existem muitas incertezas devido à pandemia de COVID-19 e eventualmente esse poderá se tornar um critério para a entrada de turistas. Informe-se antes de realizar a sua viagem.

Certificado Internacional de Vacinação

Certificado Internacional de Vacinação

Documentos Relevantes Para Viagens Internacionais

Ao realizar uma viagem internacional é sempre interessante ter alguns documentos em mãos para evitar dores de cabeça como documentos que comprovem qual é o seu objetivo ao entrar no país. Em alguns casos os agentes de imigração podem solicitar documentos como passagens de volta, comprovantes de hospedagem, comprovação de ter meios de sobreviver no país durante o período da viagem.

Seguro Viagem

É importante mencionar que no Chile não existe atendimento médico gratuito como no Brasil. Isso significa que se o turista tiver qualquer problema de saúde e procurar um hospital, mesmo os públicos, precisará pagar totalmente o atendimento bem como os materiais e medicamentos utilizados.

Observando essa questão é altamente recomendável contratar um seguro viagem internacional. Procure por um seguro que ofereça cobertura de atendimento médico, as opções são o pagamento direto pela seguradora ou o reembolso das despesas incluindo assistência farmacêutica e odontológica. Verifique quais são as condições da apólice antes de contratar o seguro.

Gostou de saber mais sobre os documentos para viajar para o Chile? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
América

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *