Museu do Índio
Talvez esta seja a maior obra do antropólogo Darcy Ribeiro, que possui vasta coleção de estudos relacionados com o comportamento do povo nativo em terras nacionais. Foi criado no ano de 1953, e desde esta época representa uma das visitas mais culturais de todo o Estado do Rio de Janeiro. Esta representa uma das poucas instituições oficiais brasileiras especializadas apenas nos acontecimentos da história existente entre os povos indígenas. Atualmente, a maior parte dos visitantes é de jovens estudantes, uma vez que escolas de toda a Guanabara agendam visitações nos locais quase que diárias. São onze grandes salas que abrigam quase 25 mil itens antagônicos entre publicações, fotos e peças etnográficas. Interessante notar que no local são passados inúmeros documentários relacionados com a temática, sendo que a classificação livre. O imenso jardim também causa admirações de muitos visitantes. São cinco ambientes naturais retratando inúmeras facetas da cultura indígena que de certa forma são cruciais para entender um pouco mais sobre a história do país.
Museu do Seringal “Vila Paraíso”
Quem ambiciona lazer cultural e está fazendo visitação turística em Manaus não pode perder a oportunidade de visitar o Museu do Seringal “Vila Paraíso”. Este museu em céu aberto é considerado como o mais visitado dentre tantos roteiros turísticos da capital do Estado mais importante para o mundo no que tange ao ecossistema ambiental. Existem inúmeras pontes construídas basicamente por madeira, facilitando o acesso dos visitantes. Elas também ligam o acesso para rios, onde existem pequenos barcos disponíveis para qualquer pessoa realizar agradáveis passeios nas serenas águas amazônicas. Também há diversas trilhas situadas ao redor do local que levam para cenários ambientais singulares. O museu, basicamente, retrata como os trabalhadores de seringais vivem. Visitantes podem conviver por alguns instantes lado a lado com as rotinas diárias deste modo de vida. No acervo histórico cabe destaque ao material que retrata as épocas imperiais, quando borracha foi a grande atração comercial do país, principalmente para os ingleses.
Museu Archer M. Huntington
Temos cidades americanas que são especialmente privilegiadas quanto a pontos turísticos e culturais para passeios e visitas. Um destes locais é Austin, onde se concentra três ou quatro museus e onde também não poderia faltar um museu de arte. Assim, se você é uma dessas pessoas que não sabe fazer um passeio turístico sem que tenha pelo menos uma visita a um museu ou galeria de arte, pode colocar o Archer M. Huntington Art Museum em seu roteiro numa próxima viagem a esta cidade encantada e tão cheia de marcos culturais para você incrementar seus conhecimentos. Para pessoas que gostam de fazer pesquisas e conhecer um pouco mais sobre a cultura e os costumes do povo de um país ou de certas regiões, nada melhor do que um museu de arte onde a maioria das peças tem uma história própria e através destas se consegue conhecer muito da vida de uma comunidade.
Museu George Washington Carver
Quem vai a passeio para Austin no Texas por certo vai se perder no momento de fazer um roteiro de visitas e pontos interessantes que merecem ser conhecidos que são muitos e de grande interesse dos turistas que ali chegam. Entretanto, para aqueles que gostam de história, existem pontos que não podem ser deixados fora da agenda e entre estes você pode encontrar vários museus que pedem a sua presença, o George Washington Carver Museum é um deles. George Washington foi não só um militar americano, mas também um político de destaque, que pelos seus feitos e garra se transformou no primeiro presidente constitucional dos Estados Unidos e até hoje sua figura está ligada a várias instituições naquele país como a universidade que leva seu nome. O George Washington Carver Museum pode contar muito a respeito desse grande homem aos amantes de história e também aos leigos que buscam um pouco mais de conhecimento.
Museu Texas Military Forces
Entre os museus de arte que podemos encontrar em Austin, no Texas, está um que é um tanto diferente e que não pode deixar de ser visto pelo muito que pode contar sobre as lutas e vitórias conquistadas pelas forças armadas. Incluí-lo em seu roteiro só vai acrescentar um pouco mais a seus conhecimentos sobre este povo. Este é um museu e uma coleção de arquivos criados para homenagear os bravos homens e mulheres que dedicaram sua vida para trabalhar nas forças militares do Texas. O Texas Military Forces Museum está localizado no edifício 6 em Camp Mabry. Depois que a guerra terminou foi novamente sede do governo do estado. Sob a liderança do general Scriber, o Texas Military Forces Museum foi aberto ao público em 14 de novembro de 1992, depois de muito trabalho para montar o acervo, colecionando um a um os veículos históricos, artefatos e materiais de arquivo.
Museu dos Transportes
O Museu Gaetano Ferolla, mais conhecido como Museu dos Transportes Públicos, localizado a Av. Cruzeiro do Sul, 780 no Canindé, em São Paulo, é uma excelente opção para um passeio em família bem econômico, pois a entrada é franca, e permite um tour através de gerações, tecnologias e pensamentos. O Museu possui atrações que remontam desde o ano de 1859 até 1960. O acervo possui 7 veículos históricos, mais de 1000 fotos, 1500 livros, além de móveis entre outros marcos do transporte urbano. Os salões foram montados de forma que você e sua família se sentirão em uma verdadeira viagem no tempo. Para a criançada uma boa notícia: O Museu que funciona de terça a domingo das 9 h ás 17 h possui agendamento de visitas monitoradas para escolas. Assim as crianças podem ver na prática as teorias estudadas em sala de aula. Este contato deve ser realizado pelo telefone (11) 3315-8884. Maiores informações e pesquisas online: http://www.sptrans.com.br/museu/
O Museu do Castelo de Paranapiacaba
A história do Brasil é bem conhecida por todos nós. Os engenhos, as senzalas e as casas grandes são marca do que já aconteceu por aqui. As relíquias guardadas do nosso passado servem para ensinar a geração futura e fazê-la aprender sobre a origem de tudo. Considerada hoje como uma “aula viva de história”, a casa do Engenheiro-Chefe na estação ferroviária na cidade paulista de Santo André é um dos pontos mais visitados. A casa bem preservada e que foi restaurada, é conhecida por Museu do Castelo.
A casa passou a ser chamada de “Castelo” por causa de sua localização e, atualmente, a linha férrea de Paranapiacaba, que só funciona para transporte de cargas, transformou-se em um ponto turístico. Muitos pesquisadores e historiadores que estiveram no lugar se impressionaram com a quantidade de objetos antigos como: relógios, poltronas, camas e comôdas, podem estar tão bem conservados pelo tempo. O bom acervo do museu é o que mais chama a atenção.