Localizada na região oeste da Argentina, Mendoza, é uma cidade pertencente à província homônoma e se tornou muito conhecida por sua excelente produção de vinhos. Uma viagem perfeita para os apreciadores da bebida de Baco, afinal essa é a região argentina responsável por produzir nada menos do que 70% dos seus vinhos.
Se você tem um perfil mais aventureiro também pode curtir uma viagem para Mendoza, nesse caso a dica é focar nos esportes radicais como alpinismo e rafting. No inverno essa região montanhosa – com a bela Cordilheira dos Andes ao fundo – fica coberta de neve, um espetáculo a parte. Continue lendo e descubra o que fazer de dia e a noite na maravilhosa Mendoza!
O Que Fazer de Dia em Mendoza?
Abaixo você poderá saber mais detalhes sobre as atrações turísticas da cidade para visitar durante o dia, já dá para montar o seu roteiro de passeios com base nessas dicas!
Parque General San Martin
O parque mais antigo de Mendoza é gigantesco e possui diversas atrações e pontos para serem vistos como anfiteatro, estádio de futebol, jardins, lagos entre outros. O ideal é pegar um mapa do parque no seu hotel ou hostel (eles são disponibilizados gratuitamente). Para tornar o seu passeio mais fácil pelo parque a dica é alugar bicicletas no centro de Mendoza.
Aproveite que ao lado do parque está o Cerro de La Glória que é um morro com um monumento no topo do qual é possível ter uma bela vista da cidade e também das montanhas que a rodeiam.
Centro de Mendoza
Como o centro da cidade não é tão grande é possível conhece-lo numa manhã ou numa tarde. Basicamente ele está cercado por praças e áreas dedicadas a atividades de lazer. A maior dentre as cinco praças é a Plaza Independencia que conta com jardim e até museu. As outras quatro praças – que também merecem uma visita – são: Plaza San Martín, Plaza Chile, Plaza Italia e Plaza España.
Rua Peatonal Sarmiento
Uma rua para pedestres em que é possível encontrar diversas opções de restaurantes, lojas e cafés.
Tour Alta Montanha
Várias agências de turismo da cidade oferecem esse tour que percorre o trajeto da fronteira entre Argentina e Chile. Um passeio repleto de lindos cenários e que tem como seu ponto alto o Parque Provincial Aconcágua, esse é um dos pontos mais altos das Américas. Outras atrações desse tour são: Estação de Esqui Los Penitentes, Represa de Potrerillos, Vilarejo Las Cuevas e Puente Del Inca.
Passeio Pelas Vinícolas
Lembra que mencionamos a fama de Mendoza como produtora de vinhos? Então a dica é que mesmo quem não gosta tanto assim da bebida reserve um dia para conhecer as vinícolas. O passeio permite observar paisagens lindas e ainda degustar os sabores diferenciados dos vinhos argentinos que são muito bem avaliados.
O Que Fazer a Noite em Mendoza?
A vida noturna de Mendoza é bastante agitada e prolongada, a siesta tradicional da cidade faz com que tudo fique paralisado das 14h às 17h então quando os estabelecimentos abrem vão até bem tarde. O comércio fica aberto até às 21 horas e os restaurantes começam a ficar cheios para o jantar em torno das 23 horas. A dica é se preparar para fazer o turismo gastronômico à noite. Durante o dia você pode frequentar as bodegas, mas a noite precisa provar os pratos elaborados da cidade.
A rua Sarmiento (já citada acima) possui diversos restaurantes incríveis. Para quem estiver animado e preparado para pegar um pouco de estrada a dica é visitar a região de Chacras de Coria. Nessa região estão localizadas as chamadas ‘boliches’ que são as boates, mas atenção que elas só abrem a partir da 1 da manhã e prolongam seu atendimento até o amanhecer.
Uma alternativa para se divertir com um público jovem, mas ainda estar inteiro no dia seguinte é ir até um dos bares da avenida Aristides Villanueva. Tem desde bares com o típico estilo argentino até pubs irlandeses. Para dar mais emoção a sua viagem você pode ir aos cassinos, eles também ficam abertos durante o dia.
Como Chegar a Mendoza?
Há opções de voos partindo do Brasil, com escala em Buenos Aires, para Mendoza. Quem está fazendo uma viagem por mais países da América do Sul pode ir de ônibus de Santiago até Mendoza, o tempo de viagem é de cerca de 6 horas. Compensa viajar a noite para reduzir uma diária de hospedagem.
Gostou dessas dicas de como fazer uma viagem incrível para Mendoza?