Parque Estadual do Guartelá

O Parque Estadual do Guartelá é uma atração turística localizada no município de Tibagi, estado do Paraná, destacando-se por sua vocação de contato com a natureza. Com atrativos naturais impressionantes como a bela cachoeira da Ponte de Pedra (cujo nome vem do fato de ter uma formação de ponte de pedra cortando a queda) e os magníficos ‘Panelões do Sumidouro’ que são hidromassagens naturais, esse parque, atrai turistas que estão em busca de atividades de ecoturismo e também famílias.

Criação do Parque Estadual do Guartelá

Esse parque estadual foi criado no ano de 1992 por meio de decreto estadual para que os ecossistemas típicos pudessem ser preservados com atenção para as espécies de fauna e flora que são específicas. É em Guartelá que está situado o Cânion do Rio Iapó que é o sexto maior do planeta e o único que mantém a vegetação nativa. O parque fica a 19 km da cidade de Tibagi e a 40 km da cidade de Castro. O município de Tibagi fica a aproximadamente 220 km de Curitiba.

Há grande diversidade de cavernas na região de maneira que o parque possui riqueza de formações espeleológicas relevantes. Os visitantes do parque podem também conferir pinturas rupestres que ajudam a contar a história da ocupação desse local. A vegetação destaca-se por áreas de campos remanescentes de cerrado e florestas predominantemente de araucárias. O rio Iapó corta o cânion desaguando no rio Tibagi.

Curiosidade: Nome de Guartelá

Uma lenda diz que o nome Guartelá é oriundo da expressão “Guarda-te lá que cá bem fico” que era usada por um morador para seu compadre como uma prevenção a respeito de ataques indígenas na região.

Trilhas

O Parque Estadual do Guartelá possui duas trilhas, a básica e a completa.

Trilha Básica do Parque

A trilha possui cerca de 5 km de ida e volta sendo feita numa média de 2 horas e meia a 3 horas de caminhada. Dentre os atrativos que podem ser vistos estão o Mirante do Parque, a famosa Cachoeira da Ponte de Pedra (mas, não pode tomar banho) e os Panelões do Sumidouro que são basicamente piscinas naturais, nelas sim é possível tomar banho. É uma trilha autoguiada.

Trilha Completa do Parque

Nessa versão mais extensa da trilha estão inclusas Pinturas Rupestres, o Mirante do Cânion Guartelá, a cachoeira da Ponte de Pedra e os Panelões do Sumidouro. Para fazer essa trilha é necessário contratar um guia, algo que pode ser feito facilmento junto a Operadora de Turismo local. A trilha não pode ser feita em caso de chuvas dois dias antes do passeio.

Trilha Completa do Parque

Trilha Completa do Parque

Horário de Visitação do Parque

Esse parque está aberto das 9h às 16h30 de quarta a domingo e também nos feriados nacionais. Como os trajetos dentro do parque são bem extensos é interessante chegar pela manhã ou logo depois do almoço para ter tempo para conhecer os atrativos de Guartelá.

Uma dica para se programar para uma visita durante feriados é ligar para o disk turismo local (0800 643 1388) para conhecer a disponibilidade do parque. No caso de quem pretende ir com um grupo de mais de 30 pessoas recomendamos que faça o agendamento prévio através do telefone 0800 643 1388.

Atenção as Regras do Parque

Para que a sua visita transcorra tranquilamente é fundamental ficar atento as atividades que são proibidas dentre as quais estão realizar comércio ambulante de qualquer natureza, churrascos, acampamentos, consumo de bebidas alcoólicas, acessar a ponte de pedra, levar animais domésticos, tomar banho em pontos não-autorizados e sair das marcações das trilhas. Leve um saco plástico para armazenar o seu lixo e removê-lo do local ao ir embora.

Dicas de Segurança

Alguns cuidados pertinentes à segurança podem ajudar a deixar a sua visita ao Parque Estadual do Guartelá muito mais tranquila como fazer o seu cadastro, uma medida que garante socorro numa situação de emergência. Siga a orientação e a sinalização feita pelos voluntários e funcionários do parque.

Se houver algum acidente comunique a administração do parque assim que possível. Como o sinal de celular é instável há um telefone de uso exclusivo da administração. É possível usar um sistema de rádio comunicação para os casos emergenciais.

Localização

O parque está localizado na Rodovia PR 340, no km 247.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *