A Argentina possui muita beleza natural, como acontece com os demais países latino americanos. E uma flora e fauna maravilhosa. Além de também possuir um traço indígena bem marcante em sua cultura. E a região Noroeste Argentino (NOA), é onde os traços dessa influência são ainda mais marcantes.
O noroeste da Argentina é formado por 6 províncias. Das quais, as duas mais famosas são Jujuy e Salta. A região faz fronteira com a Bolívia e com o Chile. É por essa razão que vários turistas já aproveitam a mesma viagem para conhecerem os 3 países de uma vez.
Essa região é bem influenciada pelo clima seco e subtropical, pois encontra-se bem perto do deserto do Atacama.
Mas, se você quer saber como chegar no Deserto de Salta e Jujuy, continue lendo que daremos todas as informações.
Salta e Jujuy – Como Chegar
Em Salta e Jujuy há aeroportos. Porém, não existem voos diretos do Brasil para a região. Ao comprar uma passagem, sempre terá escala em Buenos Aires. Já partindo de Buenos Aires, há voos com duração de mais de duas horas. E tem também viagem de ônibus, que dura em torno de 22 horas.
O turista também pode ir de Puerto Iguazu, que faz fronteira com do Iguaçu, em uma viagem de ônibus, que dura em torno de 24 horas, via Tucuman.
Partindo de San Pedro do Atacama, a viagem de ônibus dura em torno de 7 horas. Partindo de Uyuni, que fica na Bolívia, a viagem leva em torno de 17 horas. De La Quiaca, pode ser de trem ou de ônibus.
Outra possibilidade para chegar em Salta e Jujuy é ir por Córdoba. A viagem dura cerca de 12 horas. Caso queira pegar um ônibus em Purmamarca, o ideal é você ficar de frente a um hotel que fica na estrada, e não ficar no terminal. Caso tenha lugar, você pode pagar a passagem diretamente para o motorista. O horário que o ônibus passa varia entre 9 e 12 horas.
Quando Viajar Para Salta e Jujuy Na Argentina
O clima da região norte da Argentina é bem seco. Por isso, a chuva não costuma ser um problema para o turista que viaja para o local. Em qualquer época do ano, é possível viajar para Salta e Jujuy.
Sendo que, de março até maio, e de setembro até novembro, o turista evita se expor às altas temperaturas do verão, e também às baixas temperaturas do inverno. Limitando-se às temperaturas mais amenas do ano.
Como é uma região mais seca, é comum o céu se encontrar sempre aberto, com escassez de nuvens e com o sol bem intenso.
Em uma viagem de uma semana, é possível conhecer Salta e Jujuy tranquilamente. Algumas sugestões de itens que devem ser levados na mala para uma viagem para o local são:
- Camisetas
- Protetor solar
- Tênis e um par de botas trekking
- Protetor labial ou manteiga de cacau
- Jaqueta corta-vento
- Óculos escuros, chapéu e boné
- Rinossoro
- Calças e bermudas para a quantidade de dias que ficará na região.