A África do sul é um pais onde podemos encontrar vários relatos, provas e lugares que contam sua historia cultural e dos regimes que regiam ali, é um dos mais tradicionais, ricos em detalhes e mais visitados pelo turista. O Museu esta localizado em Soweto em Johannesburgo. O museu esta ali para mostrar a politica do apartheid, imposta em 1948 pelo partido nacional dos africâneres , cujo os quais eram descendentes de holandeses e huguenotes franceses.
É um espaço cultural emocionante que revela detalhes de uma época, em que brancos e negros eram separados por lei, um regime de segregação da África do sul. O interessante nesse museu, é que os ingressos dividem os visitantes em brancos e os não-brancos fazendo os passar por uma entrada é separada, com o intuito de proporcionar ao visitante certo desconforto e transportá-lo a uma época anterior, onde isso era o regime que predominava.
No museu podem ser encontrados fotos, vídeos, recortes de jornais, esculturas e testemunhos escritos, além de vários outros documentos que provem o regime de opressão. No museu também é possível rever a historia da vida de Mandela, presidente da África do sul de 1994 até 1999 considerado como o mais importante líder da África e ganhador do premio Nobel da paz e 1993.