Um dos países mais bonitos da América Latina é a Argentina. Entre um passeio gastronômico e uma aventura no tango é importante reservar um tempo para conhecer um pouco mais da cultura desse povo fantástico. Uma dica bem interessante para quem está pensando em fazer uma visita ao nosso país vizinho, é conhecer a cidade de Córdoba. Além de um lugar bem interessante, é lá que você poderá visitar o Museu Histórico Provincial Marquês de Sobremonte. Um dos espaços mais ricos em cultura dessa América e que merece um dia da sua atenção. Saiba mais sobre Córdoba e também sobre esse belo museu.
Córdoba
A cidade de Córdoba é capital da província que tem o mesmo nome. É a segunda cidade mais populosa da Argentina ficando atrás somente de Buenos Aires que é a capital do país. Trata-se de um grande centro cultural, financeiro, de entretenimento, dentre muitas outras coisas. Visitar a Argentina e não conhecer essa cidade é como ter perdido metade da sua viagem. A localização do local é na margem do Rio Suquía e tem um clima bastante parecido com o restante da Argentina.
A História do Museu Histórico Provincial Marquês de Sobremonte
O museu que fica bem no centro de Córdoba tem uma construção arquitetônica tipicamente espanhola e se configura na construção mais antiga dessa cidade. Quem tem curiosidade de saber como era a construção civil no século XVIII tem que conhecer esse museu, pois ele é um dos representantes mais fieis desse estilo. Uma curiosidade interessante é que as telhas que recobrem o museu foram feitas tendo como molde a coxa dos artesãos. Dessa forma, ainda é possível ver um pouco das pessoas que ajudaram a construir esse belo prédio. Agora, você vai olhar para o teto desse museu com outros olhos. A construção da casa, que atualmente é o museu, se deu entre os anos de 1752 e 1760. O proprietário dessa casa era Don José Rodriguez, um comerciante local. No período que vai de 1783 a 1797, a casa foi alugada para Don Rafael de Sobremonte, que era o prefeito de Córdoba de Tucumán. Depois de algum tempo, Don Rafael se tornou uma das principais figuras políticas do vice-reinado do Rio de La Plata. A casa fez parte da história porque foi nela que o vice-rei se escondeu durante a invasão inglesa. Embora tenha se escondido, Sobremonte representa uma figura bastante querida do povo de Córdoba. Porém, foi no ano de 1919 que o Governo argentino adquiriu a casa para transformá-la em um museu histórico. No ano de 1941, a casa foi declarada como sendo um patrimônio histórico argentino e assim se tornou finalmente o Museu Histórico Provincial Marquês de Sobremonte.
Breve Descrição do Museu
Dentro do Museu Histórico Provincial Marquês de Sobremonte, você encontrará uma capela, um pátio e ainda coleções incríveis de obras de Wolf e Pablo Monsenhor Cabrera. Além disso, também é possível observar alguns objetos que adornam o museu. Todos eles têm uma grande importância histórica para esse período da arte argentina. As coleções que fazem parte do acervo desse museu são de grande valor histórico. Podemos citar coleções de armas antigas, pinturas, mobiliários antigos, imagens religiosas, dentre outras. Vale um destaque especial para as peças de mobiliário que adornam os diferentes ambientes do museu. Além disso, também é possível assistir a concertos públicos nos quartos do museu que estão livres. Então, já sabe! Se for visitar a cidade de Córdoba verifique qual é a programação de apresentações do museu. Não perca a chance de assistir a um grande espetáculo num lugar lindo e histórico. Quando nos referimos ao museu como casa, é porque realmente era uma habitação antes de sua função de museu colonial. Dessa forma, podemos descrever o espaço como sendo o espaço de uma casa. Assim, trata-se de um lugar que combina o estilo de casa senhorial de negócios com casa (moradia). Ao todo, a casa tem 5 quartos que se dividem em 2 andares. O material utilizado para a construção dessa casa foi quase que totalmente alvenaria, o que confere o visual mais rústico para o museu. O salão da casa é totalmente decorado com motivos especiais de madeira, o que garante parte do estilo. As paredes dessa construção são fortes porque são uma mistura de alvenaria, tijolos e pedras. O teto é abobadado e traz mais elegância para a casa-museu. O pátio é cercado por portas de quartos que convidam a vida social da casa. O que realmente encanta os visitantes é a possibilidade de ver móveis originais da época em que o Museu Histórico Provincial Marquês de Sobremonte era uma casa nos ambientes.
Visitando o Museu Histórico Provincial Marquês de Sobremonte
Um dos principais pontos turísticos de Córdoba, esse museu vale uma demorada visita, pois você poderá saber mais sobre a história local e também a história da colonização da América Latina como um todo. Porém, já alertamos que não é permitido tirar fotos do interior desse belo museu. Dessa forma, você terá que se contentar em presentear os seus amigos do Facebook apenas com fotos da fachada e da parte externa. Porém, somente essas fotos já valem a visita, sem contar que você terá sempre na sua memória tudo o que viu e aprendeu nesse espaço incrível dedicado a cidade de Córdoba. Também recomendamos que você deixe um dia completo da sua viagem para fazer essa visita para não ter pressa, pois assim não conseguirá ver tudo o que o museu oferece. Atenção mais do que especial para o famoso mobiliário de época que está em todos os cantos desse museu.
A Capela
Essa casa é realmente enorme e por isso mesmo conta com tudo o que os mais abastados do século de sua construção podiam sonhar. A capela é um dos toques mais do que especiais, que tornaram o Museu Histórico Provincial Marquês de Sobremonte um dos mais fascinantes.
Hoje em dia, é quase impraticável ter uma casa como essa. Porém, sempre fica a possibilidade de conhecer e sonhar em um dia ter uma parecida, não é mesmo? Não se pode fotografar a capela, mas a visita vale muito a pena.