Os parlamentares têm abusado sistematicamente do direito de obtenção de passaportes diplomáticos, solicitando a obtenção dos mesmos para os familiares, que na maioria dos casos utilizam as regalias provenientes deles para fins turísticos.
Mais de 66% dos passaportes especiais solicitados pelos deputados ao Itamaraty foram para filhos e cônjuges dos parlamentares, sendo que 87% dos vistos internacionais emitidos nesses passaportes são para finalidade de turismo, como divulga a Segunda Secretaria da Câmara.
O Estado teve acesso à relação de ofícios que tratam da emissão de passaportes diplomáticos e de vistos que passaram pelo órgão nos últimos dois anos.
Os destinos mais comuns das viagens, como divulgado por órgãos do Estado, são famosas cidades turísticas, como Miami, Las Vegas, Dubai e Nova York, sem considerar ainda as regalias obtidas por filhos de deputados em viagens de estudos para o exterior.
De posse deste documento especial, o viajante tem privilégios em todos os aeroportos, como filas preferenciais e prioridade nas bagagens, além de poder entrar sem visto em diversos países.