Parque Estadual Pedra Azul

Dados Gerais

Inicialmente o Parque Estadual da Pedra Azul era uma reserva florestal e chamava-se Reserva Florestal da Pedra Azul. A reserva foi criada no dia 31 de outubro de 1960, a partir do decreto de número 312. A sua transformação para parque estadual foi realizada no dia 2 de janeiro de 1991, com a aplicação da lei 4.503.

Está localizado na cidade de Domingos Martins, que por sua vez está situada mais a sul no estado do Espirito Santo, região sudeste do Brasil. A distância do município até Vitória, a capital do estado é de aproximadamente 65 quilômetros ou aproximadamente 1 hora e meia de viagem.

Cidade

Domingos Martins possui uma população de pouco mais de 39 mil habitantes. É um município que possui o turismo desenvolvido na área do ecoturismo, além disso possui o título de cidade verde, título esse que ganhou por ter muitas áreas com mata nativa e por ter o Parque Estadual da Pedra Azul.

Há diversos outros atrativos naturais, como cachoeiras e rios espalhados ao longo do município que está situado em uma região serrana. A cidade possui muitas áreas de zona rural e está dividida entre 7 distritos, sendo sede urbana e administrativa localizada a 540 metros de altitude.

O município conta com alguns pontos altíssimos, que em alguns lugares ultrapassam os 1800 metros de altitude, assim como a própria Pedra Azul que está a 1822 metros acima do nível do mar.

Domingos Martins

Domingos Martins

A cidade foi colonizada por diversos imigrantes europeus, italianos, poloneses e principalmente alemães, estes foram os primeiros a chegar na região tendo então fundado a colônia de Santa Isabel e a primeira colônia de alemães no Espirito Santo.

Reserva Florestal

Reserva Florestal

Reserva Florestal

Uma reserva florestal, segundo a legislação brasileira é uma área completamente protegida, cuja influência e presença humana só são permitidas para estudos na área da preservação ambiental ou de estudos sobre as espécies de fauna e flora. Outro motivo para a entrada de pessoas são as ações de manutenção e melhoria do local. Podem ser também chamadas de reservas naturais, estações ecológicas ou reservas ecológicas. É importante salientar que nestes locais a qualquer tipo de caça é expressamente proibido.

Parque Estadual

Os parques estaduais são áreas ambientais protegidas pelo governo do estado, são reservas de proteção integral e que estão dentro da categoria dos parques nacionais. A diferença entre os dois é apenas que os estaduais foram criados por lei estadual enquanto os outros por leis federais. Essa categoria tem sua origem no Código Florestal de 1934.

Ao contrário de outras categorias de proteção ambiental, esses parques podem ser visitados e dentro de sua área é permitida a realização de pesquisas cientificas, de eventos educativos de turismo ecológico e visitação sem nenhum fim educacional.

História

Foi criado com o apoio dos moradores da cidade, com a finalidade de que se pudesse preservar uma grande área da mata nativa, área que engloba principalmente a vegetação remanescente da mata atlântica brasileira. Engloba também suas formações rochosas que em sua maioria são feitas de gnaisse e granito, portanto o parque é um importante mecanismo de preservação da sua vegetação característica.

Sua criação instituiu práticas de conservação e preservação da natureza local e impactou positivamente a comunidade à sua volta desde então, tanto pela sensibilização ambiental, quanto pelo incremento ao turismo.

Parque Estadual da Pedra Azul

Parque Estadual Pedra Azul

Parque Estadual Pedra Azul

O Parque Estadual da Pedra Azul, possui um território com cerca de 1.240 hectares, com uma imensa fauna e flora local. O parque está situado no território de 3 municípios, Domingos Martins, Alfredo Chaves e Vargem Alta, sendo a maior parte em Domingos Martins.

Há muitas cachoeiras, córregos, piscinas naturais e trilhas que podem ser feitas em seu interior, tudo isso faz parte do turismo verde oferecido pela cidade. O parque fica aberto de terça feira a domingo, enquanto às segundas feiras é fechado para que possa ser feita sua manutenção.

O acesso ao parque e aos atrativos turísticos só pode ser feito acompanhado de guia credenciado, que geralmente é um guarda florestal que faça parte do Instituto Estadual do Meio Ambiente. E não se esqueça que as visitas devem ser agendadas com pelo menos 1 dia útil de antecedência, as vias de contato para o agendamento são o e-mail  pepaz@iema.es.gov.br ou pelo telefone do parque (27) 3248-1156.

