O Governo do Estado de São Paulo tentará nesse ano repetir o sucesso da Virada Cultural dos anos anteriores. Por meio da Secretaria de Estado da Cultura, será a quinta edição consecutiva que reunirá várias apresentações artísticas e musicais em 23 cidades do estado, incluindo também a capital, cidade que terá mais palcos. O evento acontece nos dias 16 e 17 de abril na cidade de São Paulo e nos dias 14 e 15 de maio nas demais cidades.
As 22 cidades do interior paulista que terão shows são: Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Nessas cidades, se apresentarão nomes de sucesso da música brasileira, como Arnaldo Antunes, Lobão, Fafá de Belém, Titãs, Angra, Sepultura, Rita Lee, Paralamas do Sucesso, Pitty, Cachorro Grande, Detonautas, Charlie Brown Jr e outros músicos brasileiros. Além desses músicos com muito sucesso nacional, se apresentarão nomes que estão começando a se destacar no país, como Maria Gadú, Tulipa Ruiz, Karina Buhr e Paula Lima. Assim como nas edições anteriores, também haverá shows de bandas internacionais, como Pink Martini, Superchunk e P.O.D. e Misfits.
Além dessas apresentações musicais, a virada também está recheada de peças de teatro e de dança. Um dos nomes famosos que irão participar da Virada Cultural será a São Paulo Companhia de Dança e o Ballet Stagium, companhia famosas nesse meio. O público também poderá ver espetáculos de circo, cinema, arte de rua, música erudita e até mesmo apresentações de Stand Up Comedy, feitas pelos comediantes Danilo Gentili, Marcelo Médici e Rafinha Bastos.
Edições Anteriores
Na edição de 2010, a Virada Cultural conseguiu atrair cerca de quatro milhões de pessoas nos 47 palcos que receberam artistas de diferentes estilos e nacionalidades.
Só na cidade de São Paulo, mais de 1,5 milhão de pessoas compareceram nas apresentações, que tinham como destaque a cantora Cat Power e os músicos Mano Chao e Yann Tiersen. Cada um deles, além de se apresentarem na capital, também fizeram mais um show no interior do estado São Paulo.
A ideia de promover diversas apresentações por todo o estado partiu da gestão de José Serra. Quando era prefeito de São Paulo, ele promoveu um evento cultural que duraria aproximadamente 24 horas de apresentações artísticas e musicais. Isso deu tão certo que em 2007 o projeto foi expandido para todo o estado. Vale lembrar que para assistir as apresentações não é cobrado nada.
Para saber a programação completa dos shows que acontecerão em uma das 23 cidades, basta acessar o site da Virada Cultural ou ficar de olho no twitter e no Facebook da Secretaria de Estado da Cultura.