Pela primeira vez estará acontecendo um encontro presencial da Rede Nacional de Turismo Rural com o objetivo de reforçar os debates entre os participantes, trocar experiências e também buscar novas parcerias. Esse primeiro encontro ocorreu no sábado, dia 14 de agosto na cidade de São Paulo.
O Evento
O encontro de Turismo Rural se dá durante a 7ª FeiraTur que é um evento nacional especializado do segmento de turismo e que tem organização a cargo do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) e eu conta com apoio do Ministério do Turismo (MTur). Na ocasião deste evento o publico tem entrada franca e gratuita.
Objetivo
De acordo com o parecer de Sáskia Lima que é a coordenadora-geral de Segmentação do MTur o objetivo principal desse encontro é o fortalecimento do dialogo entre as pessoas que atuam na rede e que já tem uma bela representação uma vez que estão em número de 250 membros. Através de discussões diretas com o turismo rural em pauta fica bem mais simples identificar as necessidades do setor e com isso elaborar políticas publicas que atendam essas necessidades identificadas.
Criação da Rede Nacional
Em outubro do ano passado é que foi criada a Rede Nacional de Turismo Rural numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) se tratando de uma comunidade virtual que se encontra inserida no Portal da Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário e funcionando como se fosse um imenso fórum onde debates online são realizados e as informações, noticias de interesse geral são todas disponibilizadas através do portal.
Impacto no Consumidor
Para Sáskia, o consumidor final também recebe o impacto dessa importante ferramenta. Por ocasião de debates realizados através da rede já foram identificados problemas e deficiências que o MDA e o MTur podem muito bem ajudar a encontrar a solução e como exemplo disto temos algumas questões relacionadas a legislação que vem afetando tanto quem trabalha no setor como também os turistas.
Pauta do Encontro
Nesse primeiro encontro a pauta prevê a explanação da proposta da Rede Nacional de Turismo Rural com representantes do setor se apresentando e falando sobre suas experiências, o que fazer para estreitar relações, possibilidades de parcerias e fortalecimento de articulação entre os membros.
O Que Esperar
Clarissa Valadares Xavier que é doutora em turismo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal ( EMATER/DF) estava com presença confirmada para o evento e esperava conhecer técnicas de outros estados que pudessem ser aplicadas na capital federal que ainda tem de avançar muito em termos de turismo, mas ela acredita que a Rede já tem dado valiosa contribuição com importantes relatos do que acontece em relação ao Turismo Rural em diferentes partes do país.