Um dos grandes símbolos da Região Norte do Brasil é o Teatro Amazonas, que fica localizado no centro de Manaus e é o segundo maior da região da Amazônia, sendo superado somente pelo Teatro da Paz, que fica em Belém do Pará. A história do Teatro Amazonas é bem extensa, pois ele foi inaugurado em 1896 e transformou-se um símbolo da riqueza do Ciclo da Borracha.
Entretanto, tudo começou mesmo em 1881, quando o deputado J. Fernandes Júnior apresentou o projeto para a construção de um teatro em Manaus, já que se tratava de uma das cidades mais ricas do mundo devido à exploração da seringueira. O projeto arquitetônico aprovado era de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa no ano de 1883.
Porém, foi somente no ano de 1884 que a construção realmente foi iniciada. Esse foi o auge do Ciclo da Borracha. A inauguração aconteceu 2 anos após o início da construção, em 31 de dezembro de 1986.
Estrutura Física do Teatro Amazonas
Considerado o principal patrimônio artístico cultural do estado do Amazonas, o teatro possui:
Sala de Espetáculos: Com capacidade total de 701 pessoas.
Salão Nobre: Com capacidade para até 200 pessoas.
Camarim Cenográfico: Uma espécie de réplica dos camarins do passado, com objetos decorativos e móveis do século XIX.
Palco: Possui área total de 123 metros quadrados.
Cúpula: Vinda de Paris, a Cúpula possui grande riqueza de detalhes e as cores verde, amarelo e azul, fazendo referência às cores da bandeira brasileira.
Fosso da Orquestra: Uma área que conta com excelente acústica e que dispensa até o uso de amplificadores em apresentações. É considerado o local com a melhor acústica do Brasil e o quarto do mundo.
Funcionamento do Teatro Amazonas
O teatro funciona como uma casa de espetáculos teatrais, de dança, musicais, entre outros. É palco para atrações culturais de artistas da região, nacionais e internacionais. O coral, o corpo de dança e a orquestra da cidade ensaiam e se apresentam no teatro.
Para quem quiser conhecer o Teatro Amazonas, ele fica aberto de segunda a sábado, das 9 da manhã até as 5 da tarde. O valor da entrada para visitantes de outros estados é R$ 20,00 (sujeito a alteração). Vale lembrar que estudantes pagam metade. Geralmente para moradores do estado a entrada é franca, se informe antes para confirmar.
É possível solicitar isenção de pagamento para visitar o teatro. Para isso é necessário entrar em contato com a Secretaria de Cultura por meio do telefone (92) 3215-4622.
Para maiores informações:
- Telefones: (92) 3622-1880/3232-1768
- Endereço: Praça São Sebastião, Centro – Manaus
Visita ao Teatro Amazonas
Todo amazonense se todo turista que for a Manaus deve aproveitar a oportunidade para conhecer o local.
Durante a visita, um guia conta toda a história de teatro, que vai desde a sua construção até os grandes espetáculos realizados, curiosidades sobre os móveis e materiais utilizados na construção, etc.
É possível conhecer figurinos utilizados em apresentações que ficam em exposição permanente, conferir fotografias e vídeos de espetáculos, instrumentos musicais e mais uma série de objetos de grande valor histórico.
Certamente esta é uma visita que trará muito conhecimento e cultura. Ideal para ser feita em família e também excursões escolares. O Teatro Amazonas é parte importante da história do estado do Amazonas e também do Brasil.