Pedra Azul

Pedra Azul

Pedra Azul

A pedra azul é um dos cartões postais do Espírito Santo, está a mais de 1800 metros de altura e é uma pedra constituída de gnaisse. Ela ganhou o seu nome pois em algumas horas do dia, dependendo do ângulo de incidência da luz solar ela pode aparentar uma coloração azul, mas não para por aí, pode também aparentar cor verde ou amarela. A sua cor característica é acinzentada, mas muitas outras colorações já foram relatadas.

A pedra do lagarto é colada à pedra azul e ganhou esse nome por se assemelhar à um grande lagarto.

Trilhas

Menos de 10% da sua área é aberta à visitação, sua parte aberta é a região do parque que conta com as trilhas, as quais você pode escolher. São 4 trilhas conhecidas, entre elas a Trilha da piscina, que tem duração média de 2 horas e 30 minutos a 3 horas entre ida e volta, a Trilha do mirante, a Trilha do lagarto e a Trilha da base, as 3 ultimas possuem duração média de 1 hora a 1 e 30 minutos. Para todas as trilhas os turistas devem estar usando tênis.

Atente-se para estas informações sobre as piscinas naturais, pois lá pode levar roupa para banho, já que é permitido nadar, para chegar até lá você deve passar por uma trilha com trechos difíceis, tal como um trajeto feito na corda, portanto, crianças com menos de 10 anos de idade não são permitidas. Durante a corda só é possível a passagem de duas pessoas a cada vez. A trilha da base vai até a região de base da Pedra azul, mas não é permitido subir na pedra tem muitos anos, pois sua subida é muito complicada e perigosa.

Trilhas

Trilhas

O número máximo de visitantes nas trilhas por dia é 150 pessoas, há também o passeio livre se caso houver vaga, de qualquer forma um funcionário do parque deve estar presente.

Fauna

Há muitas espécies que vivem nos limites deste parque, entre elas muitos animais conhecidos como preguiças, veados catingueiros, tamanduá de colete, inúmeras variedades de macacos. Só de aves já foram catalogadas mais de 180 variedades, incluindo a famosa andorinha do colar branco, ave que aparece nos meses de inverno quando a temperatura chega a 0ºC. O parque conta também com uma grande diversidade de répteis e peixes.

Pode-se dizer que as espécies mais misteriosas e assustadores que vivem ali são as onças pintadas e as jaguatiricas. Esses felinos possuem considerável número de indivíduos dentro dos limites da Pedra Azul, que é um local de preservação da sua vida selvagem. Por isso também muitas áreas do parque não podem ser acessadas e quando podem é somente com o acompanhamento de um guia especializado.

Dois Tucanos no Pé de Mamão

Dois Tucanos no Pé de Mamão

O parque tem também espécies endêmicas, ou seja, espécies apenas encontradas nos limites das áreas protegidas, portanto são verdadeiros exemplares da fauna regional.

Por todos esses animais que ali vivem é muito importante a manutenção da vida natural no parque, deve-se considerar que algumas espécies criticamente ameaçadas de extinção estão presentes ali, tal como o sagui da serra, a onça suçuarana e o macaco barbado.

Flora

Quanto a flora, sua vegetação predominante é a de mata atlântica, com árvores de estatura média e alta, sendo que algumas podem chegar a mais de 20 metros de altura. É possível observar no parque uma imensa gama de bromélias, samambaias, orquídeas, cedros, ipês, ingás e cássias. Conta também com mata ciliar fechada nos entornos dos cursos d’água.

Visitas ao Parque

Turista no Parque Estadual Pedra Azul

Turista no Parque Estadual Pedra Azul

O centro de visitantes é aberto ao público e conta com banheiros e bebedouros. Recebe muitos turistas ao longo do ano, principalmente da capital do estado que está próxima. Um dos atrativos é o clima da região, bem mais ameno do que em regiões no seu entorno. Em localidades próximas ao parque há muitos hotéis e restaurantes, alguns desses hotéis inclusive são conhecidos como os melhores do estado.

Acesso ao Parque

O acesso ao parque se dá pela BR-262 que começa na cidade de Vitória. No quilometro 89 você deve pegar a estadual ES-010 e andar nela por 2 quilômetros. Se você optar trafegar pela estrada ES-164, quando passar por um distrito chamado de São Paulo Arerê, neste momento deve sair desta estrada e deve seguir caminho para a rota do lagarto até que se chegue ao parque.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *