Expandindo Horizontes
Com o objetivo de estruturar uma oferta de produtos especiais e de uma forma que seja integrada além de sustentável, o Ministério do Turismo (MTur) através de chamada publica pretende selecionar em curto prazo cinco destinos turísticos para o segmento Religioso. Este foi um projeto apresentado no dia 9 de novembro, terça-feira, em Brasília por ocasião do 3º Encontro do Grupo de Trabalho Religioso.
Apresentação de Projetos
De acordo com Sáskia Lima que é coordenadora – geral de segmentação do MTur poderão apresentar projetos municípios de todas as partes do Brasil desde que contem com uma boa oferta turística e que tenham vocação para esse segmento de turismo. A iniciativa é abrangente e não faz diferença a religião ou crença de modo que todos podem participar sendo que as previsões são de que a chamada possa acontecer até o mês de dezembro deste ano.
O potencial do Brasil para o turismo religioso é muito grande e bastante diversificado também de modo que nosso país tem condições mais do que suficientes para se tornar um destino especial para o mercado de turismo religioso a nível internacional.
Vigência do Projeto
Na verdade a idéia inicial do MTur nesse projeto é o critério de escolha por região entretanto essa escolha deverá depender do atendimento aos critérios da chamada. Será de um ano a vigência desse projeto e durante este tempo os destinos escolhidos estarão recebendo apoio não somente técnico como também financeiro para que possam formar um roteiro turístico cada um, além da produção de cartazes de divulgação que deverão ser feitos em três idiomas que são: português, inglês e italiano.
Outro resultado desse trabalho que será desenvolvido é em relação a um manual contendo toda a metodologia que será utilizada e estudo de cada caso em particular para que isso possa servir de base quando as experiências com turismo religioso forem estendidas a outros municípios.
Necessidade de Estruturar a Oferta
Esta ação é resultado de uma parceria feita entre o Ministério do Turismo e o Instituto Cultural e Educacional de Paraguaçu (INCEP). De acordo com Luiz Barreto que é i ministro do Turismo, o fluxo doméstico recebe um grande impulso desse importante segmento que é Turismo Religioso e com a grande diversidade que tem o Brasil nesse campo, há muito ainda a desenvolver, mas para isso é preciso estruturar a oferta, a infra-estrutura e investir na qualificação profissional. Ainda segundo Barreto o governo está atento a isso e vai trabalhar junto com os estados no sentido de promover o desenvolvimento.
Grupo de Trabalho
Durante o 3º Grupo de Trabalho de Turismo Religioso também houve oportunidade para a apresentação do resultado de missões técnicas que foram feitas pelo MTur na Itália e em Israel.