Museu de Arte Contemporânea de Rosário

Considerado como único e mais importante museu de arte contemporânea em todo país. A parte externa se assemelha com uma grande fábrica. Traz diversas cores distintas e iluminação graciosa durante o período noturno. São dez andares repletos de obras nacionais e internacionais realizadas por artistas da contemporaneidade. Em cada três anos são promovidos concursos para decidir as renovações de pinturas presentes na estrutura, fato que favorece no enriquecimento cultural corrente não somente na província de Rosário como em toda a Argentina. Conheça o Museu de Arte Contemporânea de Rosário, em Santa Fé.

Museu de Arte Contemporânea de Rosário

Museu de Arte Contemporânea de Rosário

Estrutura Externa

A parte de forma está composta por artes contemporâneas em diversas partes da decoração exterior da estrutura. No entorno existe ampla presença verde, com árvores longas em campos abertos. Até mesmo a estrutura do banheiro traz símbolos modernos de difícil decodificação, mas com beleza enigmática. Está situada ao lado do rio Paraná. Foi aberto em novembro de 2004 e na atualidade representa um dos principais pontos turísticos da Argentina. Os gestores do projeto aproveitaram o complexo portuário abandonado de Rosário para implantar o projeto. O prédio anexo nas torres principais servia para serem executados serviços administrativos. Traz dez andares com área equivalente a 10.400m². A estrutura portuária foi transferida ao sul, fator que ajudou na aprovação do governo. Para destacar a austeridade do valor cultural foi necessário manter o formato original: Oitos andares de concretos silos com diâmetro de quase oito metros. Quem está dentro da estrutura turística pode tomar o elevador principal feito de vidro para os visitantes admirarem a paisagem das ilhas e do onipresente rio.

Estrutura Externa

Estrutura Externa

Arte Moderna

As mostras iniciais contaram com a presença de trezentas obras de artes feitas por duzentos artistas diferentes, com presença de trabalhos feitos inclusive por Antonio Berni e Lucio Fontana. Como o próprio nome pressupõe, o centro cultural tem incumbência de transmitir as experiências contemporâneas ao público em geral. De acordo com as palavras presentes no site da instituição este representa o principal desafio aos administradores e demais funcionários que integram o quadro do Museu de Arte Contemporânea de Rosário. Somente existe uma certeza entre os membros de chefia, a de que arte contemporânea precisa ser repensada principalmente pelas crianças, consideradas como o futuro da nação. Lugar para estimular a inspiração para novas composições ou perspectivas para encarar o mundo. São desenvolvidos projetos e atividades para investigar ou colocar em prática novas metodologias dinâmicas que propiciam reflexão e compromisso crítico em todo da arte com amplo artístico contemporâneo. A evolução do engajamento crítico em torno da arte representa a principal motivação dos projetos que englobam o museu. As questões compostas nas instituições necessitam de ampla discussão entre o público para que se desenvolva. Neste sentido, as explicações sobre as obras são executadas com bastante conhecimento por parte dos agentes que trabalham no centro cultural. São enfatizados diversos exercícios com materiais específicos que tornam mais claro a explicação das principais obras. Com o nível de leitura os visitantes ficam mais preparados para contemplar a arte contemporânea. Neste sentido, os visitantes preparados com o material didático disponibilizado na internet possuem maior nível de participação ativa na construção da própria leitura. Neste link é possível contemplar informações sobre as principais mostras do Museu de Arte Contemporânea de Rosário.

Horário de Funcionamento e Política

Primavera-Verão: Das 15h às 21h.

Outono-Inverno: Das 14h às 20m

Fechado nos seguintes dias: Véspera de natal e ano novo, dia nacional da verdade (24 de março), eleições, Dia do Funcionário Municipal (primeira sexta-feira de dezembro). No dia 18 de maio (Internacional das Mulheres) as entradas são franças para todas as idades e sexo.

Horário de Funcionamento e Política

Horário de Funcionamento e Política

Projeto Receita

No programa são disponibilizadas edições impressas ou digitais na internet sobre os principais acontecimentos correntes dentro do Centro Cultural. Artigos desenvolvidos por especialistas em cultura. Na prática são idealizadas receitas que temperam a degustação cultural dos visitantes. Clique neste link e salve as três primeiras edições.

Tours do Ensino Médio

As visitas guiadas para as instituições de ensino devem ser calculada a média dos preços no via e-mail: educacion@macromuseo.org.ar. São coordenadas por membros da área de educação que, juntamente com as instituições públicas em geral e educativa, realizam tour interativo ao longo dos 10 andares do museu tentando criar um espaço para trocar de ideias, discussões, reflexões e a relação com outros campos. As explicações duram sessenta minutos e o valor está em torno de três dólares. Permitido no máximo trinta pessoas por tour.

Transporte e Roteiros

Pensando no bem estar dos professores e alunos que desejam visitar o centro, estão disponibilizados, no site oficial, diversos planos de ônibus ou roteiros que facilitam o acesso. Existem inclusive roteiros preparados para dois tipos de público infantil. Neste sentido, fica mais fácil realizar melhor trajeto à boa compreensão cultural dos alunos. Neste link podem ser encontrados os dois roteiros disponibilizados para download.

Recursos Interativos

Existem ainda projetos que trazem aprendizado em forma de brincadeira na Argentina, fato que atrai as futuras gerações que nem percebem que estão aprendendo brincando. Disponibilizados diversos guias que servem como métodos para os professores seguirem passo a passo. Interessante notar que os educadores podem ainda dar opiniões sobre como aprimorar o sistema de ensino que funciona de forma interativa. No link não somente são concedidos espaços para opinar como também às brincadeiras. A proposta traz séries de obras explicadas em períodos distintos com objetivo de diversificar s concepções sobre o que venha a ser arte contemporânea na Argentina. As obras selecionadas na plataforma eletrônica fazem parte dos acervos públicos do MNBA (Museu Nacional de Belas Artes) e MACRO (Museu de Arte Contemporânea de Rosário).

Tours à População em Geral

As excursões ao público em geram acontecem de terça-feira a quinta-feira até às 18h. Duração de aproximados sessenta minutos, variando conforme o nível de discussão e reflexão dos turistas. Representa um dos poucos museus do mundo que possuem o máximo cuidado em transmitir informações para todos os tipos de visitantes. Valor equivalente a cinco dólares por pessoa.

Maiores informações são encontradas nas seguintes indicações:

E-mail: educacion@macromuseo.org.ar

Telefone: (+341) 480 4982

Clique aqui e acesse o site oficial.

O Museu de Arte Contemporânea de Rosário está situado entre a BV. Orono e do Rio Paraná, n° 2000, Rosário, Santa Fe, Argentina.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultural

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *