A Capital do Brasil
Brasília é a capital do Brasil e está localizada no centro-oeste do país, no Distrito Federal, e grande parte das construções da cidade foi projetada por um dos mais famosos arquitetos do mundo, Oscar Niemeyer.
Considerada a quarta maior cidade do Brasil, Brasília tem sua população estimada em mais de 2 milhões e quinhentos mil habitantes. Em se tratando das capitais brasileiras, a cidade é a terceira maior, ficando apenas atrás de Salvador e Rio de Janeiro.
Presidente Juscelino Kubitschek, que se tornou presidente em 1956, convidou os melhores arquitetos brasileiros a apresentar projetos para a nova capital. Oscar Niemeyer combinou formas retas e arredondadas para criar soluções inovadoras em suas obras arquitetônicas. Lucio Costa, urbanista brasileiro de renome, desenvolveu um projeto que combina simplicidade e funcionalidade.
Quem nasce em Brasília é brasiliense, mas também é chamado de candango, palavra que inicialmente se referia aos trabalhadores que se mudaram para a cidade para trabalhar em sua construção, outra hipótese é a de que o termo era usada pelos escravos africanos para se referir aos portugueses.
A Concretização de um Sonho
Embora tenha sido criada há pouco menos de quarenta anos, Brasília é o resultado do sonho de longa data. Em 1823, seu nome já tinha sido apresentado por José Bonifácio à Assembléia Geral Constituinte do Império, que pensava em instalar a capital federal no interior do Brasil.
Além disso, a capital brasileira também foi inspirada na profecia de um santo. Em 1883, Dom João Bosco, um padre salesiano de Turim, na Itália, revelou que uma nova civilização surgiria no centro do Brasil. Os que acreditaram nessa professia criaram a Comunidade Dom Bosco.
O novo Distrito Federal atraiu trabalhadores de todas as regiões do Brasil, esses eram os chamados “candangos”, que foram responsáveis pela construção da cidade. Vinte e sete anos após a inauguração de Brasília, os esforços de milhares de trabalhadores envolvidos foram reconhecidos pela UNESCO, quando a cidade foi declarada como sendo um Patrimônio da Humanidade em 1987.
Pontos Turísticos de Brasília
Os visitantes de Brasília não podem deixar de visitar a Esplanada Ministérios do e a Praça dos Três Poderes, que é a localização do Congresso Nacional (sede do poder legislativo), do Palácio do Planalto (sede e de administração executivo) e do Supremo Tribunal Federal (autoridade judicial). Estas são muitas vezes paisagens de cartões postais que, juntamente com o Palácio da Alvorada, a Catedral Metropolitana, o Palácio da Justiça e do Palácio do Itamaraty, entre outros prédios, que tornaram-se atrações turísticas.
Muito mais do que um desfile de palácios e obras de arte, Brasília é também uma descoberta mágica pela beleza do mundo natural que o rodeia – o cerrado, com suas árvores retorcidas, esconde cachoeiras, grutas, lagoas, piscinas naturais, cavernas e trilhas que surpreendem com espécies raras de fauna e flora.
Por Heloisa Prado
Eu tenho uma admirção profunda pelo JK.